A figueira é um tipo de planta que gera frutos, os figos. Pertencente ao gênero Ficus que pertence à família Moraceae, compreende centenas de espécies de árvores e arbustos geralmente se propagam através dos trópicos. Todas as espécies do gênero Ficus produzem uma seiva leitosa e gomas, chamado látex, e produz um falso fruto, conhecido como figo, que é uma flor suculenta com a estrutura modificada.
As principais características da figueira são: o tamanho pequeno, de 2 a 8 metros, quando no estado selvagem, e com um copo grande em relação à sua altura, tronco cinza e com uma casca mais suave que as outras árvores. Não tem apenas uma raiz principal, mas sim várias raízes principais, mais ou menos superficiais, decorrentes a partir do tronco e com uma aparência fibrosa e poderosa, porém frágil.
Benefícios da Figueira
Os figos são ricos em vitaminas A1, B1 e C, e açúcar tornando-se um alimento muito nutritivo e energético, usado na medicina para aliviar a constipação, doenças pulmonares e a tosse. Há também conhaques e vinhos doces feitos pela fermentação dos figos, usado como um substituto do café em períodos de escassez.
O látex da figueira tem algumas enzimas proteolíticas capazes de digerir proteínas e tem sido utilizada para remover verrugas e amolecer calos e outras calosidades, mas pode causar reações alérgicas, como a dermatite, por exemplo, devido ao seu teor de furanocoumarins. Também tem sido usado para fazer queijo devido o seu poder de coagulação.
Precisamente o látex que a planta inteira tem, inclusive figos verdes, é um pouco tóxica, fato que merece ser levado em conta.
Curiosidades Sobre a Figueira
O nome genérico vem do latim Ficus: figueira, e caricatura: a partir de Caria, na Ásia Menor. A figueira é uma árvore conhecida desde a Antiguidade. Há 4.500 anos e foi encontrada no Egito, assim como em pinturas egípcias que mostram alguns monumentos funerários encontrados e apontados como um dos sinais de abundância na Terra Prometida do Antigo Testamento.
Este conhecimento desde os tempos antigos tem facilitado o surgimento de inúmeras lendas e mitos ao longo da história. Assim, alguns exemplos são quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso, e cobriram sua nudez com uma folha de figueira, ou os romanos que utilizaram a figueira em suas cerimônias religiosas que eram dedicadas ao deus Baco, ou o lobo que amamentou Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, debaixo de uma figueira.
A melhor época para a poda é no início da primavera, quando os brotos novos ainda não foram abertos. Em qualquer caso, nunca se deve podar os galhos grossos no inverno ou no outono, pois a seiva da figueira tende a sumir, em especial nos ramos, e pode perder toda a parte da copa afetada pela poda.
Por Heloisa Prado
o figo ñ é uma fruta q tem uma semente dentro, envolvida por uma película?!
nosssa eu não sabia de tudo isso meus deus eu acho que eu estou no amo