Trepadeiras são as espécies mais recomendadas recobrir muros e paredes, causando uma textura como se fosse manto verde sobre a edificação. Determinadas trepadeiras crescem mais rápido, como por exemplo a tumbergia e a planta que dá o fruto maracujá, as quais em torno de seis meses recobrem totalmente as superfícies em que estão apoiadas.
A nomenclatura cientifica Ficus Pumila refere se à espécie popularmente conhecida como unha de gato, uma trepadeira originária da Ásia, mais especificamente do Japão e da China, sendo treadeira mais cultivada para cobrir muros e paredes por possibilitar um resultado de cobertura completa da superfície do local em um pequeno período de tempo. Entretanto, a Ficus Pumila não é indicada para o plantio em paredes de edificações, por ser uma espécie a qual retém muita umidade, ou seja, recomenda se plantá-la apenas em muros, ao redor da casa.
Os muros são um elemento marcante da arquitetura urbana das grandes cidades. Eles têm a função de garantir a privacidade, a segurança – ou ao menos de garantir essa sensação – e demarcar áreas. Uma situação desagradável que acontece nas grandes cidades são as pichações – rabiscos mal feitos com tinta spray – nos muros das casas. Uma solução para acabar com a aparência feia das pichações e, ainda, deixar a residência mais bonita do que apenas com uma boa pintura nos muros, é cultivar plantas do tipo trepadeiras nos muros.
As trepadeiras de cobertura são muito usadas em projetos de paisagismo de modo a terem pouco destaque, ou seja, todo o potencial paisagístico desse tipo de planta ainda não foi esgotado. Essas plantas são muito resistentes às intempéries climáticas. Normalmente, apresentam aspecto saudável ao longo de todo o ano, mas para que isso de fato aconteça as trepadeiras precisam de poda com a finalidade de contenção de crescimento regularmente em decorrência do rápido crescimento das trepadeiras.
Uma boa razão para se cultivar as trepadeiras em muros é que, além de ser um elemento o qual facilita a integração entre o concreto da edificação e a natureza do meio, as trepadeiras também ajudam na redução da temperatura do ambiente e suavizam o contraste da edificação em meio a paisagem do local.
As trepadeiras de raízes adventícias, como exemplo a já citada unha de gato, são as espécies as quais se fixam com maior facilidade, por meio das raízes dessas plantas que estão em toda a extensão do corpo dessa trepadeira. Mas para que a trepadeira cresça rapidamente, como é de costume, e não morra, a dica é cultivar essas plantas em superfícies porosas e ásperas, como por exemplo uma parede com tijolo à mostra e chapisco rústico. A paredes calfinadas não são indicadas para o cultivo de trepadeiras porque as plantas não sobrevivem à química da cal.
Mais Dicas de Como Cultivar Trepadeiras em Casa ou em Outro Ambiente que Você Deseja. Veja só:
- Nos dias de muito calor e pouca umidade no ar, em outras palavras, nos períodos sem chuva, deve se regar a trepadeira. Mas somente nesse caso citado é que a planta precisa de rega, pois normalmente as trepadeiras apresentam boa resistência à ausência de água.
- Escolha uma superfície em que haja a incidência direta de luz solar e por um longo período de um mesmo dia. As trepadeiras costumam resistir bem ao frio, mas para isso precisam de ao menos luz solar direta.
- Para acelerar a cobertura das trepadeiras na superfície escolhida, a dica é plantar mudas no comprimento da base do muro, por exemplo, retirando da própria trepadeira que for se desenvolvendo. Aproveite os ramos removidos das podas.
- Para que a trepadeira tenha a função principal de recobrir o muro, faça regularmente a poda de contenção da planta quando ela começar a crescer muito. Caso essa poda não seja feita, a planta irá atrair insetos indesejados em busca de abrigo.
- Uma característica a favor de quem tem pouco tempo para cuidar das plantas, é que a trepadeira não apresenta a necessidade de adubação. Basta podá-la regularmente e, regá-la nos raros períodos de seca.
- Caso você esteja em busca de uma trepadeira que desenvolva flores, a tumbérgia azul é excelente opção. O mais indicado é cultivar essa espécie em cercas feitas de telas. Essa trepadeira apresenta flores grandes, as quais quando florescem formam uma bela barreira visual nas cercas em que são cultivadas. Em geral, essa espécie é capaz de atingir até três metros de altura, tendo um crescimento mais vagaroso que a unha de gato quando é recém plantada. Indica se, também, que essa planta seja cultivada em local com incidência direta da luz solar, entretanto se o local for de um espaço semi-sombreado elas irão se desenvolver, ficando menos vistosas nessa última situação.
Como a Trepadeira Deve ser Plantada?
Plante as mudas bem próximas ao muro, ou seja, encostadas na superfície e com uma distancia de pelo menos trinta centímetros entre cada uma delas. O ideal é que as mudas estejam com uma distancia de um metro entra cada muda. As espécies que melhor se desenvolvem em muros são a hera de inverno, a qual tem uma folhagem verde clara que muda de tom da cor durante o outono e perde as folhas no inverno rigoroso. A unha-de-gato, conforme citado no começo do post é a mais popular entre as trepadeiras e é conhecida pela tenacidade com a qual consegue se fixar à superfície, apresentando folhas na cor verde escuro as quais caem completamente durante o inverno. Outro tipo de trepadeira para muros é a hera inglesa, que se desenvolve de modo vistoso em regiões de clima úmido.
bom dia já comprei varias veses muda de trepadeira unha de gato e morre o local onde planto um pouco de sombra embaixo do pé de coco por que no piaui tem muito sol.
onde plantá trepadeira unha de gato que desenvolva?