Cacto-candelabro – Euphorbia Ingens

Ter uma variedade de plantas em seu jardim é muito bom e de certa forma importante. Com certeza ele vai ficar muito mais bonito e eficiente, deixando o espaço mais verde e mais bem cuidado, para aqueles que gostam de praticar a jardinagem.

Conhecer diferentes tipos de plantas também é importante, pois evita que você trate uma planta de forma errada. Então que tal conhecer mais uma espécie e bem interessante por sinal? Mais abaixo você conhece um pouco mais sobre o cacto candelabro.

Cacto-candelabro - Euphorbia Ingens

Cacto-candelabro – Euphorbia Ingens

Ficha Técnica

O Cacto Candelabro é o nome popular de uma das espécies de planta que pertence a família das Euphorbiaceae e que cientificamente é chamada de Euphorbia ingens. Categorizada como cacto e planta suculenta, o cacto candelabro tem sua origem marcada para o continente africano, mais precisamente na África do Sul, onde existe até hoje a sua maior incidência.

Com um ciclo de vida perene, você cultivando o cacto candelabro em seu jardim, terá uma planta onde o florescimento acontece em períodos muito maiores que os comuns, podendo levar até 2 anos para uma floração inteira acontecer. Isso é favorável para alguns casos, porque significa que você com um exemplar dessa planta em seu jardim, terá flores, folhas e frutos aparecendo durante todo o ano no seu jardim.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Apesar de está categorizada como um cacto, ter a aparência completa de um cacto, essa planta é na verdade uma planta suculenta com todas as características do outro tipo de planta, típica de climas semiáridos. O cacto Candelabro é uma planta que além do clima semiárido, também pode ser cultivada em locais onde o clima equatorial, tropical e subtropical predomina, podendo também chegar até 12 metros de altura quando são corretamente cultivadas.

O cacto candelabro foi categorizado dessa forma, mais pela sua formação física do que pelas características da planta em si. As subdivisões da planta fizeram com que o seu caule ficassem muito parecido com um candelabro, por isso a referência no nome popular da planta. Você pode ter um exemplar tanto em canteiros nos seus jardins, principalmente os de pedra, mas ela fica perfeitamente adequada quando cultivadas de forma isolada em vasos grandes ou também, quando mescladas com outras plantas suculentas ou até mesmo alguns tipos de cactos.

Você deve tomar apenas alguns cuidados quando plantar o cacto candelabro porque ela possui uma substância tóxica que pode afetar crianças ou animais, em sua maioria. Logo abaixo você vai conhecer um pouco melhor sobre como vai cultivar o cacto candelabro corretamente e também quais as principais medidas a serem tomadas em caso de intoxicação com a planta.

Como Cultivar o Cacto Candelabro

O Cacto Candelabro é uma planta ótima para ser cultivada porque ela se adapta tanto em ambiente internos como externos, como citamos mais acima. Mesmo preferindo o sol, se você não dispuser de um ambiente assim, pode cultivar dentro da sua casa desde que seja um ambiente bem arejado e você mantenha as regas regulares para a planta. Como é uma espécie que cresce muito, atente-se para esse fator tanto na hora de escolher o vaso para o plantio como a terra que vai cultivar, para evitar que você plante o seu cacto candelabro em um lugar que não suporte o seu tamanho ou o seu peso. Se a altura passar a prejudicar o desenvolvimento da planta, você pode podá-la tranquilamente.

Quando você cultiva o cacto candelabro dentro de casa, você deve sempre se lembrar de regar a sua planta para que ela não morra. As regas devem acontecer com um intervalo máximo de um mês. Cerca de meio litro de água para cada cacto candelabro é a quantidade ideal. Se o cultivo acontecer em locais externos onde a planta leva chuva, as regas só devem acontecer se existir um período superior a 30 dias de estiagem. Evite deixar também, água parada na região onde a sua planta está plantada. Essa dica vale mais para cultivos externos e em regiões chuvosas.

O solo deve ser bem fértil e muito drenável, pois como citamos logo no início da nossa conversa, o cacto candelabro é uma planta muito suculenta, da mesma forma que é uma planta que não gosta de água acumulada ao seu redor e vai precisar de um solo que absorva bem as regas.

Mesmo sendo uma planta que pode ser cultivada dentro de casa, evite deixá-la em ambiente totalmente escuros ou sem acesso nenhum ao sol, pois essa espécie de planta não irá tolerar, mesmo que você disponha de todos os outros cuidados. O cacto candelabro apodrece muito facilmente e raramente você consegue recuperar depois de sofrer com esse probleminha. Apesar de ter características de uma planta de clima seco e quente, o cacto candelabro vai conseguir resistir a pequenos intervalos de climas frios.

A multiplicação é feita por estacas que são retiradas quando a planta já estiver em sua fase adulta.

Toxicologia

Como já foi citada mais acima, o cacto candelabro possui em sua composição, uma substância tóxica que pode apresentar-se bem nociva. A intoxicação feita pelo cacto candelabro só vai acontecer se existir o consumo da planta, portanto o contato com a pele não vai causar nenhum tipo de problema.

Caso você decida cultivar o cacto candelabro, principalmente dentro de casa, certifique-se de não deixar a planta ao alcance de crianças ou de animais, para evitar que os mesmos por algum incidente acabem consumindo parte da planta e se intoxicando. Se o seu cacto candelabro é cultivado em ambientes externos, atente-se se na região não possui animais que se alimentam desse tipo de planta para evitar que estes comam parte do seu cacto candelabro e também acabem intoxicados.

Mas caso esse problema venha a acontecer, não se preocupe a principio e leve a pessoa intoxicada imediatamente a um hospital com atendimento de emergência para que seja feito o bloqueio imediato da ação da planta. No caso de animais, leve ao veterinário. É importante também que você tenha em mãos, uma pequena amostra da planta que foi consumida para que o médico dê o atendimento mais direcionado e dessa forma, a intoxicação seja imediatamente bloqueado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Obrigada por tantas explicações valiosas

    sandra 23 de setembro de 2014 12:27 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *