A enxertia é considero ramo da vivericultura e cultivo protegido. Considerado como método de multiplicação nas áreas vegetativas, tem o objetivo de juntar partes das plantas que se unem formando espécies únicas.
Porta-enxerto simboliza a porção inferior da unidade enxertada que constitui o sistema radicular. O externo está relacionado com a parte superior da espécie planejada para a constituição da copa.
Razões da enxertia: Necessidade de constante cultivo por causa das mudanças naturais propiciadas por categorias adultas, vantagens do porta-enxerto e perpetuação dos clones, representando única forma propagada de forma fácil frente os outros métodos distintos que objetivam a mesma defesa.
Existem duas formas de obtenção: Porta-enxerto (Via sementes ou enraizamento de estacas) e Enxerto (Plantas matrizes e borbulheiras).
Na encostia acontecesse a junção de duas unidades inteiras mantidas até que os selos se selem por completo. A garfagem consiste no enxerto feito com porção dos ramos carregado de gemas. Borbulhia reduz o enxerto em gema singular.
Encostia, garfagem e borbulha representam os três métodos básicos da enxertia.
Por Renato Duarte Plantier