Goji – Lycium Barbarum

O Goji ou Goji Berry é o nome dado ao fruto de todas as espécies ligadas a Lycium Barbarum, que é o nome cientifico da planta.

O Goji é uma planta conhecida por apresentar inúmeras propriedades medicinais (principalmente no combate ao envelhecimento), pois é considerada uma fruta rica em aminoácidos e uma das frutas que possuem mais nutrientes.

O nome Goji é uma das formas populares que a planta é denominada. No entanto, existem outras formas populares pelas quais a planta é conhecida como: Bagas de Goji, Goji Berry, Licio da Barbária e Wolfberry.

O Goji é uma Planta

Essa espécie vegetal é nativa da Ásia (mais precisamente da China e regiões montanhosas do Tibete). A fruta faz parte da Medicina Popular Chinesa, sendo usado com fins terapêuticos há muitos anos por esse povo.

Na China, o consumo desta fruta feito diariamente está associado a uma vida saudável e longa.

A Família das Solanaceae

O Goji é uma planta que pertence a família das Solanaceae. Essa família é composta por 10 gêneros e 3.000 espécies. As espécies dessa família são encontradas com facilidade na América do Sul.

As plantas que compõem essa família tem grande capacidade de adaptação a diferentes condições de cultivo, o que torna a chance dessas plantas se tornarem invasivas muito grandes.

As espécies dessa família são encontradas sob o modo de ervas e arvores, e em poucas situações elas são encontradas sob a forma de trepadeiras.

Esta família – Solanaceae – possui grande importância econômica e alimentar para os seres humanos. Entre os integrantes desta família estão: batata, berinjela, pepino, pimenta, tomate, tabaco e o lírio.

As Características do Goji – Lycium Barbarum

O Goji é uma fruta bastante popular na China, sendo considerado um alimento muito saboroso e bastante funcional. Na China, O Goji é considerado como um tipo de remédio devido as suas diversas propriedades. Na atualidade, com a cultura oriental sendo difundida por todo o mundo, o Goji está se popularizando e conquistando apreciadores de todos os cantos do planeta.

O Goji é uma planta que possui ciclo de vida perene, isto é, a espécie vegetal possui um ciclo de vida longo, maior que dois anos.

O Goji é uma espécie vegetal arbustiva, que se caracteriza por ser uma planta de pequeno porte quando comparadas as arvores e apresentam ramificação próxima ao solo.

O Goji por ser um arbusto, é uma espécie vegetal de pequeno porte que possui uma altura media de 2,0 metros, contudo já foram encontradas especies da planta com até 4,0 metros de altura.

O Goji possui um caule muito ramificado, com ramos esparsos e espinhosos. O caule apresenta no inicio do desenvolvimento da planta uma textura herbácea, que com o passar do tempo vai ganhando lignina – substancia que faz com o caule das plantas possuam estrutura lenhosa – e se torna um caule lenhoso.

As folhas do Goji são de formato lanceolado (forma de lança) e formato ovalado (forma oval), apresentam coloração verde, são membranáceas (recordam a consistência de uma membrana).

As folhas do Gobi podem ser solitárias e alternadas ou fasciculadas, ficando em grupos de 03 (três) folhas juntas.

As flores do Gobi são hermafroditas, axilares e normalmente crescem no período do verão. As flores tendem a crescer em grupos que variam de 01 a 03 unidades. Elas possuem um cálice de formato campanulado (formato de sino) e corola em forma de funil, que possuem a coloração roxa.

Os frutos do Gobi normalmente aparecem no outono e são bagas de tamanho pequeno, com o comprimento sendo maior que a largura, de formato ovoide (forma de ovo). Os frutos do Gobi apresentam coloração vermelha, e possuem em torno de 06 a 16 sementes de cor marrom.

O Cultivo do Goji – Lycium Barbarum

O Goji é uma planta que gosta do clima quente e seco, no entanto, ela consegue se adaptar a locais úmidos. O Goji pode ser cultivado em locais que apresentam clima tropical, subtropical, equatorial, temperado, mediterrâneo e oceânico.

O Goji deve ser cultivado sob pleno sol e em um solo levemente alcalino, com boa capacidade de drenagem e de preferência fértil.

O solo pode sofrer enriquecimento nutricional com a aplicação de material orgânico e com a realização de irrigação de forma regular e periódica.

O Goji chega a ser resistente e tolerar o frio, contudo é interessante que seja realizado o seu cultivo em estufas nos momentos de inverno rigoroso (quando o Goji é cultivado em locais de clima temperado).

As podas podem ser realizadas após o momento da frutificação por parte do Gobi, pois elas estimular a renovação da folhagem e auxiliam na formação de um arbusto mais bonito, compacto e cheio.

A planta começa a frutificar no período aproximado de 01 a 03 anos após o plantio do Gobi.

O Gobi pode ser cultivado de forma isolada ou em grupo, sendo bastante utilizada pelos paisagistas para a formação das chamadas cercas vivas (delimitadores de áreas com o uso de plantas).

O Gobi é uma planta que também pode ser cultivada em vasos e caso seja amarrada e colocada em algum tipo de suporte, o Gobi pode ser tratado como uma trepadeira.

A colheita do Goji deve ser feita com bastante cuidado, pois os frutos são muito sensíveis e ficam amassados com muita facilidade.

O Gobi é uma espécie vegetal que tem um grande poder atrativo sobre os pássaros, que gostam de se alimentar dos deliciosos frutos da espécie vegetal.

A Multiplicação do Goji – Lycium Barbarum

A multiplicação do Goji acontece de 02 (duas) formas: por estaquia dos ramos lenhosos e por dispersão das sementes.

A multiplicação por estaquia consiste em formar estacas com os ramos lenhosos, essas estacas necessitam ter raízes, ramos e folhas para conseguirem ter a capacidade de se desenvolverem em uma nova planta.

A multiplicação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes geradas pela planta em locais aptos para o cultivo da espécie. As sementes do Goji se caracterizam pela extrema facilidade que possuem em germinar.

A Utilização do Goji – Lycium Barbarum

O Goji é uma fruta nutritiva e com muitas vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes naturais.

O Goji pode ser consumido in natura, sendo a forma mais comum de consumo do fruto quando este está desidratado, similar a uma uva passa. A desidratação do Goji pode ser realizada ao sol.

O fruto só deve ser consumido quando estiver maduro. Orienta-se que não se consuma o Goji quando este estiver verde, pois existem suspeitas ainda não comprovadas de que o fruto quando verde é toxico.

O Goji pode ser usado na culinária. O seu sabor recorda o tomate, a cereja e a uva passa. O Goji também pode ser consumido fresco, através de sucos, geleias, licores, vinhos e em pratos salgados (junto a porco, frango, legumes, sopas, saladas, arroz e molhos).

As folhas do Goji podem ser usada na preparação de saladas e de infusões.

O consumo do Goji traz inúmeros benefícios para as pessoas como por exemplo:

  • Protege o desenvolvimento de cancros;
  • Retarda o envelhecimento e aumenta a longevidade;
  • Diminui a ansiedade e o stress;
  • Alivia as dores de cabeça;
  • Ajuda a melhorar a memória;
  • Combate inflamações;
  • Combate a artrite;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Diminui o nível de glicose no sangue;
  • Ajuda a fortalecer as funções do fígado e dos rins;
  • Aumenta a libido;
  • Ajuda no desempenho sexual

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *