Festuca-azul – Festuca Glauca

Espécies de plantas curiosas nós vamos encontrar às dezenas na natureza. Algumas acabam recebendo um destaque maior devido um detalhe ou outro. Fato é que quando uma planta é exótica, torna-se desejada por muitos e dão um ar totalmente diferenciado no ambiente. Mais abaixo você encontrará as principais informações sobre uma linda espécie de “grama”, a Festuca Azul. Além de conhecer mais sobre a sua formação, também encontrará dicas sobre o seu cultivo.

Festuca-azul - Festuca Glauca

Festuca-azul – Festuca Glauca

Ficha Técnica

Algumas plantas são bem curiosas e esse é o caso da Festuca azul, uma planta da família das Peaceae e que cientificamente recebe o nome de Festuca glauca. Categorizada como uma planta de forração, a festuca azul tem origem nos continentes asiático e europeu, sendo incidente em toda a região de ambos.  Com essa variação de ambientes onde é cultivada a festuca azul também acabou recebendo outros nomes populares como somente Festuca ou Grama Azul. Esse segundo nome é devido o formato e a cor da planta.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Quando são corretamente cultivadas, essa planta pode chegar até 20 centímetros de altura, o que podemos perceber que não se trata de uma planta grande, muito parecida mesmo com uma grama, sendo diferenciada pelas devido a sua textura não tão delicada. Essa espécie apresenta um ciclo de vida perene, o que significa que ela vai levar um tempo maior para concluir todo o seu ciclo de floração, podendo chegar a durar 2 anos  e com isso, você terá folhas aparecendo durante o ano inteiro.

Sobre a Formação Da Festuca Azul

A festuca azul é uma planta herbácea entouceirada. A família das Peaceae engloba todas as gramas e bambus que conhecemos então, você vai encontrar muita semelhança entre essa espécie e as outras mais populares. A folhagem dessa espécie é muito decorativa, principalmente quando ela se apresenta na variação azul.

A forma das folhas dessa espécie é bem linear, arqueadas e longas, podendo chegar até 20 centímetro de comprimento, o que vai ser levado muito em consideração quando falarmos da altura da planta. Como citamos mais acima, a coloração dessas folhas é azul um pouco acinzentadas, mas dependendo da fase em que você vai encontrar a sua festuca azul elas ainda se apresentarão na cor verde.

As inflorescências sempre aparecem no verão e são produzidas com a forma espigada e apresentando flores bem pequenas, mesmo porque a planta em si não tem um tamanho muito grande. Não existe nenhum valor ornamental adotado a essas flores, sendo elas apenas parte do ciclo de vida da planta, mas nada eficientes para a espécie.

Variações

Você vai encontrar diversas variações de festuca azul na natureza. Essas variações diferem-se quanto ao porte, a tonalidade das folhas e a densidade das touceiras. Algumas surgiram naturalmente e outras foram desenvolvidas com a hibridação de espécies da mesma família. A maioria das plantas produzidas foram “feitas” na Alemanha e por isso a maioria dos nomes está nesse idioma.

As principais variações da festuca azul sã: ‘Auslese’, ‘Azurit’, ‘Blaufink’, ‘Blaufuchs’, ‘Blauglut’, ‘Blauspatz’, ‘Boulder Blue’, ‘Caesia’, ‘Daeumling’, ‘Elijah Blue’, ‘Euchre’, ‘Golden Toupee’, ‘Harz’, ‘Meerblau’, ‘Seeigel’, ‘Silberreiher’ e ‘Uchte’.

Decorando Ambientes

Quando falamos em decoração, logo pensamos em plantas diferentes e que chamem a atenção. Esse “chamar a atenção” requer principalmente o uso de espécies delicadas, sem a necessidade de um tamanho exorbitante, mas que faça uma diferença muito grande no paisagismo que será montado em determinado local. Por esse motivo, a festuca azul é tão solicita.

Por ter uma textura de folhas mais finas, o que deixa a planta com uma certa elegância e também devido a sua coloração azulada o que é bem diferenciada em plantas que são cultivadas fora de ambientes mais frios, a festuca azul é hoje a planta mais utilizada em projetos paisagísticos da Europa. Quando utilizadas é feito forrações e também para a formação de maciços e bordaduras.

Observadas de longe, você terá a impressão que o seu jardim foi invadido por pompons gigantes, o que dá um visual muito bonito. Você pode também fazer um contraste eficiente utilizando peças como o piso do ambiente ou outras variações de festuca ou até mesmo espécies de plantas diferentes, contanto que tenham um certo alinhamento quanto ao tamanho para que você não desfavoreça essa espécie.

Você pode usar a festuca azul plantada isolada ou em grupos dispersos em jardins do tipo de pedra e/ou áridos. Elas também podem ser plantadas em regiões de litoral pois toleram a salinidade natural do solo presente nessas regiões.

Sobre o Cultivo Da Festuca Azul

Alguns detalhes são extremamente importantes quando se fala em cultivar uma planta. O clima é um desses detalhes, pois cada espécie precisa de uma temperatura ideal para se desenvolver bem e no caso da festuca azul, os melhores climas são o Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado e Tropical, climas típicos das regiões de origem da planta.

A festuca azul pode ser cultivada sob o sol pleno ou então sob a meia sombra. O solo deve estar devidamente fertilizado e enriquecido com matéria orgânica. Ele também deve ter uma boa capacidade de drenagem porque a festuca azul não vai tolerar ambientes onde o solo se mantenha muito encharcado e isso vai matar a sua planta.

Evite deixar a sua planta em locais onde exista uma grande circulação de pessoas ou animais porque a festuca azul não tolera pisoteio.  Evite também deixá-la em climas muito quente e caso venha cultivá-la em regiões litorâneas, deixe-a sempre sob a sombra e em ambiente muito fresco para evitar o ressecamento das folhas assim como a perda da sua coloração.

Apesar de delicada quando o assunto é pisoteio, como citamos mais acima, a festuca azul é bem resistente a períodos de estiagem, desde que estes não sejam muito longos e que você mantenha uma rega periódica para a sua planta. Com o tempo de cultivo, ela vai envelhecendo e morrendo naturalmente no centro da touceira. Quando isso acontecer, você pode fazer a divisão das touceiras e replantar a sua festuca azul que ela germinará perfeitamente.

A multiplicação dessa espécie é feita por sementes e também por divisão das touceiras no inverno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *