A batata inglesa está sempre no prato do brasileiro. Não tem um momento do ano, que nas feiras ou nos supermercados, ela esteja lá, bonita e pronta para se transformar em uma deliciosa receita. Aliás, você sabia o quanto é grande o consumo de batata inglesa no mundo? Não é só no Brasil que ela faz sucesso. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas que monitora a Agricultura e a Alimentação, por ano, no mundo todo, o consumo de batata inglesa chega a 200 milhões de toneladas.
A batata inglesa é popular por vários motivos, apesar de ser uma das “inimigas” de quem está de dieta, pois é rica em carboidratos. Segundo pesquisas, ela está entre os alimentos considerados mais importantes para o homem ao lado do trigo, do leite, do arroz e do milho.
A boa notícia para quem adora batata inglesa e não tem muito espaço em casa é que é possível cultivá-la em vasos, afirmam pesquisadores de tecnologia dos agronegócios.
As Vantagens do Cultivo da Batata Inglesa em Vasos
As batatas inglesas possuem uma grande variedade, entre elas, uma das melhores para ser plantada em vasos é a “Clara”, pois de todas, é a mais resistente a doenças. Porém, ela como praticamente todas as plantas não gosta de ficar na sombra e precisa de sol pleno.
Entre as indicações para o plantio da batata inglesa em vasos, uma das regras básicas é em relação a profundidade do vaso, que deve ser de 30 centímetros, para a largura, o diâmetro, o tamano também deve ser de 30 centímetros.
A batata inglesa tem a sua produção feita em ciclos que podem variar no período de 80 a 120 dias, tempo que varia de acordo com o clima do lugar escolhido para fazer o plantio.
Aprenda a Cultivar a Batata Inglesa
1- Vamos começar falando das sementes, que no caso das batatas inglesas, não são a melhor opção quando o cultivo deverá ser feito em vaso. O ideal é que a própria batata seja a semente. Depois de um tempo colhida, você pode observar isso em casa, ela começa a brotar. Para que esse processo aconteça mais rápido, esqueça a batata na geladeira na gaveta com outras verduras e legumes.
As batatas que são colhidas e não lavadas, somente escovadas, são as melhores para serem usadas como sementes, o que não acontece com aquelas que compramos no supermercado.
2- Depois que as batatas estiverem com os brotos poderão ser usadas para o cultivo. Porém, tem uma “regra” do momento certo, está relacionada ao tamanho dos brotos, eles precisam ter chegado ao tamanho de pelo menos dois centímetros.
Se os brotos da sua batata, que serve de semente, chegou a esse tamanho, no vaso, cujo tamanho já foi falado, faça uma cova e a terra deverá cobri-la por completo. Depois é só esperar. O tubérculo começa a surgir entre 30 a 50 dias depois do plantio. Porém, é necessário garantir que neste período de crescimento, os brotos não fiquem expostos ao sol, pois isso faria com que a batata ganhasse a cor esverdeada. Não só a cor é prejudicada, mas também o sabor.
3- Rega, calor e a luz: por algumas horas e todos os dias, as batatas precisam receber luz direta do sol, porém, as suas temperaturas preferidas são aquelas mais brandas, entre 18 e 22 graus. Dessa forma, deixe para cultivar a batata inglesa no vaso durante as estações mais frias do ano.
O lugar ideal para deixar as batatas cultivas é na varanda no espaço que receba sol e seja fresco ao mesmo tempo e de preferência, que fique fresquinho para frio durante à noite.
Tanto a umidade em excesso, como o calor, fazem mal ao cultivo da batata.
Falando das regas, devem ser frequente, mas o vaso deve ter uma boa drenagem, pois o solo deve ficar somente úmido.
4- A batata precisa de um solo rico para se desenvolver. Por isso, faça a seguinte mistura para garantir: uma parte de composto orgânico para cada 3 partes de terra. Além disso, considere que é necessário que ela receba farinha de osso, casca de ovos torrada ou calcário, um dos três tipos de reforço de cálcio.
Também é aconselhável usar fertilizantes químicos, daqueles que devem ser diluídos em água e que são usados pelo menos 3 vezes por semana. Mas, só faça isso se for orientado por um agrônomo.
Outras Dicas Sobre o Cultivo de Batata Inglesa em Vasos
- De preferência, para se desenvolver da melhor forma, é bom que o pé de batata seja “tutorado” no vaso. Isso pode ser feito com a ajuda de um pedaço de madeira ou de uma estaca. O objeto escolhido deve ser fincado na terra e com uma fita plástica a planta deve ser presa na estaca.
- Não é necessário fazer a poda do pé de batata e tão pouco usar enxerto, porém, se orienta a fazer o que é chamado de “amonta”, que significa quando for cultivar, use do total da terra no vaso, só a metade. Somente quando passarem 30 dias do cultivo é que você deverá usar o restante para completar o vaso, de forma que se tenha uma leira que chegue a 25 centímetros de altura.
- A cada vez que terminar uma colheita e antes de plantar novamente é necessário fazer uma boa limpeza no vaso, além de substituir o substrato.
Sobre Pragas e Doenças Que Podem Atacar a Batata Inglesa
Muitas pragas e doenças gostam de atacar o cultivo de batata inglesa, mesmo que seja em um vaso. Sem falar na chamada vaquinha, que é um tipo de larva que ama os tubérculos. Quando ela chega na fase adulta, costuma atacar as folhas da plantação.
Para evitar grandes problemas com as pragas e as doenças, é aconselhável ter junto com sua batata inglesa um pé de beldroega ou caruru. Outra praga que adora desfolhar o pé de batata se chama lagria vilosa, mas a única forma de se livrar dela é catando-a com as mãos.
Já o ataque das moscas brancas e do pulgão devem ser contidos com óleos vegetais e minerais e soluções repelentes. Porém, os grandes inimigos das batatas são as bactérias e os fungos, que estragam as folhas, para evitá-los só usando uma boa terra enriquecida com material orgânico.