A Fitoterapia é a ciência que realiza pesquisas para empregar as plantas medicinais como forma de tratamento para doenças. Essas plantas podem também ser chamadas de ervas medicinais e estão sendo cada mais utilizadas com sucesso. E, ao contrário do que muitos pensam, não basta escolher qualquer planta para qualquer enfermidade.
Por isso, a Fitoterapia é considerada uma ciência, pois estuda as propriedades de todas as plantas e assim consegue resolver os mais variados problemas, de forma mais assertiva.
Além da medicina tradicional, temos na medicina alternativa várias outras opções de tratamentos de saúde e a Fitoterapia é a ciência que cuida de nossa saúde com tratamentos feitos a base de plantas medicinais.
As plantas medicinais, por sua vez, são aquelas que possuem propriedades terapêuticas que podem ajudar nos tratamentos de saúde das pessoas e com isso, ajudarem a melhorar a saúde do corpo como um todo.
As propriedades medicinais das plantas foram descobertas pelos índios e foi com eles que os europeus aprenderam. Os grandes conhecedores dessas plantas são os pajés das tribos indígenas.
Os chineses utilizam muito as plantas medicinais nos tratamentos das doenças e além da Fitoterapia a Homeopatia também faz uso de muitos remédios que são feitos com ervas e plantas medicinais.
As plantas medicinais fazem parte de uma área de estudo da Medicina Chinesa e têm grande importância para a cura de algumas doenças.
Para os adeptos da Fitoterapia, as plantas têm a função de recuperar o organismo de seus desequilíbrios e assim trabalham para restaurar o bom funcionamento do sistema imunológico. O mais interessante é que em grande parte dos casos as pessoas que fazem uso das plantas como medicamentos não tem efeitos colaterais.
Abaixo segue uma relação de algumas das plantas medicinais mais conhecidas:
-Camomila
-Alecrim
-Arruda
-Erva-cidreira
-Hortelã
-Sálvia
-Carqueja
-Gengibre
-Capim-limão
-Losna
-Funcho
-Malva
Todas estas plantas podem ser usadas em forma de chá e cada uma tem várias indicações