Atemóia – Annona Atemoya

Atemoia é o nome popular de uma espécie vegetal cientificamente chamada de Annona Atemoya. Essa planta é oriunda da América do Sul, principalmente da região tropical, sendo facilmente encontrada em países como Peru, Colômbia e Equador.

A Atemoia se caracteriza por ser uma espécie vegetal frutífera e hibrida. A Atemoia é resultante do hibridismo da cherimóia (Annona Cherimola) e a Fruta do Conde (Annona Squamosa) e é popularmente conhecida por ata.

A atemoia está ficando conhecida por ser uma fruta energética, que ajuda as pessoas a terem um gás maior para cumprir com os seu dia a dia extremamente corrido. A Atemóia é uma fruta que possui propriedades medicinais que combatem o colesterol, a gripe, os resfriados e a prisão de ventre, isto é, funciona como um verdadeiro medicamento natural.

A Atemoia é uma planta pertencente a família botânica Annonaceae.

Família Annonaceae

A família Annonaceae é composta por plantas cultivadas em clima tropical que estão espalhadas por todo o mundo (nas regiões tropicais do planeta).

As plantas anonáceas são encontradas como arvores, arbustos e lianas (cipós).

Essa família é variada e é composta por 130 gêneros e 2.500 diferentes espécies. Apesar de toda variedade apenas 05 gêneros produzem frutos comestíveis, como por exemplo: a graviola, a fruta do conde e a atemoia. No Brasil, encontramos cerca de 250 diferentes espécies vegetais desta família.

Os frutos gerados pelas plantas desta família possuem aspecto exótico e excêntrico, o que facilita bastante a identificação das plantas anonáceas.

As anonáceas são espécies vegetais que possuem importância comercial dos frutos comestíveis: graviola, atemóia, fruta pinha, fruta conde e a cherimóia. Esses frutos também apresentam propriedades medicinais (antifúngica, antimalárica e citostática) sendo muito utilizados na medicina popular.

Inclusive, a graviola teve um grande aumento no seu consumo devido a informações que essa fruta age prevenindo doenças como o câncer e o mal Parkinson.

As Características da Atemóia – Annona Atemoya

A Atemóia é uma planta de médio porte que dependendo da forma que cultivada, atinge uma altura média de 4,00 metros. Essa planta cresce de maneira rápida e normalmente com os ramos caídos, voltados ao chão.

As folhas da Atemóia tem aspecto coriáceo e de forma elíptica. Normalmente, a planta perde as suas folhas de forma natural para atingir a floração.

As flores da Atemóia são completamente esbranquiçadas e possuem cor amarela. Os frutos são de formato variável (forma de esfera ou de ovo) sendo do tipo pseudocarpo (falso fruto), apresentando uma casca que tende para uma cor verde amarelada.

A polpa dos frutos da Atemóia é carnosa, doce, suculenta e apresenta cor branca ou um leve amarelo. Geralmente apresenta poucas sementes, que possuem cor escura.

O fruto pode chegar a atingir um peso de 04 quilos e se caracteriza por ser uma fonte de cálcio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio, açucares e vitamina C, além de funcionar como um energético.

O fruto deve ser consumido natural, para melhor aproveitamento dos nutrientes existentes. Um exemplo disso é que em caso de consumir o suco de Atemóia, a vitamina C existente no fruto se perde em um tempo de 20 minutos.

O Cultivo da Atemóia – Annona Atemoya

Para cultivar esta espécie vegetal, o local de cultivo é muito importante, pois esta planta é típica de clima tropical, podendo ser cultivada em locais que apresentam o clima subtropical, no entanto é necessário que os períodos de chuva sejam bem definidos para não atrapalhar o plantio.

O solo para cultivo da Atemóia necessita passar por tratamento para ficar adequado ao cultivo dessa espécie vegetal. Por exemplo, em caso de solos ácidos deve ser feita a calagem, através da aplicação de calcário dolomitico.

A adubação do solo irá variar conforme a necessidade e o tipo de solo. O ideal é que seja procurada a ajuda de um profissional especializado que indique o tipo de adubo a ser aplicado para tratar o solo e manter o mesmo em boas condições de fertilidade.

A adubação deve ser feita na época das chuvas e para fins de cultivo caseiro pode ser usado os adubos a base de NPK.

No Brasil, a Atemóia vem sendo cultivada principalmente na região sudeste, sul e no sul da Bahia.

O melhor período para fazer o plantio e iniciar o cultivo de Atemóia é na época chuvosa, pois essa espécie vegetal exige muita água para que a planta se ambiente, sobreviva e se desenvolva de forma plena após o plantio.

Apesar da planta exigir muita água, é necessário cuidado para não ocorrer o caso do solo ficar encharcado, pois a planta é muito sensível a essa condição no solo.

Em caso de plantio de varias unidades de Atemóia, deve ser gerado um espaçamento de pelo menos 3,0 a 4,0 metros entre as plantas.

Multiplicação da Atemóia – Annona Atemoya

Por ser uma espécie vegetal hibrida, a propagação da atemóia mediante a dispersão de suas sementes não é indicada, pois existe a grande possibilidade de surgirem espécies vegetais com características completamente distintas da originaria.

Portanto, a propagação dessa espécie vegetal deve ser realizada através do cultivo de mudas ou através dos enxertos. As mudas podem ser enxertadas através de porta-enxerto da fruta do conde, dessa maneira irão ser geradas espécies vegetais e compactas, o que vem a facilitar os cuidados a serem dados a planta e a própria colheita dos frutos.

Pode ser feito porta enxerto da variedade condessa, neste tipo de porta enxerto as espécies vegetais se desenvolvem mais fortes e vigorosas, chegando a apresentar uma copa com 4,0 metros de diâmetro.

Propriedades Medicinais da Atemóia – Annona Atemoya

A Atemóia é considerada um verdadeiro medicamento natural, pois possui diversas propriedades medicinais. Segue abaixo algumas dessas propriedades e como a Atemóia pode ser utilizada para obtenção da saúde e do bem estar corporal.

  1. Regula a Pressão Arterial – a Atemóia é uma fruta rica em potássio e por isso reduz a pressão arterial, pois o potássio funciona como um vasodilatador. O potássio ajuda a equilibra a água corporal e a contração muscular, por isso a Atemóia é indicada para pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física;
  2. Fonte Energética – a Atemóia é uma fruta rica em carboidratos, o que a torna uma excelente fonte de energia. Por isso, a Atemóia deve ser consumida de forma moderada, principalmente para quem se encontra em dieta;
  3. Rica em Fibras – a Atemóia auxilia no bom funcionamento do intestino e do estomago e faz com que o organismo diminua a absorção de gordura e de açúcar, sendo muito útil para as pessoas que possuem colesterol alto e diabetes;
  4. Aproveitamento de Cascas e Sementes – a casca e a semente são ricas em fibras e minerais, contudo não podem ser consumidas em estado natural, por isso devem ser transformadas (da casca pode ser feita geleia e compotas e das sementes uma farinha) e assim consumir esses produtos e aproveitar os nutrientes desta poderosa fruta.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *