Quando você vai plantar uma espécie em seu jardim, alguns cuidados devem ser atentados para que você tenha sempre bons resultados. Uma planta bem cuidada desde antes a sua colocação na terra até o fim do seu ciclo de vida, faz com que flores, folhas e frutos sejam perfeitamente gerados.
Portanto, esses cuidados devem ser sempre tomados e dessa forma, seu jardim crescerá sem dar aquela dor de cabeça. Mais abaixo enumeramos alguns fatores, sem ordem de importância, mas que são indispensáveis para qualquer jardineiro. São fatores que a maior ou menor importância se dará de acordo com cada jardim, cada local e principalmente, cada planta que você tem em cultivo.
Cuidados Com a Terra
O solo é vida para as plantas, é através dele que nossos canteiros conseguirão acumular nutrientes para sobreviver. Existem pequenos detalhes que quando são tomados deixam o seu jardim muito mais bonito e saudável. Primeiro conheça o tipo de solo que você tem em seu jardim para que você direcione melhor o tratamento à ele.
Existem plantas para todos os tipos de solo, então quando for começar um jardim, busque sempre esta característica para não terminar com mudas não germinadas. Caso você queira muito uma planta e o solo do seu jardim não ofereça condições para o cultivo, a solução é o cultivo em vaso com terra de jardinagem devidamente preparada.
Aqueles solos mais ácidos podem se tornar um problema caso você não faça a correção na medida certa. Quando um solo é ácido, não significa que ele não seja fértil, mas que eles não liberarão os nutrientes em quantidades ideais para algumas plantas sobreviverem. Neste caso você precisa realizar um processo chamado de Calagem que é bem simples por sinal.
Basta colocar um copo de calcário dolomítico a cada metro quadrado do seu jardim. Deixe este componente bem espalhado e incorpore aproximadamente 15 centímetros do solo. Ele levará cerca de 2 ou 3 meses para surtir o efeito, mas você pode começar o seu plantio sem nenhum problema antes desse prazo. Essa técnica deve ser feita a cada 2 anos.
Cuidados Com a Poda
A poda é uma ação de total importância para a planta, pois é quando você dará mais espaço para a sua espécie produzir novas folhas, flores e frutos. Devemos atentar sobre as podas que fazemos em nosso jardim, porque esta ação não significa sair cortando galhos à toa ou que estejam secos sem se preocupar com alguns detalhes. A responsabilidade da poda deve ser grande porque um corte feito de forma errada em um galho, pode deixar a sua planta doente ou até mesmo matá-la.
Existem diversos tipos de podas e cada uma delas vai levar um benefício diferente para a sua planta. A poda de controle é a mais popular por ser aquela que fazemos costumeiramente quando tirados os ramos secos ou danificados da planta. Mesmo sendo popular, caso você precise cortar algum ramo da sua planta, é indicado ler um pouco sobre o assunto ou contratar um profissional especializado para fazer o serviço corretamente e sem prejudicar a planta.
A poda é tão importante que é proibido fazer poda sem autorização do governo em árvores públicas. Se existe alguma árvore em frente à sua casa e você desejar realizar o corte, terá que chamar técnicos da prefeitura para efetuar esse corte e ainda assim, eles farão o teste para saber qual a melhor época para corte, o tipo de poda mais indicado, etc. Você pode até fazer isso sem chamar os fiscais responsáveis, mas caso haja alguma denúncia, você pode ser punido.
Cuidados Com a Rega
Regar a planta é extremamente fundamental porque é através da água que qualquer ser vivo se mantém hidratado. A falta de regas leva as plantas sofrerem de diversas formas diferentes e em alguns casos podem murchar de vez até a morte. E se você pensa que o excesso também não prejudica, está completamente errado. As regas em excesso podem causar também diversos problemas para a sua plantinha, inclusive o apodrecimento das raízes, que também leva à morte.
Cada espécie terá a quantidade ideal de regas e você deve respeitar este limite para não ter problemas com a sua plantação. Quando for escolher as espécies que farão parte do seu jardim, busque informação sobre regas e de preferência, organize as suas plantas de acordo com essa necessidade, pois assim você não precisará ficar regando uma a uma e todos os dias.
Em períodos de chuva, as regas devem ser suspensas e aquelas plantas que não gostam muito de ambientes mais encharcados, é aconselhável você colocar abaixo de uma proteção como toldo ou lonas, mas sem fechar para não aquecê-las demais, ou se estiverem em vasos, basta colocá-los em um ambiente interno.
Cuidados Com a Fertilização
É pelo fertilizante que as plantas obtêm seus maiores nutrientes e o que acontece com qualquer ser vivo quando não o alimentamos? Com certeza morrerá! Sobre a fertilização da planta você precisará atentar para alguns fatores porque tanto o excesso como a falta de fertilizante prejudica o seu canteiro. O uso de fertilizante errado também vai fazer com que ela não cresça, não dê flores, frutos ou outra característica do tipo.
Existem saquinhos de fertilizantes que são vendidos em qualquer loja de jardinagem e que bastam ser colocados na areia onde a sua planta está semeada. Eles são bem eficientes, mas conhecer as necessidades da sua planta é extremamente importante, então não tem outra saída a não ser ler um pouco sobre a espécie para saber qual componente vai ser mais exigido pelo seu cultivo.
Você também poderá escolher entre os fertilizantes orgânicos e inorgânicos ou químicos. O primeiro é feito a partir de compostos totalmente naturais e o segundo com dosagens químicas necessárias para a planta se desenvolver. Cada um dos dois vai apresentar as suas vantagens e desvantagens em serem utilizados. Se você não sabe a dosagem certa para sua planta crescer bem, o mais indicado são os fertilizantes químicos, que já são produzidos com a dosagem certa de cada nutriente suficiente para uma planta crescer bem.
A fertilização deve ser recomposta de tempos em tempos variando de cada espécie.