Frutas Comuns no Outono

Quando a temperatura cai dá sempre uma fominha extra e isso começa logo no outono e se arrasta até o fim do inverno. E quem está de dieta também sofre com essa tentação da guloseima que parece “atacar” o estômago nessas estações do ano. Porém, dá para comer muito bem sem colocar calorias extras na alimentação diária.

Os caldos e as sopas durante essa época cai melhor do que qualquer prato de arroz, feijão, bife e batatas fritas. E na hora da sobremesa, não tem desculpa, não precisa se deliciar com aqueles doces hipercalóricos porque tem muita fruta boa. Sim, estamos falando das frutas típicas do outono e do inverno.

E como o outono vem primeiro, que tal você aprender quais são as frutas dessa estação. Comprar fruta da época é comprar alimento de qualidade. Você vai ver uma lista com frutas que são ricas em minerais, fibras e muitas vitaminas.

Segundo os nutricionistas, você pode comer pelo menos 3 porções dessas frutas por dia. Veja!

1- A Goiaba

Essa fruta deliciosa é típica do outono e um dos seus principais nutrientes é o licopeno, que tem um alto poder antioxidante. Além de ser ótimo para pele, auxilia na prevenção contra o câncer de próstata.

O conselho dos nutricionistas é que a goiaba seja consumida com a casca, onde se encontra o nutriente chamado pectina. Essa fibra diminui os picos de insulina na corrente sanguínea e provoca saciedade. Isso porque ela faz com que a glicose seja absorvida de forma lenta.

Um pedaço de goiaba de 100 gramas tem 68 calorias.

2- A Pinha

Essa fruta ajuda a reduzir os níveis de colesterol graças a gordura mono poli insaturada. Sem falar que tem um alto teor de vitamina C e ferro. E não para por aí, a pinha é fonte de selênio e zinco, ambos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e promovem o combate aos radicais livres.

A pinha também auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.

Porém, os nutricionistas alertam para que não exista um consumo exagerado da fruta devido ao seu alto nível de glicêmico, que faz com que o açúcar no sangue se eleve muito rapidamente.

Uma porção de 100 gramas de pinha é igual a 101 calorias.

3- O Maracujá

Essa fruta é uma excelente fonte de vitamina C e na sua casca se encontra muitas fibras, infelizmente, quando se faz suco com a fruta, essa não é aproveitada.

A dica dos nutricionistas para aproveitarem o máximo o maracujá é separar a casca e deixar que ele seque, depois moê-la. Esses pedacinhos podem ser colocados no meio dos pratos.

Aliás, a farinha de maracujá é facilmente encontrada.

Quanto ao suco de maracujá é uma ótima receita para ajudar pegar no sono, pois possui efeito calmante.

Cem gramas de maracujá é igual a 68 calorias.

4- O Caqui

O nível glicêmico do caqui também é muito alto e ele também é rico em licopeno, como a goiaba. Quem está fazendo regime ou pessoas diabéticas devem tomar muito cuidado com a fruta. Porém, por outro lado, o caqui é rico em vitaminas E e C e mais fibras. Uma ótima fruta para quem está precisando regular o intestino.

O ideal é comer a fruta ou fazer suco com ela.

Cem gramas de caqui tem 71 calorias.

5- O Abacate

A mesma gordura que pode ser encontrada no azeite é encontrada no abacate. Ela é chamada de gordura mono insaturada e é excelente para a saúde cardiovascular.

O abacate também é fonte de vitamina E, zinco e selênio, todos que combatem os radicais livres.

Outra vantagem do abacate é ter poder antioxidante. Porém, se trata de uma fruta muito calórica.

A cada 100 gramas de abacate se está consumindo 160 calorias. Por isso, no caso de uma dieta, o abacate deve ser ingerido com moderação.

6- O Figo

O figo é considerado pelos nutricionistas como uma fruta que tem que fazer parte da dieta. É uma excelente fonte de fibras e zinco, mas tem um alto índice glicêmico.

O que dá aquela cor arroxeada da fruta é a sua substância chamada antocianidina, que também é um ótimo antioxidante. Excelente para o fortalecimento das unhas e para controlar a queda de cabelos.

E para a saúde, o figo auxilia no combate aos radicais livres e auxilia na luta contra doenças crônicas, como por exemplo, o diabetes.

A porção de 100 gramas de figo tem 136 calorias.

7- O Melão

O melão é um excelente diurético e acho que é fácil adivinhar porque. A fruta é praticamente toda composta de água. Sódio e potássio são algumas das suas substâncias benéficas para a saúde do corpo. E por isso, ajuda na diminuição da pressão arterial. Sendo assim, não é preciso falar que é uma boa opção para o sistema renal funcionar bem.

E não param por aí os benefícios do melão, ele é rico em vitamina A e magnésio e caroteno, com isso, previne infecções e auxiliar na visão.

A cada pedaço de 100 gramas da fruta se contabiliza 36 calorias.

8- A Tangerina

A fruta é rica em vitamina C e por isso, ajuda a combater o resfriado e os sintomas da gripe. Outra vantagem da tangerina é combater o estresse.

Os nutricionistas recomendam não desperdiçar o bagaço porque é rico em fibras.

A cada 100 gramas de tangerina se consome 53 calorias.

9- A Uva

A uva tem um excelente nutriente antioxidante chamado resveratrol. Ele ajuda a retardar o envelhecimento, além disso previne Alzheimer e doenças cardiovasculares. Mas, só quem come a casca da fruta é que está consumindo o nutriente, porque é onde ele tem a sua maior concentração.

A cada 100 gramas de uva está sendo consumida 69 calorias.

10- Coco

O coco é rico em gordura mono insaturada, o que faz o óleo de coco. Apesar de ser rico em gordura, o consumo não garante toda a quantidade que o corpo precisa por dia.

Além disso, o coco é rico em magnésio e de potássio. Mas, os nutricionistas alertam que o consumo  em excesso não é aconselhado, quando o assunto é quantidade de calorias.

A cada 100 gramas de coco estão sendo consumidas 354 calorias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *