A Erva Endro
O Endro é uma erva nativa da Ásia ocidental que é bastante apreciada na região do Mediterrâneo e também no sul da Rússia pelo menos desde a antiguidade. Além de Endro essa erva pode receber o nome de Dill (principalmente nos países de língua inglesa).
Apesar de quase desconhecido dos brasileiros o Endro tem o seu espaço e fazer o seu cultivo pode não ser tão difícil quanto parece. O sabor do Endro é suave e remete ao da erva-doce, podendo ser bastante confundido com a última. Na Europa a erva é bastante usada como tempero especialmente nos países nórdicos como a Rússia e a Polônia.
Na enciclopédia “The Penguin Companion to Food”, de Alan Davidson, é possível encontrar uma definição de Endro que diz que essa erva pertence a família da salsinha e é bem parecida com a erva-doce. Porém, o Endro é uma planta anual enquanto a erva-doce é perene e conta com um sabor anilado que a última não tem.
Uma variedade de Endro é chamada dill indiano, essas plantas são mais altas que aquelas encontradas na Europa e as suas sementes tem um sabor mais amargo. Pode ser usado para substituir os demasiadamente fortes curries.
Para Que o Endro é Usado?
Além de ser usado como tempero o Endro pode atuar como aromatizante de xaropes, licores, vinagres e ainda para condimentar picles, cremes, sopas, pães dentre outros. Na Escandinávia é usado para temperar peixes (seja esses peixes cozidos, fritos ou marinados).
O nome inglês dill vem da expressão “dilla” da Noruega que significa acalmar. Na Inglaterra a água de dill é oferecida para bebês. Os russos contam com o toque de sabor do Endro na receita original do seu famoso estrogonofe, as sementes são usadas para aromatizar o refogado de gengibre com cenoura.
Cultivando Endro
As ervas dão um toque aromático para o seu quintal, talvez não encham os olhos como flores, por exemplo, mas com certeza vão criar uma aura de jardim encantado com os seus odores diferenciados.
Mesmo que não haja espaço para uma horta completa no seu quintal é interessante contar com algumas ervas nesse espaço. Elas acrescentar frescor para o seu jardim e um sabor todo especial para os seus pratos, você já pode conferir como o Endro é um famoso sabor pelo mundo.
Algumas ervas atuam como controladores naturais de insetos e muitas outras tem propriedades medicinais. Se você deseja fazer o cultivo do Endro confira as dicas abaixo e coloque as suas mãos na terra agora mesmo.
Escolhendo o Lugar Certo
No caso de você desejar cultivar o Endro para usar na comida é interessante separar uma área perto da sua cozinha. Quem está pensando em cultivar as ervas apenas para usufruir da sua beleza deve considerar outras opções.
Plante ervas ao acaso no seu jardim ou em qualquer ponto do quintal que seja ensolarado. Você pode criar um espaço somente para as ervas, o chamado herbário. No caso de optar por cultivar as ervas em canteiros é importante organiza-las em fileiras com tijolos ou caminhos de pedra entre os mesmos. Também é possível criar um desenho geométrico com as ervas.
Dica Especial
A chave para fazer o cultivo e dar certo é plantar as ervas em local ensolarado e que tenha uma boa drenagem. Aproveite que algumas variedades de ervas como o tomilho, por exemplo, adoram o calor e podem vicejar em montes de pedras.
Também podem ser cultivadas nas bordas de caminhos ou canteiros. Se quiser cultivar o seu Endro em vasos também é possível. Essa erva assim como alecrim, coentro e lavanda atraem abelhas e outros insetos que são benéficos para as plantas.
O Cultivo Em Vasos
Quando o espaço é pequeno para as suas plantas a opção é usar vasos, o Endro se adapta bem. Você também pode usar gamelas, jardineiras e barris. Se desejar plantar além do Endro ervas rastejantes como o tomilho, o orégano e a hortelã a dica é usar vasos suspensos.
Os melhores vasos para o cultivo de ervas são os que têm aberturas nas laterais. Os recipientes podem ser uma opção mais interessante para cultivar ervas invasivas como a hortelã, por exemplo. As gamelas ou tambores de máquina de lavar são ótimos para o cultivo de ervas.
Dicas Para Ter Ervas Saudáveis
É bem importante proteger as suas ervas anuais, como o Endro, do período mais intenso do calor do verão. Cubra as ervas usando uma tela ou então pulverize as folhas.
Cuide para que não haja o florescimento precoce (quando a planta floresce e semeia antes do período correto, isso faz com que ela perca o sabor e se torne amarga). Para evitar esse problema selecione variedades que sejam resistentes ou então que tenham o florescimento lento.
Faça o cultivo das ervas na época certa do ano, isso porque as temperaturas extremas podem acabar estimulando o florescimento precoce. O coentro é um exemplo de erva que mais bem cultivada nos meses mais frios por que se desenvolve mais lentamente. O Endro prefere os meses mais quentes.
Para fazer o cultivo do Endro coloque as suas sementes diretamente na terra. Depois você deverá desbastar as mudas e fazer a colheita regularmente, isso porque as plantas em excesso podem florescer precocemente.
Remova as pragas usando a mão e sempre lave bem as ervas se for usar na cozinha.
Para ter certeza de que removeu mesmo todas as pragas use óleo ou sabão em spray. Outra dica é experimentar a ação da dipel (Baccillus thuringiensis), uma bactéria que age sobre as lagartas, mas é que inofensiva contra insetos.
Se acontecer um ataque de praga nas suas ervas você deverá cortar a parte que foi afetada e aplicar fertilizante líquido. Regue para estimular o crescimento de novas partes na sua erva e sem danos.
Ficha Técnica Do Endro
O nome científico do Endro é Anethum graveolens e pode ser conhecido popularmente como Aneto, Dill e Funcho-bastardo. A sua família é a Apiaceae, está na categoria de condimentares, planta hortícola e também de função medicinal.
Os climas preferidos dessa erva são o Mediterrâneo, Continental, Tropical, Temperado e Subtropical. A sua origem é Ásia, gosta de luminosidade a sol pleno e o seu ciclo de vida é anual.
O Endro é minha planta preferida que uso como tempero e remédio! Meu neto mora em Itaipu num clima que dá tudo pois é em zona de floresta na Serra da Tirica em Niterói;eu gostaria de dar-lhe uma muda em jarro pra ele se animar a cultivar! Como fazer para comprar uma muda em jarro e quanto custa?A mão dele é tão abençoada que ele plantou até Lichia dos Andes!
Aguardo resposta sobre os custos de um vaso de Endro.
Atenciosamente,
alice a.francaleite@uol.com.br Rua Pinheiro Machado,nº 25/208 CEP:22231-090 Laranjeiras/Rio-RJ
16/10/2013