Como Plantar Melancia

Quem não gosta de comer uma melancia geladinha e bem doce? Você sabia que com um bom espaço no quintal dá para plantar essa fruta?

A melancia que é originária da África é uma planta que gosta de um solo arenoso e também se adapta bem e prefere, lugares secos. É classificada como erva rastejante e trepadeira.

As folhas dessa espécie de planta se apresentam com características trilobuladas e a forma é triangular. Além do delicioso fruto que conhecemos, doce, cheio de suco, arredondado e também pode ser observado alongado, ela apresenta flores amareladas bem pequenas.

Uma melancia pode variar o tamanho entre 25 a 140 centímetros e outra característica marcante é a sua casca, sempre verde com estrias brancas e outras mais escuras.

A melancia é uma fruta cheia de vitaminas, apesar de boa parte ser água, 90%, ela ainda tem fósforo, cálcio, ferro, citrulina, açúcar e complexo B.

Essa planta, que como já falamos é da África, veio de lá para o Brasil, graças aos negros que foram trazidos para cá durante o período da escravidão. Pessoas com origem de Sudanês e de Banto.

Cultivo da Melancia: Simples de Fazer

Pode ser que o tamanho da fruta nos leve a pensar que é difícil cultivá-la, mas na verdade, plantar melancia é considerada uma tarefa de nível fácil.

Veja a Seguir, Como Fazer:

1- Plantar a melancia em solo adequado é o primeiro passo para que o cultivo dê certo. A planta gosta de solos sílicos argilosos. Certamente, se o cultivo for experimentado em terra diferente dessa, o insucesso é garantido.

Outra dica em relação ao solo, que é parte fundamental para que o seu cultivo dê certo é o tamanho da cova, deverá ser profunda. E para completar, enriqueça o solo com material orgânico.

2- Falamos também a respeito do tipo de clima que essa fruta gosta para crescer saborosa. Quanto mais quente e mais luz solar ela receber, melhor será para o seu desenvolvimento. 20 graus é considerada a temperatura ideal para plantar melancia.

3- Voltando ao solo, existe um outro ponto importante, em relação ao tempo de preparo. Lembra do material orgânico, tanto ele quanto a aração superficial deverão ser feitos com 2 meses de antecedência a plantação. Assim como o gradeamento. Essas tarefas deverão respeitar uma pausa entre elas. Não faça tudo de uma única vez, faça uma coisa de cada vez e espere 45 dias para fazer a outra e assim até completar as 3 tarefas. Dessa última, conte os 2 meses para plantar melancia.

4- O material orgânico que deverá ser usado para enriquecer a terra será mais eficiente se você seguir as seguintes quantidades: 400 gramas de superfosfato, 400 gramas de torta de esterco de curral (de preferência muito curtido). Depois que as covas estiverem abertas, coloque diretamente seguindo os sulcos, pouco antes de fazer o cultivo, 40 gramas de cloreto de potássio. Essa quantidade é referente para cada uma das covas que foram abertas.

5- Falando das covas, observe os seguintes números: os espaços entre cada uma delas deverá ser de 2 metros se você estiver plantando melancia tipo japonesa, 2,5 metros x 3 metros para as melancias do tipo americanas. E a profundidade das covas deverá ser de 3 centímetros.

6- Com a terra pronta e as covas também é hora de plantar melancia. Você deverá usar sementes saudáveis para o cultivo. Elas deverão ser lançadas nos buracos e com as mãos, cobertas com terra.

7- Se você fez tudo certinho, quando completar 30 dias, ou melhor, antes mesmo disso, será possível observar as folhas que cresceram durante esse período. Mas, exatamente no trigésimo dia será a hora de fazer o desbaste das folhas. Retire todas elas, conservando somente aquelas vigorosas e os frutos que já poderão ser vistos. Normalmente, ficam dois frutos em cada um dos ramos.

Saiba Mais Sobre o Crescimento da Melancia

Com o crescimento será possível observar que os ramos da melancia se espalham pelo solo, como se estivessem se arrastando. É como se elas buscassem um lugar onde pudessem enroscar-se e quando não o encontram, fazem isso uns nos outros. Porém, não é saudável para a planta ter os seus ramos enroscados uns nos outros. Você deverá com muito cuidado desfazer esse “nó”.

E claro, a parte que todo mundo mais espera quando cultiva uma planta que dá um delicioso fruto que pode ser ingerido é saber quando será possível fazer a colheita.

No caso da melancia, depois que as flores se abrirem, conta-se entre 40 a 45 dias e já é possível colher cada um dos frutos.

Também existe um outro “truque” para saber se é a hora certa de colher a melancia. Bata levemente nela e caso faça um som oco pode colher, caso esse som pareça “metálico”, não é o momento ainda. A melancia neste aso ainda está verde e depois de retirado não ficará maduro.

Outra dica é que quando a melancia está madura ela fica mais resistente quando se toca e a cor da casca tem uma tonalidade mais pálida. Ou ainda, observe se a gavilha que fica próxima ao pendículo está seca.

Se passar da hora a parte da casca da melancia que estava mais próxima ao chão ficará amarelada e não esbranquiçada como é o normal.

Quanto Tempo Dura Entre o Cultivo até a Colheita da Melancia

Se não consideramos os 2 meses que antecedem o cultivo e que são necessários para preparar o solo que irá receber a planta, das sementes até a colheita da melancia se passam 4 meses. Esse é o período médio do ciclo da melancia.

Depois de observar todas as dicas que foram dadas anteriormente, para que a colheita seja feita no momento certo, é importante observar o horário correto para executar. A fruta só pode ser colhida bem cedinho, nas primeiras horas da parte da manhã.

O modo correto de colher a melancia e não prejudicar a planta é cortando com tesoura o pendículo. Também deverá ser observada a distância para o corte, sempre superior a 5 centímetros.

Esse cuidado ao retirar a melancia é muito importante para evitar que fungos consigam penetrar e acabam estragando os frutos.

E para a melancia que não será consumida logo em seguida, se for armazená-la, lembre-se de colocá-la sempre na posição deitada e jamais em pé.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *