Informações Sobre a Melancia

A popular Melancia, que possui o nome cientifico de Citrullus Lanatus, é uma planta hortícola (plantas apelidadas de verduras, legumes ou vegetais e incluem em seu grupo as raízes, bolbos, hortaliças e frutos), herbácea (planta de caule macio, não lenhoso) rasteira e com características de uma planta trepadeira (plantas que quando amparadas por suporte apresentam crescimento horizontal).

A Melancia também apresenta o nome popular de Melancieira, e é uma planta pertencente a família das Cucurbitaceae (família de plantas que se caracterizam por serem herbáceas perenes ou anuais que morrem após a sua reprodução).

Melancia

Melancia

A Melancia é uma planta oriunda do continente africano (regiões secas da África), sendo hoje, uma planta muito cultivada nas regiões tropicais, no entanto ela se adapta com facilidade a outros locais com climas: equatorial, mediterrâneo ou subtropical. A Melancia também pode ser cultivada em estufas para produção de frutos.

Devido a essa facilidade de adaptação e a sua grande resistência, a Melancia está sendo cultivada praticamente em todo o planeta, e atualmente é a segunda fruta mais produzida e cultivada que existe, perdendo apenas para a banana.

A Melancia foi trazida para o Brasil pelos escravos, se tornando uma planta bastante cultivada e apreciada em nosso país.

Características da Melancia

A melancia é uma planta que possui hábitos rasteiros, e chegam a alcançar 05 metros de comprimento. Ela é uma planta de caule longo, ramificado, flexível, coberto por pelos.

As suas folhas são recortadas e divididas em lobos, e se formam ao longo do caule não lenhoso ou dos ramos. O caule da Melancia são rastejantes e possuem gavinhas ramificadas.

As suas flores são pequenas e apresentam uma coloração amarela e ficam isoladas, podendo ser masculinas, femininas e masculinas e femininas ao mesmo tempo (monoicas) e estão presentes na mesma planta. A sua polinização pode ser feita por insetos.

Os Frutos da Melancia

A melancia produz frutos que são conhecidos pelo nome popular da planta – Melancia. Eles se caracterizam por serem muito gostosos e apreciados por muitas pessoas em todo o planeta.

O fruto é do tipo pepônio (fruto que apresenta uma polpa volumosa e uma cavidade grande, cheia de placenta que contem muitas sementes), que possui uma casca grossa e além de grande é bastante pesado.

A casca da melancia pode apresentar vários tons de cor, podendo ser verde (a mais comum) chegando a verde acinzentado, ela normalmente apresenta estrias e manchas.

A polpa da Melancia é bastante suculenta e saborosa. Ela é doce e bastante refrescante. Na maioria das vezes se apresenta na cor vermelha, mas pode apresentar coloração amarela, laranja e cor de rosa dependendo da variedade ou espécie de melancia.

Melancia e Pressão Alta

Melancia e Pressão Alta

A Melancia possui propriedades hidratantes (a fruta possui 90% de água), além disso, a Melancia possui uma grande quantidade de nutrientes, como: açúcar, proteínas, Vitamina A, Complexo Vitamínico B (B1, B2 e B3), Vitamina C e diversos Saia Minerais (Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio).

As sementes possuem formato de gota, grandes e normalmente são marrons, podendo ser pardas e brancas também.

Normalmente a melancia é consumida de maneira natural, sendo apenas guardada em geladeira ou refrigerador para melhor conservar (a melancia pode ser conservada em geladeira por um período de 02 semanas).

Da polpa da melancia, pode ser obtido um suco muito gostoso, que pode ser feito liquidificado ou centrifugado (quando for fazer o suco da melancia é interessante tirar as sementes).

Os frutos pequenos e a casca da melancia podem ser consumidos como legumes – fritos e em conservas, como se fossem picles (isso é feito comumente nos estados Unidos). A Casca pode ser utilizada para fazer compotas e geleias.

Na China, as pessoas consomem as sementes. Essas são torradas e temperadas, da mesma maneira que é feita com as sementes de girassol.

 O Cultivo da Melancia

A Melancia é uma planta deve ser cultivada a sol pleno, preferencialmente em solo fértil, que tenha uma capacidade de drenagem (capacidade de absorção de água por parte do solo), que seja enriquecido com material orgânico (adubo e fertilizantes) e que seja irrigado de forma constante (uma vez a cada dois dias).

O plantio da Melancia deve ser feito no local definitivo, em covas largas e profundas e que tenham sido adubadas.

A plantação de Melancias não suporta umidade excessiva e temperaturas baixas, e a Melancia é uma planta muito suscetível a pragas, ervas daninhas e doenças, que precisam ser combatidos para que não gere uma infecção na plantação.

O Ciclo da Melancia (que vai do plantio a colheita) dura cerca de 120 dias, após esse período já pode realizar a colheita dos frutos. Para saber se a fruta está madura e pronta para ser colhida, basta observar se ela mudou de cor na parte que está encostada ao chão (muda da cor branca para a amarelada) e quando batemos na casca ela apresenta um som oco, enquanto a Melancia Verde apresenta um som metálico.

O plantio da Melancia pode ser feito durante todo o ano nas regiões mais quentes, e nas regiões que apresentam um clima mais frio nos períodos de agosto a novembro.

A propagação da planta ocorre através de suas sementes que são colocadas em pequenas covas para gerarem uma nova planta.

Propriedades Medicinais da Melancia

A Melancia é uma planta que possui uma série de propriedades medicinais. Ela possui propriedades diuréticas, e devido a isso o seu consumo é recomendado para as pessoas que apresentam problemas renais, que fazem dieta para emagrecer, para quem tem pressão alta, reumatismo e gota.

A parte comestível (polpa) da melancia possui 90% de água, e isso torna a fruta como uma espécie de refrescante para o sangue. Devido ao alto teor de água da melancia, ela é uma fruta que não deve ser consumida após as refeições pois tornará a digestão mais lenta.

O suco de melancia ajuda a realizar a eliminação do acido úrico. Alem disso, o suco de melancia faz a limpeza do estomago e do intestino.

Devido a essas propriedades o suco de melancia pode ser indicado para ser consumido pelas pessoas que estão fazendo tratamento contra: a acidez estomacal, obesidade, bronquites, problemas de boca e garganta.

Benefícios

O suco de melancia quando junto com limão e mel, pode ser utilizado contra: resfriados, catarros, excesso de bílis e gosto amargo da boca.

Além de todas essas propriedades medicinais, o suco de melancia ajuda a proteger contra o câncer e a oxidação celular.

A semente da Melancia pode ser utilizada no preparo de uma bebida (chamada orchata) ou suco que possui efeitos de vermífugo e é levemente diurético.

As sementes quando torradas e aplicada sobre qualquer tipo de ferida elas conseguem amenizar a dor.

No combate da febre, as pessoas podem tomar suco de melancia ou então, colocar fatias de melancia sobre a própria barriga. No combate a Erisipela (infecção da pele), pode ser usada uma pasta feita com a polpa e a casca da melancia triturada.

Devido a Melancia possuir o aminoácido citrulina, ela deve ter o seu consumo evitado por pessoas que tem as doenças chamadas artrite reumatoide e a citrulinemia (espécie de alergia a citrulina).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *