As Árvores Frutíferas Em Espaldeira

Você come frutas frasquinhas todo o dia não é? E agradece sempre por ter essas maravilhas mundias na sua mesa sempre que pode? Os sucos de fruta são a melhor coisa que você já tomou na sua vida? Pois é, se a resposta para todas essas perguntas for sim, você é um verdadeiro fã desses alimentos tão saudáveis! Porém, é bem provável que você não conheça a origem das frutas, de onde elas vieram e como são cultivadas até chegar a sua mesa. Para conhece rum pouco mais sobre esses alimentos, não deixe de ler este artigo!

O Cultivo De Frutíferas

A cada dia que passa, é mais comum o plantio e o cultivo das famosas frutíferas em jardins, estradas e até mesmo canteiros centrais. Elas começaram a ser plantadas devido a tamanha demanda pela produção de frutas em várias partes do mundo, trazendo utilidade para quintais pequenos até os jardins públicos, que podem investir nessa produção de alimentos. Com isso, assim como as ervas medicinais, o cultivo de frutíferos começa a crescer em várias partes do mundo, inovando até mesmo nas técnicas de plantio e observando diversas épocas para a colheita de cada espécie. Um exemplo dessas plantas que estão sendo cada vez mais procuradas são a jabuticabeira, cujo nome científico é Myrcia cauliflora, e a nespereira (nome científico: Eriobotrya japonica). Com isso, muitos canteiros centras e bordas de estrada deixaram o aspecto de beleza em segundo plano para se tornarem verdeiros campos de produção frutífera!

Sistema Em Espaldeira

Geralmente, o sistema de cultivo das frutíferas em espaldeira é para quem tem um espaço bastante limitado no quintal, mas que precisa investir neste plantio. Através desta técnica, é possível produzir frutas frescas até mesmo no menor dos jardins. Por este motivo, existe muito investimento nesse sistema desde muito tempo. Neste sistema, as frutíferas são plantadas em uma bela fileira de árvores, podendo mesclar os tipos de plantas. Dessa forma, são colocadas junto a parede para que seus ramos comecem a se fixar nas mesmas. Por causa de todo esse preparo, as grandes árvores com frutas frescas, prontas para a colheita, estarão aproveitando pouco espaço e se desenvolvendo de uma maneira saudável.

Como Criar o Sistema Em Espaldeira?

Por ser um sistema muito adotado ultimamente, a espaldeira de árvores frutíferas é cada vez mais comum. Para saber como tudo isso funciona, confira o passo a passo abaixo e quem sabe você não queira preparar o seu próprio canteiro com árvores frutíferas em sistema de espaldeira?

Escolhendo As Espécies

Antes de começar o cultivo em espaldeira, antes é preciso escolher um conjunto de frutíferas que trabelhem bem quando junta, investindo em um certo design para o seu quintal, canteiro ou jardim. Elas precisam se desenvolver bem quando são misturadas. Se estiver com receio, escolha apenas uma espécies de frutífera e comece o cultivo sem medo. Não deixe de prestar atenção também ao clima de cultivo. Existem algumas espécies que variam muito e que são ideais para o cultivo em espaldeira. As macieiras, por exemplo, possuem muitas variedades e podem se desenvolver de forma simples neste esquema. Outras que podem ser ótimas opções são: pêssego, pêra e a famosa romã.

Formando Os Murais Do Sistema

Antes de iniciar o plantio das espécies, você precisa ter o suporte preparado. Podem ser treliças ou paredes de concreto, para começar a iniciar o sistema em espaldeira, onde os ramos da plantas estarão fixados depois do desenvolvimento das mesmas. Para treliças, certifique-se sempre se elas estão bem fixas no local escolhido. No caso de paredes, escolha arames galvanizados para trazer resistência aos ramos que logo estarão fixados nestes suportes. Para qualquer outro apoio, estacas e cordas podem ser ótimas opções para garantir a fixação dos suportes ao solo.

Plantio Das Espécies

Para começar o plantio, escolha aquele suporte que fique mais exposto ao sol. Os frutos, em geral, precisam de no máximo oito horas de sol por dia. Dessa forma, não esqueça de plantar as espécies cerca de 10 centímetros longe do suporte como as paredes e as treliças escolhidas, ou até mesmo qualquer outro apoio para as espécies. Para começar o processo de formação do sistema de forma correta, opte por escolher aquelas árvores que cresçam aproximadamente de dois até três pés. No caso de trabalhar com mais de uma árvore, formando fileiras, opte por deixar um espaçamento de no máximo oito centímetros e no mínimo seis.

Desenvolvimento

Logo após acomodar as mudas das espécies nas condições descritas, o treinamento dentro do sistema de espaldeiras já pode começar. Com isso, as podas podem vir logo em seguida. Porém, é preciso ter um certo cuidado na hora de acomodar as primeiras mudas: Nunca use muita agressividade e lembre-se que o rebento deve ser sempre maleável, sendo fácil a sua manipulação. Não puxe a muda e acomode a mesma de forma suave ao solo, bem próximo ao suporte.

Para que comece o treinamento dos ramos das frutíferas de forma correta, será necessário sempre realizar as podas de cima para baixo. Assim, você vai conseguir modelar os mesmos de forma que eles comecem a se fixar ao suporte da melhor maneira possível.

Podas e Finalização Do Sistema

Com isso, para finalizar e ir investindo no sistema até a colheita, você deverá sempre podar aqueles ramos que escapam ao suporte, deixando intactos aqueles que já estão se direcionando para os locais de apoio, sem poda-los. Esta etapa deve ser sempre repetida caso outros ramos comecem a nascer fora da rota. A cada semana, de preferencia, esta verificação deve ser feita em seu jardim, quintal ou canteiro.

No primeiro ano de plantio, os frutos já podem ser colhidos, verificando sempre a sua estrutura e aspecto. Isso vai variar de acordo com as espécies escolhidas, pois cada uma possui a sua particularidade. Depois tods estas etapas cumpridas, as suas frutíferas estarão crescidas e cheias de frutas frescas para uma bela colheita! Além disso, seus jardins estarão lindos repletos de frutíferas bem cultivadas!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *