Cultivas árvores é sempre muito bom, pois é sinal de uma planta bonita e de uma sombra agradável. Mais abaixo você vai encontrar algumas dicas sobre o cultivo desse tipo de planta para que sua jardinagem sempre algo sempre agradável.
Como Plantar Árvores
Existem alguns detalhes que fazem total diferença na hora de planta qualquer espécie de árvore. Montamos um pequeno tutorial tendo como base essas dicas e que podem ser utilizadas em diversas espécies de árvores, mas é sempre bom atentar-se para o tipo de planta que você cultiva e saber as suas necessidades.
Você vai começar preparando a cova da sua árvore. Chamamos de berço por ser um buraco com extensões bem maiores do que uma cova comum de jardim que raramente passa dos 20 centímetros de profundidade. Observe o terreno e escolha um local que ofereça um solo bom para o cultivo da árvore. Faça um berço de 60 cm x 60 cm (largura e comprimento) e com 60 centímetros de profundidade.
Para preparar esse berço você precisará fazer uma pequena mistura de nutrientes indispensáveis para sua árvore. Você vai precisar de:
- 10 quilos de húmus de minhoca
- 10 quilos de terra vegetal de boa qualidade. É muito importante atentar sobre a qualidade da terra que você vai usar. Evite terra com resto de lixo ou entulho.
Misture bem esses dois ingredientes em um recipiente separado antes de jogar no berço. Coloque um pouco da mistura no berço antes de colocar a muda e então a acomode bem no centro da cova feita. O ideal é que você coloque um tutor ao lado da sua muda para que ela cresça sempre na mesma posição. Não enterre a muda por completo, deixe a areia no mesmo nível que estava quando você retirou da embalagem. Cubra então a sua muda e com as suas mãos firme bem a terra ao redor da sua pequena árvore.
Para usar o tutor, você precisará de aproximadamente 2 metros de madeira e fixá-la ao lado da muda. Com um pedaço de corda amarre a sua muda à madeira, mas não aperte muito, deixe o suficiente apenas para segurar a muda. Pronto, agora você tem sua muda plantada corretamente.
Cuidados com Árvores
Principalmente na primeira fase de crescimento da sua árvore, alguns cuidados devem ser tomados para que ela cresça bem. Um desses cuidados é sobre as regas, onde logo nas primeiras semanas você regar dia sim e dia não sempre no período da manhã ou no final do dia. Evite horas que o sol esteja muito forte. Essa rotina deve ser mantida até que as primeiras folhas apareçam.
Depois que aparecerem as primeiras folhas, você vai mudar a frequência das regas sempre que a terra estiver completamente seca e principalmente nos meses que não tem chuva. Essa frequência deve ser mantida nos primeiros dois anos.
Quanto aos brotos que vão surgir nas laterais da planta, estes devem ser sempre aparados para que a planta cresça com mais força. Essa poda também vai ajudar a dar forma na sua árvore e evitar que ela cresça como um arbusto, principalmente se for plantada em calçadas. De tempos em tempos também indicamos que você adicione um pouco de composto orgânico ao berço onde sua arvore está cultivada. Os compostos são alimentos para plantas e, portanto, necessários para seus crescimentos. Dessa forma você garantirá um crescimento saudável para a sua árvore.
Não pinte os troncos de suas árvores, algo que comumente vemos em jardins ou árvores plantadas em calçadas. A tinta vai dificultar a respiração da planta e principalmente, ajudar no aparecimento de doenças. Outro cuidado muito importante que deve ser tomado é sobre as luzes na época do natal. Costumeiramente vemos árvores com centenas de luzes presas em seus troncos e isso é bastante prejudicial para a planta.
Dicas Para Plantio Correto de Árvores em Calçadas
É importante saber alguns detalhes quando você decidir plantar árvores em passeio público. O primeiro detalhe que deve ser observado é sobre a fiação do local. Em hipótese alguma cultive árvores que possam alcançar os fios dos postes, pois isso facilitará acidentes. O ideal é que você deixe pelo menos 3 metros de distância entre a copa da planta e os fios de alta tensão. Além de cultivar espécies de pequenos portes nessas calçadas, escolha um recuo necessário para que não atrapalhe a circulação nessa área que deve ser de pelo menos meio metro do meio fio.
Jamais plante duas árvores com menos de 1 metro da entrada de uma garagem. Lembre-se que por mais que você conheça o tipo de árvore que vai cultivar, ainda existem imprevistos no crescimento e elas podem se tornar um obstáculo depois de crescidas. Cerque um pouco a sua planta para livrá-la do vandalismo muito comum em espécies menores. Cuidado apenas quando for construir esse cercado para evitar pregos ou objetos cortantes, principalmente se existe uma circulação fácil de animais e crianças.
Espécies de Árvores Para Serem Cultivadas em Calçadas
Mais acima vimos alguns detalhes que podem ajudar na hora de cultivar as árvores na calçada. Na verdade se estes detalhes forem levados sempre em questão, independente do local onde você vai cultivar a sua planta, ela se desenvolverá muito bem de forma saudável. Escolhemos algumas espécies que são bem indicadas para cultivo em calçadas.
- Árvores de pequeno porte: Estas devem ser escolhidas para aqueles locais com menor circulação e que não haja perigo de depredação da planta. Também indicada para locais com fiação. Você pode então cultivar a Resedá, a Pata de vaca, a Manacá e a Quaresmeira.
- Árvores de médio porte: Estas também podem ser cultivadas em locais com fiação, mas evite em locais de fios com alta tensão e observe sempre o local para ver se não existe perigo de acidente. As árvores que se encaixam nessa categoria são as Acácias em geral, a Escova de Garrafa, a Grevilha e o Ipê Amarelo.
- Árvores de grande porte: Estas são indicadas apenas para áreas de passeio. Você pode cultivar o Ipê roxo e rosa, a Pau formiga, a Jacarandá e a Sibipiruna.