Nome Científico
Schinus molle L.
Nomes Populares
Aroeira-salso, anacauita, aroeira-folha-de-salso, aroeira-mansa, aroeira-mole, aroeira-periquita, bálsamo, corneíba, molho, molhe, pimenteira-do-peru
Família
Anacardiaceae
Tipo
Nativa, não endêmica do Brasil.
Descrição
Árvore sempre-verde, pequena até 12 m de altura. Ramos e râmulos pendentes. Casca cinzenta, lisa. Folhas bipenadas, verde-esbranquiçadas, 10-20 cm de comprimento. Flores minutas, brancas em cacho. Frutos globosos de 2-4 mm de diâmetro, cor de rosa ou vermelho.
Característica
Altura
8 m.
Diâmetro
16 m.
Ambiente
Pleno Sol.
Clima
Subtropical.
Propagação
Sementes.
Persistência Das Folhas
Permanente.
Floração / Frutificação
Encontrada florescendo em outubro.
Hábitat
Pampa e Mata Atlântica, na Floresta Estacional Decidual e Semidecidual e Formações Campestres.
Dispersão
Zoocórica
Distribuição Geográfica
Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul)(SILVA-LUZ, 2011).
Etimologia
Propriedades Fitoquímica
Pode ser usada como fonte de terebintina e tanino.
Propriedades Medicinais
Adstringente, afrodisíaco, balsâmico, cicatrizante, depurativo, diurética, emenagoga, laxante.
Indicações
Ciática, diarréia, febre, ferida, gota, inflamação, ínguas, leucorréia, reumatismo, sífilis, tumor, vias respiratórias (bronquites) e urinárias.
Fitoeconomia
Além de ornamental, fornece boa madeira e é planta melífera. Os frutos são utilizados em algumas partes do mundo para o preparo de bebidas. Quando transformados em pó, fornecem uma especiaria utilizada como condimento em carnes, peixes e outros pratos.
Fitoterapia
Na medicina indígena Guarani é usada como otálgica, adstringente, anti-diarréica, antiinflamatória, anti-reumática, balsâmica, cicatrizante, antiúlcera, emenagoga e tônica.
Descrição Da Planta
Árvore sempre-verde, pequena até 12 m de altura. Ramos e râmulos pendentes. Casca cinzenta, lisa. Folhas bipenadas, verde-esbranquiçadas, 10-20 cm de comprimento. Flores minutas, brancas em cacho. Frutos globosos de 2-4 mm de diâmetro, cor de rosa ou vermelho.
Uso Econômico
A madeira serve para lenha. É muito duro. A resina usa-se como medicamento, os frutos moídos servem como pimenta. A árvore é plantada com quebra-vento, para sombra e como ornamental.
Observações
A espécie precisa uma temperatura média de 15 °C. Plantada no Planalto Leste nas zonas húmidas e sub-húmidas. Apreciada pela população como fornecedor de sombra.
Descrição
Schinus molle é uma árvore de crescimento rápido perene que cresce até 15 metros (50 pés) metros de altura e 5-10 (16-33 pés) de largura. É o maior de todos os Schinus espécies e, potencialmente, a mais longa duração. Os ramos superiores da árvore tendem a inclinar-se. A árvore é de composto pinnately, suas folhas medem 8-25 cm de comprimento x 4-9 cm de largura e são feitas de 19-41 alternativas folhetos masculino flores femininas ocorrem em plantas separadas (dióica). Flores são pequenas, branco e ter profusamente em panículas nas extremidades dos ramos caídos. O fruto são 5-7 mm de diâmetro redondas drupas com sementes lenhosas que se transformam a partir de verde para o vermelho, rosa ou púrpura, acontecem de forma aglomerada densa de centenas de frutos que podem estar presentes durante todo o ano. A casca áspera acinzentado é torcida e formam gotas de seiva. As cascas, folhas e frutos são aromáticos quando esmagadas.
Usos Na Medicina
Na medicina tradicional, S. molle foi usado no tratamento de uma variedade de feridas e infecções, devido às suas propriedades antibacterianas e anti-sépticas. Também tem sido utilizada como um antidepressivo e diurético para dor de dente, reumatismo e distúrbios menstruais, com experiências recentes feitas em ratos que apóiam a possível ação de antidepressivos. Também se especulou que S. molle ” s propriedades inseticida fazem dele um bom candidato para ser usado como uma alternativa a produtos químicos sintéticos no controle de pragas.
Na Culinária
Apesar de não serem relacionadas à pimenta comercial (Piper nigrum) as bagas cor de rosa / vermelho são vendidos como pimenta rosa e muitas vezes misturados com pimenta comercial. As frutas e folhas são, no entanto, potencialmente tóxicos para aves, suínos e possivelmente bezerros, também existem registros de crianças que tiveram vômitos experientes e diarréia depois de comer a fruta.
Extratos de S. molle são usados como um aroma em bebidas e xaropes.
No Cultivo
A árvore se reproduz por sementes, rebentos e estacas. Sementes têm um revestimento particularmente difícil e as taxas de germinação, melhoram muito após as sementes passarem pelo trato digestivo de aves ou outros animais. As sementes germinam na primavera, com mudas de crescimento lento até serem estabelecidas. Tal árvore foi trazida com árvores de eucalipto até a costa do Pacífico pelos conquistadores como uma fonte para a tomada de chicha (uma bebida alcoólica fermentada a partir dos grãos de pimenta rosa maduros). Árvores como o “eucalipto” que foi citado anteriormente não são, obviamente, diretamente do gênero Eucalyptus indígena da Austrália e ilhas próximas, como membros da espécie foram trazidas apenas para o “velho mundo” por Joseph Banks, cientista da expedição do Capitão Cook em 1770.
História
A palavra ‘molle’ em ‘Schinus molle’ vem do Quechua palavra para a árvore, “molli”.
Os Incas usaram a parte exterior do fruto doce e maduro para fazer uma bebida. Bagas foram esfregadas com cuidado para não misturar com as partes internas amargas, e a mistura tensa saiu por alguns dias para produzir uma bebida. Também foi feito para ser misturado com xarope ou se misturado com milho para fazer um mingau nutritivo.
Há também evidências arqueológicas significativas que os frutos de S. molle foram usados extensivamente no centro dos Andes em torno de 550-1000 d.C. para a produção de chicha, uma bebida alcoólica fermentada.
Germinação:
- Semeie no Verão;
- Distribua as sementes sobre a superfície de um substrato úmido e bem drenado (por exemplo: metade vermiculita, perlita, fibra de coco ou turfa, e metade humus, terra vegetal ou substratos prontos) e as cubra com uma ligeira camada de substrato;
- Cubra o vaso ou recipiente com plástico transparente para manter temperatura e umidade;
- Mantenha em local bem iluminado (exceto luz direta do sol) e aquecido (22 a 30˚C),;
- Germina em 21 a 35 dias.
Solo, Local e Informações De Cultivo:
- Humidade: média-alta.
- Temperatura: 5-35˚C. Resistente desde clima mais temperado quanto a climas mais quentes e tropicais.
- Luz: sol pleno ou sombra parcial.
- Solo: qualquer substrato que retenha água tenha boa drenagem e seja fértil (orgânico) é suficiente.
- pH do solo:
- Irrigação: irrigue regularmente. Diminua no Inverno.
Para ser plantada em grandes vasos, estufas e exteriores.