As Plantas Mais Estranhas Do Mundo

As plantas são uma parte importante do ecossistema do planeta, porém, nem todas têm aquela forma típica de caule verde e algumas folhinhas. Quem gosta de plantas provavelmente já viu algumas bem estranhas que algumas vezes nem mesmo parecem ser plantas.

Se você acha que nunca viu uma planta estranha na vida se prepare para as espécies que selecionamos. Tem todo tipo de esquisitice, vale lembrar que todas as espécies da lista são plantas mesmo, algumas com certeza não parecem. Veja com os seus próprios olhos e julgue se essas plantas são ou não estranhas.

As Plantas Mais Estranhas Do Mundo

Welwitschia Mirabilis: A Força Da Resistência

Uma planta nativa do deserto do Namibe na África é uma planta bastante estranha, tudo começa pela sua aparência. Essa espécie conta apenas com duas folhas e um caule com raízes.

O mais curioso é que essa planta não cresce como as plantas consideradas normais, ou seja, ao invés de aumentar de tamanho a Welwitschia mirabilis tem folhas que crescem indefinidamente e um caule que vai engrossando. Essa planta pode chegar a ter 2 metros de altura e 8 de comprimento.

Uma planta capaz de viver em torno de 400 a 1500 anos, essa espécie é capaz de sobreviver até cinco anos sem chuva. Uma planta utilizada na alimentação e com o nome popular de onyanga, na Namíbia, esse nome significa “cebola do deserto”.

Welwitschia Mirabilis: A Força Da Resistência

Welwitschia Mirabilis: A Força Da Resistência

Dionaea Muscipula: Rainha Das Armadilhas

As plantas carnívoras não existem somente em desenhos animados, a espécie mais conhecida desse tipo é a Dionaea muscipula. O sucesso dessa planta está no fato de que ela é muito boa para fazer armadilhas.

Uma planta que sente a presença de qualquer tipo de animal, desde pequenas formigas até as aranhas. Quando percebe que tem um animal por perto a Dionaea muscipula coloca as suas presas em posição de ataque e em menos de um segundo ataca a sua vítima.

Além de atacar insetos essa planta também a capacidade de capturar, comer e digerir pequenos roedores do tamanho de ratos. Com certeza uma planta bem estranha, pois quase ninguém imagina uma planta atacando um animal, não é mesmo?

Dionaea Muscipula: Rainha Das Armadilhas

Dionaea Muscipula: Rainha Das Armadilhas

Desmodium Gyrans: A Planta Que Dança

Uma planta que é estranha, mas por um bom motivo, a Desmodium gyrans é uma planta que dança alegremente. Dentre os nomes pelos quais ela é conhecida destacamos “mato dançante” ou “planta do semáforo”. Uma planta que cresce bem facilmente e cujas folhas fazem um movimento que lembra um semáforo.

Euphorbia Obese: Uma Bola De Basebol

Uma planta que parece uma bola de basebol e como se pode imaginar é bem gordinha. A origem da Euphorbia obese é a região sul da África e ela é protegida por legislações nacionais e internacionais. O grande problema é que essa espécie corre o risco de extinção no seu habitat natural.

A esperança da sobrevivência da Euphorbia obese está no fato de que ela cresce com facilidade nos cultivos comerciais.

Amorphophallus Titanum: A Flor Cadáver

Pense numa flor com um cheiro terrível e que pode ser mais alta do que você, pensou na estranhíssima Amorphophallus titanum. Uma flor que fede e que tem uma cor arroxeada que mais parece um cadáver.

Uma planta que também é originária da Indonésia e é muito rara, a sua inflorescência é a maior do mundo.

Baobá: Árvore Garrafa

Outra espécie estranha que aparece em nossa lista é a árvore Baobá, esse nome é comum para 8 espécies nativas de Madagascar e que estão presentes na África e na Austrália. Essa árvore é conhecida como árvore garrafa porque além de parecer uma garrafa também tem a capacidade de armazenar em seu interior até 300 litros de água. Uma garrafa com bastante capacidade!

Rafflesia Arnoldii: A Maior Flor Do Mundo

A Rafflesia arnoldii é o tipo de planta que desperta a curiosidade de muitas pessoas, mas que é melhor não encontrar. Trata-se de uma planta bastante exótica e que é conhecida como a maior flor do mundo, pode ter em torno de 90 cm de largura e pesar mais de 10 kg.

O grande problema dessa planta é que quando ela se encontra num habitat úmido passa a liberar um cheiro terrível. Os nativos da Indonésia, local de origem da Rafflesia arnoldii, chamam a planta de planta-cadáver devido ao terrível odor que ela libera. Ver uma planta dessa florescendo é bastante raro.

Cerca de apenas 10% a 20% das sementes chegam a ser polinizadas, mas isso ainda não é garantia que a planta irá florescer.

Dracaena Cinnabari: Árvore Do Sangue De Dragão

Uma árvore que parece parte de computação gráfica de algum filme de ficção e aventura. A espécie que lembra um guarda-chuva foi descoberta em 1882 e cuja coloração avermelhada é considerada como sendo o sangue de dragões de outras gerações. Essa árvore já foi bastante procurada para ajudar a fabricar medicamentos e tintura.

Mimosa Pudica: Uma Planta Tímida

A planta Mimosa pudica pode ser considerada a mais tímida do reino vegetal, pois quando essa planta é tocada ou chacoalhada as suas plantas murcham. Apenas alguns minutos depois é que as folhas voltam para a sua forma original. Uma espécie nativa da América central e do sul.

Essa planta pode é chamada no Brasil de dorme-dorme ou então de dormideira. Dá para imaginar porque, não é mesmo?

Selaginella Lepidophylla: A Planta Que Ressuscita

Uma espécie que tem grande capacidade de sobrevivência, também conhecida como Rosa de Jericó essa espécie é comum do deserto. A sua principal habilidade é sobreviver às secas.

Quando tem falta de chuva ou umidade essa planta se enrola como se fosse uma bola. Ela só se desenrola quando é exposta a umidade novamente.

Estranhas, Mas Com Seu Charme

Essas espécies que apresentamos podem até ser estranhas, mas não podemos negar que mesmo com os seus odores desagradáveis ou aparência sinistra elas tem o seu charme. Algumas delas são bem legais para ver de perto, outras representam um perigo para a sua integridade física e também do seu nariz.

Plantas curiosas que tem uma forma diferente de sobreviver no seu habitat. Pode ser interessante ficar frente a frente com uma delas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de ser informado como posso encontrar Euphorbia obese e tambem a Welwuitschia Mirabiles

    José Volkmar Peixôto 24 de fevereiro de 2013 21:22 Responder
  • Nunca imaginei que tivesse etas especies magníficas, parabems pela publicação e gostaria se possível de ser informado onde posso encontrar pelo menos Euphorbia obrigado.

    José Volkmar Peixôto 24 de fevereiro de 2013 21:39 Responder
  • qual o nome dessa arvore que, mesmo depois de morta, ainda nos oferece a beleza de uma flor desenhada no interior de seu caule

    Marina Polonio 10 de fevereiro de 2014 11:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *