Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

A Cânfora de Jardim é o nome popular pelo qual é conhecida a planta que cientificamente recebe a nomenclatura de Artemisia Camphorata. Ela também é popularmente conhecida por canforeira, alcanfor, cânfora, cânfora das hortas, cânfora rasteira, canforinha, canfrinho, macelinha canforada.

A Cânfora de Jardim é uma espécie vegetal que pertence à família de plantas Asteraceae, é a família botânica que possui o maior numero de espécie entre as plantas angiospérmicas – plantas que possuem flores. A família das Asteraceae possui cerca de 50.000 espécies e está dividida em aproximadamente 900 gêneros diferentes.

Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

A Cânfora de Jardim é uma planta que possui características e propriedades medicinais, sendo muito usada pelos índios que habitam a região dos Andes, que sempre tiveram conhecimento da planta e de suas propriedades medicinais.

A Cânfora de Jardim é uma espécie nativa da América do Sul, mais precisamente do Brasil. Em nosso país, encontramos a Cânfora de Jardim principalmente nas regiões sul e sudeste.

É necessário ter muito cuidado para não confundir a Cânfora de Jardim com outra espécie vegetal, pois ela é bastante similar a uma planta chamada Cânfora (por isso o seu nome popular) que é pertencente a família Lauraceae, é arbórea e que possui origem Asiática (Japão e China).

Contudo, apesar da Cânfora de Jardim não ser a verdadeira Cânfora, ela possui quase que todas as aplicações medicinais da Cânfora original (Cinnamomum Camphora) e da Losna (Artemisia Absinthium).

As Características Da Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

A Cânfora de Jardim é uma planta do tipo erva, é medicinal e apresenta um ciclo de vida perene, isto é, possui um tempo de vida longo no reino vegetal (acima de dois anos).

As Características Da Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

As Características Da Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

A Cânfora de Jardim possui folhas muito delicadas, bastante recortadas, com a coloração verde acinzentada, sendo suas folhas muito ricas em óleos que contem diversas essências e são muito aromáticas. O aroma das folhas desta pequena erva lembram a Cânfora original, por isso a nomenclatura popular lembram a Cânfora.

A Cânfora de Jardim é uma espécie vegetal de pequeno porte, que apresenta características e hábitos rasteiros (horizontal) e atinge uma altura média de 60 (sessenta) centímetros.

A Cânfora de Jardim se caracteriza por ser uma planta muito rústica, isto é, ela é uma erva que se desenvolve com bastante facilidade, sem a necessidade da pessoa que a cultiva ter maiores cuidados para o seu desenvolvimento.

Os principais componentes desta erva medicinal são os flavonoides, óleos essenciais, os ácidos orgânicos e os princípios amargos.

O Cultivo Da Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

A Cânfora de Jardim é uma planta típica de clima quente e temperado, contudo ela se adapta com facilidade a ser cultivada em locais que possuem climas: tropical, subtropical e equatorial.

A Cânfora de Jardim deve ser cultivada a sol pleno, no entanto nas regiões mais quentes ela pode ser cultivada a meia sombra. O solo apropriado para cultivo da Cânfora de Jardim, deve ser fértil e leve. Se possível, deve sofrer enriquecimento de fertilidade, através da aplicação de material orgânico, para que assim, a Cânfora de Jardim se desenvolva com maior qualidade.

As regas dever ser feitas de maneira regular, contudo devem ser moderadas, pois a Cânfora de Jardim é uma planta que não suporta o solo encharcado. Essa condição de solo tende a levar a planta ao sufocamento e a Cânfora de Jardim tende a morrer.

Por isso, o ideal é que a Cânfora de Jardim deve ser irrigada em uma média de 02 (duas) a 03 (três) vezes por semana.

Não é necessária a realização de poda da Cânfora de Jardim.

A Multiplicação Da Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

A Cânfora de Jardim multiplica-se com extrema facilidade pela divisão de touceiras ou dos caules. Essa é uma das técnicas mais usadas para a reprodução de plantas ornamentais. A técnica de divisão de touceiras consiste no corte de rizomas para que estes possam gerar novas plantas. É importante que estes rizomas tenham raízes em sua composição para que a planta possa criar condições de enraizar e se desenvolver em um novo local de plantio.

As Utilidades Da Cânfora De Jardim – Artemisia Camphorata

A Cânfora de Jardim é uma espécie vegetal que apresenta além das propriedades medicinais, a característica de ser utilizada como planta ornamental.

A Cânfora é uma planta extremamente conhecida por suas propriedades medicinais, ela já é usada faz um bom tempo pelos índios que habitam a região andina da América do Sul, e entre as suas propriedades estão: Antinevrálgica, Antiepilética, Antirreumática, Antinflamatória, Antisséptica, Analgésica, calmante, descongestionante respiratória, cicatrizante e sedativa.

O uso da Cânfora de Jardim é indicado no tratamento de picada de insetos, contusões, dores musculares, de distúrbios cardíacos, distúrbios neurológicos, distúrbios neurovegetativos que apresentem algum comprometimento da função cardiovascular, feridas diversas, hemorragia uterina, neuroses cardíacas, problemas respiratórios e picadas de inseto.

É importante que a Cânfora de Jardim seja usada dentro dos limites impostos pelos terapeutas, pois desta forma ela não irá causar danos a saúde das pessoas.

É interessante que para uso medicinal não se faça uso da planta fresca, e nem do óleo volátil da Cânfora de Jardim em alta dosagem, pois a planta pode se tornar toxica quando aplicada em altas dosagens e pode ocorrer irritação da mucosa do trato gastrointestinal e irritação da pele.

A Cânfora de Jardim deve ser usada de forma externa, através de pomadas, tinturas, compressas e infusões para inalação dos vapores que são soltos. É necessário que a pele esteja sadia e não infectada.

O uso da Cânfora de Jardim através de infusões pode realizar lavagens e compressas para combater dores musculares, contusões e as picadas de inseto.

Apesar dos inúmeros benefícios medicinais que a Canfora de Jardim pode nos trazer, ela é contra indicada em algumas situações.

Um exemplo disso são as pessoas que possuem doenças renais crônicas e ulceras gastrointestinais, elas não podem fazer uso da Cânfora de Jardim.

Além disso, crianças que tenham menos de 05 (cinco) anos, mulheres que se encontram gestantes e pessoas lactantes não devem fazer uso dessa planta.

A Cânfora de Jardim pode possuir ações com efeito de fungicida, herbicida e repelente, que dependendo da situação de cultivo, pode a tornar uma planta útil ou até mesmo uma planta daninha.

Devido as suas inúmeras utilidades, podemos fazer uso da Cânfora de Jardim por completo: raízes, ramos e folhas. Contudo a parte mais usada para fins terapêuticos são as suas perfumadas e aromatizadas folhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *