Germinação da Flor
A função básica da flor é para precipitar a fusão do espermatozóide masculino com o óvulo feminino para produzir sementes e propagar espécies. O processo básico começa com a polinização, que a fertilização provoca, por sua vez, e isso leva à formação das sementes.
Existem várias maneiras que uma planta faz a dispersão de sementes. Ela pode espalhar também as suas sementes pelo vento ou a planta espalha pelo uso de sementes de pássaros e animais.
Semente
As sementes são a próxima geração e são o principal meio pelo qual uma espécie garante a sua continuação. A produção de muitas flores minúsculas em uma única planta é chamado de inflorescência.
Além de serem os órgãos reprodutivos das plantas com flores, as flores têm sido usadas pelos seres humanos em todo o mundo para embelezar seu ambiente e como fonte de alimento.
De uma forma resumida, o processo de germinação é a transformação de uma semente numa nova planta. A constituição da semente possui o embrião, o endosperma e o tegumento. Durante a fase de germinação, o endosperma é responsável por nutrir o embrião.
Como Germinar Uma Semente?
Aprenda abaixo uma técnica simples de como germinar uma semente. Porém, antes de começar, você precisa se atentar para uma informação importante:
- Você precisa conhecer do que a semente escolhida precisa. Conhecer bem as necessidades da semente é primordial para a boa germinação da sua semente. Informações como a quantidade de luz solar, de sombra, a profundidade de plantio da semente, o tipo de solo. Informe-se bem antes.
Agora sim podemos passar para a técnica de germinação. Confira abaixo os materiais necessários:
- Sementes de sua preferência;
- Sementeira;
- Substrato de qualidade ou uma mistura propícia para a germinação;
- Filme plástico;
- 1 vasilha plástica que caiba com folga a sementeira,
- Húmus de minhoca, sendo uma parte de húmus e 3 partes de substrato).
Como plantar:
- Coloque o substrato abaixo do limite da sementeira. Deixe cerca de 1,5 cm. Plante as sementes conforme informado na embalagem, considerando a profundidade indicada. Pegue a sementeira e deposite em uma vasilha com água. Aguarde até que a terra fique totalmente úmida. Espere até que terra fique sem nenhum ponto seco. Passe o filme o plástico e cubra, fechando bem. A parte de cima deve ficar bem esticada. Envolva toda a sementeira com o plástico e prenda na lateral. Assim, a sementeira ficará como se fosse uma estufa. Se quiser, pode fazer cerca de 4 furos com uma agulha em cada um dos espaços plantados, para que haja troca de ar. Mas não é necessário. Caso a terra comece a secar, basta colocar novamente a sementeira em uma vasilha com água. Não precisa retirar o plástico.
Existem alguns fatores muito importantes para que a germinação e que podem afetá-la. São eles:
- Oxigênio;
- Disponibilidade de água;
- Dormência da semente;
- Luz;
- Permeabilidade do envoltório da semente;
- Temperatura,
- Substâncias químicas.
Deles, o mais essencial é a disponibilidade de água. Ela é responsável por hidratar os tecidos, além de intensificar as atividades metabólicas essenciais para que ocorra o crescimento do eixo embrionário. Embora, seja tão essencial, a água deve ser na medida certa, pois o seu excesso pode reduzir a germinação, impedindo que o oxigênio penetre.