Capim-do-Texas

A nomenclatura Capim do Texas é um dos nomes populares pelo qual é conhecida a planta cientificamente chamada de Pennisetum Setaceum. Entre outros nomes populares desta espécie vegetal está o nome de Capim Chorão e Pasto Llorón.

O Capim do Texas é uma espécie que pertence a família das plantas Poaceae, composta por 668 gêneros e 10.035 espécies. A família das Poaceae também é conhecida pelos nomes de gramíneas, capins, gramas e relvas. Por volta de 1980 essa família era chamada de Gramineae. As espécies que pertencem a família das Poaceae são caracterizadas por serem plantas angiospérmicas (são aquelas que possuem flores), monocotiledôneas (existe um cotilédone na semente). A família das Poaceae possui muita importância, pois é grande a produçao de alimentos para os seres humanos, assim como, é importante a sua exploração para a atividade econômica da agricultura. Entre as espécies que pertencem a esta família estão: arroz, aveia, cana de açúcar, centeio, cevada, milho, trigo e etc..

As variedade mais cultivadas de Capim do Texas atualmente são as seguintes: Rubrum, Cupreum, Atrosanguineum, Purpureum e Eaton Canyon (que é uma espécie miniatura).

O Capim do Texas é uma planta nativa dos continentes: Africano e Asiático e é bastante utilizada com fins ornamentais.

A Pennisetum Setaceum possui como sinônimos no reino vegetal as seguintes espécies: Cenchrus Setaceus Morrone, Pennisetum Erythraeum, Pennisetum Parisii, Pennisetum Rueppelianum, Pennisetum Rupellii, Pennisetum Scoparium, Pennisetum Spectabile, Pennisetum Tiberiadis e Phalaris Setacea.

As Características do Capim do Texas – Pennisetum Setaceum

O Capim do Texas é uma gramínea que apresenta ciclo de vida perene (isto significa que o Capim do Texas é uma planta que apresenta um longo ciclo de vida – maior que dois anos de vida), sendo bastante rústica (planta que se desenvolve facilmente sem maiores cuidados da parte de quem a cultiva).

O Capim do Texas é uma gramínea de médio porte, que chega a apresentar uma altura média de 90 (noventa) centímetros e forma touceiras que chegam a ter 60 centímetros de altura.

A folhagem do Capim do Texas se caracteriza por ser bastante densa e as suas folhas são afiladas e longas, e normalmente se apresentam nas cores: verde, vermelho e roxo. A cor das folhas varia de acordo com a variedade do Capim do Texas que é cultivada. Outra característica das folhas do Capim do Texas é que as suas folhas são permanentes.

A inflorescência do Capim do Texas é em formato cilíndrico e apresenta características bastante ornamentais. As suas flores ficam reunidas nas inflorescências e possuem um aspecto de uma pluma, e se apresentam em cores que acompanham a folhagem da gramínea, sendo branca quando a planta apresentar folhas verdes e rosa no caso de apresentar folhas roxas e vermelhas.

O Cultivo do Capim do Texas – Pennisetum Setaceum

O Capim do Texas é uma planta apropriada para ser cultivada em locais que apresentam o clima equatorial, contudo ela se adapta com muita facilidade aos climas: subtropical, oceânico, mediterrâneo, continental e tropical.

O Capim do Texas é uma gramínea que gosta do calor, por isso ela deve ser cultivada a sol pleno, no entanto ela suporta ser cultivada a meia sombra.

O solo ideal para o cultivo do Capim do Texas é o fértil, pois em um solo rico em nutrientes a planta consegue se desenvolver de maneira plena.

Porém, o Capim do Texas se adapta a outros tipos de solos. Podendo ser solos pobres em nutrientes, solos ácidos ou alcalinos e que estejam secos ou úmidos.

O Capim do Texas se caracteriza por ser uma planta rústica e apresentar um grau de resistência considerável, pois consegue resistir bem e rebrotas quando passa por  situações difíceis para as plantas como por exemplo: grandes podas, estiagens, fortes geadas e até mesmo a queimadas.

Como o Capim do Texas resiste a tempos de estiagem, a irrigação pode ser realizada em períodos longos como de 10 (dez) em 10 (dez) dias que a planta irá se desenvolver de forma plena.

