Doenças dos Vegetais, Agrotóxicos e o Impacto na Saúde

A nossa alimentação diária é um fator muito importante para pessoas que querem ter uma vida saudável, atualmente existem várias empresas que trabalham exclusivamente com o plantio de vegetais, até mesmo porque é um alimento bastante comum entre os brasileiros e também uma ótima forma de manter a qualidade de sua saúde, sendo ideal para pessoas que querem emagrecer. Porém quando vamos ao mercado e pegamos o vegetal fresquinho nem lembramos que esse vegetal pode ter passado por alguns problemas e tratamentos, além disso, não temos a mínima noção de todas as doenças que o vegetal pode contar durante o seu desenvolvimento.

Plantação Doente

Plantação Doente

Atualmente as doenças dos vegetais são uma das principais responsáveis pela perda econômica e também pela falência de muitas pessoas que trabalham com esse segmento e resolveram abandonar por não conseguir cobrir todas as dívidas. Diferente do que muitas pessoas imaginam, os proprietários de plantio de vegetal pegam empréstimo junto a cooperativas para conseguir iniciar sua plantação, porém esse empresário espere que a colheita seja boa para assim conseguir pagar todas as dívidas feitas e em casos onde a colheita não consegue atingir o que se esperava devido às doenças dos vegetais, consequentemente esse empresário precisa vender algum bem que já está em seu nome para cobrir as dividas.

Planta com Doença

Planta com Doença

Por ser um segmento que sempre trouxe muito prejuízo, vários estudiosos estão sempre a procura de novos “venenos” que tem por finalidade oferecer uma maior proteção a sua plantação, pois muitos problemas acontecem por falta de prevenção e justamente por isso o investimento nesse segmento é pesado para conseguir evitar uma possível perca de toda a plantação. O aumento das doenças dos vegetais também é uma das principais responsáveis pelo aumento do uso dos “venenos” nas plantações, sendo indispensável para o controle de pragas e consequentemente o controle de doenças.

Doenças dos Vegetais

A palavra doente consequentemente quer dizer uma queda na qualidade desse vegetal, com isso alguns sintomas são claros de serem vistos, na maioria das vezes a parte externa da planta mostra algumas manchas e também fica desidratada, sendo um sinal de que algo não está bem.

Atualmente, existem várias técnicas “caseiras” para os cuidados com os vegetais, porém o grande problema dessas técnicas é a dificuldade de aplicar em grande escala, servindo somente para pequenas plantações, porém seriam técnicas ideais, pois além de não utilizar os agrotóxicos iria oferecer certa durabilidade a esse vegetal, sendo com certeza algo que seria interessante para aplicação em grande escala.

Segundo estudos os próprios agrotóxicos são responsáveis pela criação de novas doenças, pois todos estão cientes de que se trata de um veneno e que consequentemente fica no solo durante longos períodos, por isso a doença acaba conseguindo criar certa resistência sobre esse agrotóxico que durante os próximos anos precisa ser totalmente reformulado para conseguir atender as necessidades de proteger os vegetais de qualquer ataque. Porém antes de utilizar qualquer tipo de agrotóxico para os cuidados com esse vegetal é feito um longo estudo para saber qual o melhor produto utilizar e que também não ofereça nenhum tipo de risco para a qualidade desse vegetal.

Por ser a aplicação de veneno diretamente ao combate de algumas pragas, o mesmo deve ser utilizado de forma controlada, para que não crie nenhum problema, sendo que sua principal finalidade é combater alguns problemas que venham acontecer. Lembrando que alguns profissionais já estão cientes de problemas comuns, por isso já investem em agrotóxicos que farão o papel de protetor, ou seja, irão prevenir o vegetal de qualquer problema que venha a acontecer durante o período de desenvolvimento. Mas como dito acima é um uso controlado por profissional, que também acompanha de perto o nível de agrotóxico e os benefícios e malefícios que esse produto possa trazer aos vegetais.

Sintomas comuns de doenças

Existem alguns sintomas que são comuns nos vegetais quando os mesmos estão sob ataque de alguma praga e consequentemente deixará alguma doença, um dos principais sintomas é a coloração diferenciada, sendo que a planta pode ficar com um tom amarelado, esbranquiçado e também pode soltar um pó branco que lembra muito cinzas. Algumas pintas pretas também podem ser sintomas de que a planta está doente, lembrando que o aparecimento de cogumelos é o sinal de que algo não está bem, por isso o proprietário e profissionais precisam estar sempre atento as plantações para saber quais as medidas tomar em caso de doenças dos vegetais.

Ao ser detectado qualquer problema referente a doenças nos vegetais, deve ser rapidamente acionado um profissional caso você tenha uma grande plantação, já em casos onde a plantação é de tamanho pequeno e o proprietário é responsável pelos cuidados, uma dica interessante é seguir até uma empresa de produtos agrícolas e informar o que está acontecendo com seus vegetais. Essas empresas sempre contam com profissionais especializados que tem conhecimento nessas áreas, por isso através desses profissionais você consegue tirar todas as suas duvidas.

Tenha uma boa conversa e veja qual agrotóxico supre as necessidades e elimina a praga responsável por essa doença, lembrando que em alguns casos esse profissional irá lhe perguntar se o problema já está espalhado em toda a plantação, caso não esteja esse profissional pode lhe pedir para aplicar o agrotóxico em toda a plantação, porém será necessário retirar a planta que está acometida com a doença. Lembrando que esse método deve ser utilizado somente com a prescrição de um profissional, caso contrário não retire as plantas que estejam doentes.

Como foi informado acima, em alguns casos esses profissionais também podem apresentar algumas receitas caseiras, lembrando que essas receitas podem ser uma ótima forma de substituir os agrotóxicos. Quando encontrar algum problema em sua plantação faça uma boa pesquisa na internet utilizando os mesmos sintomas que sua plantação tem assim que ficar doente. Através desses sintomas você consegue saber mais detalhes sobre as formas de tratamento e também as receitas caseiras para a cura desse tipo de doença dos vegetais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *