A planta chamada de hortelã-pimenta, de nome científico Mentha piperita pertence à família Lamiaceae. Ela é uma planta muito famosa pois é popularmente usada da medicina. Possui propriedades descongestionantes, antigripais, vermífugas, digestivas, analgésicas, etc. Também é utilizada na alimentação como condimento ou em chás de infusões. A sua substância ativa é o mentol, e ela é extraída do óleo da hortelã-pimenta.
A hortelã pimenta é uma erva aromática que possui aproximadamente trinta centímetros de altura e é semiereta. Delas, partem ramos que variam desde o verde escuro até o roxo purpúreo e as folhas são ovaladas e alongadas, com dentes. Ela é cultivada no mundo todo, apesar de ser nativa da Europa.
As folhas da planta de hortelã pimenta podem ser utilizadas em cosméticos e produtos de cuidados pessoais, como dentifrícios, enxaguantes bucais e purificadores de ar, além de maquiagens, produtos de banho e de cuidados com a pele. As folhas podem ser usadas secas, frescas e em chás. Mas o óleo essencial é o mais estudado e de importância econômica pois vêm sendo amplamente utilizado na medicina em geral.
O Óleo Essencial
Composto por mentol e mentona, de aparência incolor ou amarela pálida com forte odor de sensação gelada. O óleo essencial é muito utilizado na medicina por possuir características hidrofóbicas. E por isso ele possui uma capacidade de interagir com as moléculas lipídicas das membranas celulares, facilitando a permeabilidade celular.
O óleo é extraído da planta de hortelã-pimenta por destilação a vapor. Toda a planta fresca é ressecada e usada antes de florir. Os componentes do óleo são: mentol, mentona, acetato de mentilo, 1,8-cineole, limoneno, beta-pineno, beta-caroteno.
Este óleo, assim como os outros óleos essenciais, não deve ser tomado por via oral e deve ser de uso tópico, diluído com um óleo transportador antes de aplicar na pele.
Benefícios Da Hortelã-Pimenta
Acredita-se que as infusões possuem efeitos calmantes. Além disso o óleo da hortelã-pimenta
Ainda é associado no tratamento de várias doenças, como o tratamento de cólicas, flatulência, diarreia, náusea, ansiedade e depressão, dores musculares e nervosas, resfriado, indigestão e síndrome do intestino irritável. Também pode ter sido associada ao tratamento de úlceras.
Indigestão
A hortelã pimenta acalma os músculos do estômago e aumenta o fluxo da bile. Isso faz com que o corpo conduza melhor o processo de digestão.
Síndrome Do Intestino Irritável
A planta foi estudada e pode ajudar de diversas maneiras a diminuir os sintomas da síndrome do intestino irritável. Dentre eles, dor, inchaço, diarreia e gases. Além disso os espasmos e os movimentos involuntários que causam dor podem ser amenizados.
Condições Da Pele
O óleo de hortelã-pimenta pode ser usado topicamente na pele em várias ocasiões e acalmar irritações e coceira, diminuir inchaço e vermelhidão. Para usar, basta diluir o óleo de hortelã pimenta (3 a 5 gotas) em azeite extra virgem.
Dores De Cabeça E Enxaquecas
A aplicação do óleo essencial diluído na testa pode auxiliar na diminuição de dores de cabeça relacionadas à enxaqueca. Um estudo mostrou que ele pode ser tão eficaz quanto o tylenol e o paracetamol para alívio dessas dores.
Resfriados E Gripes
O mentol é um descongestionante potente, que é vasoconstritor e diminui as membranas inchadas no nariz, melhorando a respiração. Além disso é também um ótimo expectorante, que elimina os mucos dos pulmões.
Náusea E Vômito Induzidos Pela Quimioterapia
Um estudo mostrou que os pacientes que inalavam o óleo de hortelã pimenta diluído tiveram uma significativa redução nos eventos eméticos nas primeiras 24h após a quimioterapia.
Outros Usos
- Rinite
- Sinusite
- Fadiga
- Indisposição
- Dores musculares
- Infecções bacterianas e fúngicas