O Capim do Texas apresenta um grande efeito ornamental e paisagístico, inclusive sendo essa a sua grande utilidade.

O Capim do Texas pode ser cultivado de várias maneiras (maciços, bordaduras, renques, canteiros, vasos e jardineiras). O Capim do Texas também pode ser cultivado acompanhando muros e grades, formando assim densas touceiras.

Podem ser realizadas podas periódicas para que a folhagem seja renovada constantemente.

O cultivo do Capim do Texas é indicado para pessoas que possuem jardins de pedras, e que possuem baixa manutenção (explorando a rusticidade desta bela gramínea). É recomendado o uso do Capim do Texas para realizar forrações em grandes áreas, pois essa planta auxilia no controle da erosão do solo.

Devido a sua estrutura e características peculiares, o Capim do Texas é uma planta muito usada em projetos de jardins (contemporâneo, árido e desértico).

Segue abaixo algumas dicas para o cultivo do Capim do Texas:

  • O Capim do Texas é uma gramínea que não possui necessidade de realizar adubação para aumentar a fertilidade do solo;
  • Procure cultiva o Capim do Texas em solos secos ou úmidos;
  • Faça a divisão das touceiras para a manutenção e limpeza da planta e para a geração de mudas para a multiplicação do Capim do Texas;
  • Realize uma poda drástica do Capim do Texas no começo do Outono;
  • As regas podem ser feitas em intervalos de 10 dias pois o Capim do Texas resiste a falta d’água;

A Multiplicação do Capim do Texas – Pennisetum Setaceum

O Capim do Texas é uma gramínea que se propaga com muita facilidade e em qualquer período do ano, independente da estação (primavera, verão, outono e inverno). Ela é uma planta que se multiplica de duas formas:

  • Dispersão de suas sementes;
  • Divisão de sua touceira;

A multiplicação por dispersão das sementes é baseada em espalhar as sementes que são geradas pelas flores do Capim do Texas em locais próprios para serem cultivadas e se desenvolverem novas espécies. A dispersão das sementes do Capim do Texas pode ser feita por ação humana e pela ação do vento que espalha as sementes naturalmente.

Essa dispersão natural feita pelo vento, aliada a rusticidade do Capim do Texas faz com que a planta cresça muito rapidamente, o que varias vezes torna a planta invasiva ambientalmente. Por isso é necessário bastante cuidado com o cultivo do Capim do Texas, e realizar o seu acompanhamento e controle, pois como ela é uma gramínea que cresce com facilidade, ela pode atingir áreas não desejadas pelas pessoas que a cultivam.

Em alguns países (Estados Unidos e Austrália) o Capim do Texas já ocasionou problemas ecológicos, tanto que foram desenvolvidas variedades que são estéreis com poder de invasão bastante reduzido.

O Capim-do-Texas é também conhecido como capim-chorão e são originários da África e da Ásia. São plantas utilizadas para fins ornamentais, visto que mesmo sem produzirem florescências, acrescentam grande beleza em jardins e canteiros, seja na cidade ou no campo.

Podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras também e são plantas bastante rústicas. Deve-se tomar bastante cuidado com o plantio do Capim-do-Texas pois são invasivas e devem ser controladas. O seu cultivo é fácil e podem nascer em diferentes tipos de solo.

Capim Do Texas Rubro

Podendo chegar a uma altura de até 0,60 metros o Capim Do Texas tem a sua origem diretamente da África. Além de serem bem bonitas, elas possuem flores em forma de plumagem. Vale ressaltar que elas precisam de um cuidado maior por conta de serem invasivas.

Geralmente suas folhas são finas e lineares. Possuem uma colorida entre rosas e roxas. O verão é a sua melhor época para florescer.

Falando um pouco de decoração, elas são usadas para a vegetação de telhados e também são recomendadas para retenção de encostas.  Combinam bastante com cores verdes e roxas.

Capim Do Texas Rubro

Capim Do Texas Rubro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • felicitaciones por la boda tan bonita que tiveuron, quedo todo hermoso. Que Dios los bendiga y los siga fortaleciendo como pareja y como padres. los queremos mucho, Felix, Paty y Karla

    Umaykut 9 de junho de 2012 17:00 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *