Para quem gosta de cultivar plantas, principalmente árvores, é importante conhecer tudo ou o maior número de informações sobre plantas e mais diretamente sobre as que vai cuidar. Cada espécie exige um cuidado diferenciado como solo, clima, quantidade de rega, forma de plantio entre outras. Hoje já podemos encontrar muito conteúdo disponível em sites e blogs na internet, então é uma ótima opção para você que vai começar a praticar jardinagem tanto para pequenas como para grandes plantas.
Aqui no site, disponibilizamos um conteúdo bem completo sobre plantas e vamos aqui, tratar exclusivamente de uma em questão. A planta Ficus é uma espécie de árvore muito cultivada no mundo inteiro, principalmente em pequenos jardins onde ela pode ser plantada em vasos que servirá como uma ornamentação maravilhosa, principalmente de ambientes internos. Apesar de ser uma planta facilmente adaptável à vasos, ela pode ser cultivada diretamente no solo o que faz com que ela cresça a uma altura incrível.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a fícus e saber melhor como cuidar dessa planta?
Ficha Técnica
A Ficus Benjamina, nome técnico da Ficus, é uma árvore da família das Moraceae. Ao mesmo tempo em que essa árvore é considerada um arbusto e cultivada em vasos ou como bonsai, ela pode também ser cultivada diretamente ao solo e chegar a uma altura de até 30 metros o que faz com que nesses casos, possamos incluir a Ficus na categoria de árvore de grande porte.
É uma árvore perene, ou seja, que floresce durante todo o ano. Ela prefere ser cultivada em pleno sol ou em locais com meia sombra, o que faz com que exija um pouco mais de drenagem no solo e que este seja bem fértil.
A fícus mesmo em sua versão grande é uma árvore rústica, mas muito delicada e precisa de alguns cuidados para mantê-las sempre bonitas. Vamos conhecer alguns destes.
Cuidado Com o Ambiente
Como já é sabido da delicadeza dessa árvore, é importante atentar alguns fatores que podem prejudicar a saúde da sua árvore fícus. Começamos com o ambiente porque o nosso clima sofre bastante alternância na temperatura e da umidade então é bom sempre atentar para essas mudanças para ao mesmo tempo, aumentar ou diminuir as regas e adubagem. Cuidar da poda nessa alternância de temperatura, também vai ajudar a sua Ficus a florescer melhor.
Cuidados Ao Plantar
Essa árvore possui uma raiz muito vigorosa e extensa, então você deve ter em mente que mesmo planejando com cuidado o local onde irá plantar a sua fícus, pode haver a necessidade futuramente de um replantio, pois essas podem se espalhar além do conveniente e isso acontece de acordo com a influência do adubo em relação ao solo que age em relação às regas que age em relação ao ambiente e suas mudanças. Assim como acontece com as árvores plantadas diretamente ao solo, também pode acontecer com aquelas que são cultivadas em vasos. Nesse caso, o replantio deve acontecer sempre para um vaso maior.
Outro fator que deve ser atentado ao se plantar a fícus, é a sua iluminação. Como citamos mais acima, a árvore aceita condições de exposição à pleno sol e à sombra, mas o ideal é fazer um paralelo entre essas duas condições. Plante sua fícus em um local com iluminação filtrada, onde receba a luz do sol direta mas com um certo limite, causando assim uma meia sombra para a árvore. Evite também deixar sua planta exposta à ventiladores ou aquecedores para simular essas condições de iluminação e temperatura. A fícus é muito sensível e esse tipo de tratamento pode danificar a folhagem, assim como é bom evitar também deixar a sua planta em janelas grandes ou com exposição a pleno sol durante todo o dia.
Cuidados Ao Regar
A rega é sempre algo muito delicado para uma planta. Muitas pessoas acham que é a rega que vai dar mais vigor e isso pode ser totalmente o contrário já que regas excessivas podem matar sua árvore. No caso da fícus, as regas devem ser evitadas se o solo se encontrar úmido, e caso contrário, sempre que for regar, não deixá-los completamente encharcados. A umidade do solo servirá apenas para refrescar e alimentar a árvore.
O ideal é fazer um teste antes de regar a planta. Basta colocar o dedo indicador alguns centímetros dentro da terra para verificar se ela não está úmida. Isso é válido pois muitas vezes a área superficial está completamente seca, mas a terra na camada abaixo está bem úmida. Mesmo estando com o solo superficial seco, você não precisará a sua fícus se fizer esse teste e a parte interna da terra estiver úmida.
Outra forma de identificar se a sua planta precisa de rega, é verificar a coloração das folhas. Se as folhas da sua fícus estiver amarelada, é sinal que você precisa regar a planta. É importate saber desse detalhe pois a coloração amarelada não significa que as folhas estão secas e não devem ser arrancadas.
Cuidados Na Poda
Como a poda é importante para manter a sua planta sempre sadia e bonita. Esse cuidado sendo tomado periodicamente fará com que a sua fícus cresça e mantenha a sua forma característica da espécie. Como citamos mais acima, observar a coloração da folhagem é muito importante para detectar alguns problemas. Folhas secas ou com algum tipo de deformação seja por doença ou insetos, você deve remover imediatamente, evitando assim que esse problema atinja outras partes da sua fícus. O mesmo deve ser aplicado à galhos mortos ou doentes.
Quando falamos em tirar, não é arrancar as folhas ou esses galhos e sim cortá-los. Arrancá-los não vai solucionar o problema e pode ter um efeito totalmente contrário, pode inclusive infectar ainda mais a sua planta. Então com uma tesoura própria de jardinagem remova todos e assim sane o problema.
Se sua fícus for um bonsai, é comum acontecer a perda de folhas temporárias. Isso aparentemente pode parecer estranho já que a fícus não é uma árvore de folhas caducas e sim perene mas isso não é problema e acontece sempre que existe uma mudança de clima ou ambiente. Isso acontece principalmente na troca de estações, mas mantendo os cuidados para/com a planta, você encontrará uma nova folhagem logo.
Legal tenho um Ficus em casa e gostaria de saber um pouco mais desta árvore
BJS Marina .-. .-. .-.