Temos na natureza uma infinidade de plantas que podem ser utilizadas tanto para ornamentação como para consumo e esse consumo pode ser como tempero ou uso medicinal. Saber as funções medicinais de uma planta é muito importante, pois podemos substituir remédios com químicas fortes, que podem até causar outra doença além do que, esses remédios são mais baratos e podem ser cultivados no quintal das nossas casas.
Vamos aqui conhecer um pouco mais sobre a Quebra Pedra, uma planta fácil de ser cultivada e que tem poder medicinal muito extenso. É muito popular, principalmente na região Nordeste do nosso país, porém ainda existem muitas funcionalidades que são pouco conhecidas. Além de conhecer um pouco mais sobre as plantas, vamos também aprender a fazer o famoso chá de quebra pedra.
Ficha Técnica
Phyllanthus Niruri é o nome biológico dessa planta da família das euforbiáceas. Ela também é popularmente conhecida como arrebenta pedra e erva pombinha, porém nenhuma dessas duas denominações são mais populares do que a quebra pedra. É uma planta de porte entre pequeno e médio atingindo uma altura máxima de 70 centímetros em sua fase adulta. É de origem brasileira, mas existem outras regiões onde a planta é cultivada como na América em sua totalidade e parte da Europa.
A quebra pedra prefere solos mais úmidos e sombreados. A germinação é feita por sementes que devem ser colocadas ao solo em covas com 20 x 30 centímetros de espaçamento entre cada muda para que elas cresçam livremente e sem perder as suas propriedades. O solo deve estar bem adubado com esterco de curral curtido ou esterco de galinha além de compostos orgânicos se a areia for pobre nesse recurso.
Como é uma planta para consumo, evite totalmente o uso de agrotóxicos ou qualquer substância que possa alterar as características naturais da planta ou tirar alguma de suas funcionalidades.
A quebra pedra tem função medicinal muito ampla, mas a aplicação maior é no tratamento caseiro para cálculos nos rins e na bexiga.
http://www.youtube.com/watch?v=O–FhR043JQ
Funções Medicinais
Apesar de ter funções conhecidas mais no tratamento de cálculos, remédios feitos à base de quebra pedra também têm funções diversas e pouco conhecidas. Vamos conhecer algumas
- Adstringente
- Analgésica
- Antisséptica
- Anti diarréica
- Antiespasmódica
- Anti-hipertensora
- Anti-hipercolesterolêmica
- Anti-hepatite B
- Anti-hepatotóxica
- Anti-inflamatória
- Antiinfecciosa das vias urinárias
- Antidiabética
- Antitumoral
- Anticancerígena
- Antivirótica
- Desobstruente
- Diurética
- Febrífuga
- Hipoglicêmica
- Purgativa
- Relaxante e sedativa
- Sudorífera
- Tônica
- Vermífuga
Essas são as principais funções da planta, mas devido a intensidade de pesquisas que são feitas em laboratórios, comumente são descobertas novas formas de uso e novas curas ou tratamento, portanto, é sempre bom pesquisar sobre as reais funções dessa e de qualquer tipo de erva.
Contra Indicações
Existem algumas contra indicações para a quebra pedra assim como existe para qualquer outro tipo de medicamento, então é sempre bom estar ciente para evitar problemas de saúde mais graves.
No caso da quebra pedra, nenhum medicamento dessa planta deve ser utilizado por crianças, mulheres grávidas e/ou que ainda estejam amamentando, pessoas que possuem algum tipo de alergia a plantas do mesmo gênero da quebra pedra (Phyllanthus) ou alergia à medicação natural. Evitar também ser consumida em doses altas, pois a quebra pedra é abortiva e purgativa e pode nesses casos, torna-se tóxica. Assim como deve ser evitada em doses altas, deve também ser evitado seu consumo em períodos por mais de 21 dias.
Consumo da Quebra Pedra
A forma mais comum de consumo medicinal da Quebra Pedra é seu chá, porém já encontramos cápsulas e até mesmo a granel. Cada um desses medicamentos deve ser consumido de acordo com prescrição para evitar qualquer tipo de infecção. O chá é mais popular devido a quebra pedra ser de fácil cultivo o que torna mais prático e mais barato.
Apesar de ser natural, é bom sempre visitar um médico de sua confiança para saber se o seu organismo não apresenta nenhum tipo de limitação à essa planta ou a sua forma de medicamento.
Chá de Quebra Pedra
Já que o chá de quebra pedra é a forma mais comum de consumo dessa planta, vamos ensinar como prepará-lo para seu consumo. Para cada tratamento você precisará preparar o seu chá de forma diferente, então escolhemos as principais funções e vamos ensinar como preparar.
Cálculos renais – 2 colheres de sopa de quebra pedra seca / 1 litro de água.
Câncer – 40 gramas de quebra pedra seca / 1 litro de água
Diabetes – 75 gramas de quebra pedra / 1 litro de água
Distúrbios Renais – 30 gramas de quebra pedra / 1 litro de água
Diurese – 35 gramas de quebra pedra / 1 litro de água
A forma de preparo de todos os chás é a mesma. Você precisará acrescentar a quantidade de folha de quebra pedra na quantidade de água indicada e deixar em fogo algo até ferver. Depois de fervido, tampe a panela e deixe por 15 a 20 minutos e então coe. O chá pode ser tomado doce ou não, dependendo do seu gosto. Tome de acordo com cada problema de saúde.
Como Tomar o Chá de Quebra Pedra
Você precisará tomar uma quantidade determinada do chá de quebra pedra para que ele faça efeito no seu tratamento. Assim como no tópico anterior, selecionamos os principais motivos de ingestão do chá para vocês aprenderem como tomar.
Para cálculos renais – Você pode tomar o chá a vontade durante o dia e por 3 semanas seguidas.
Para câncer – Tomar 3 xícaras de chá por dia.
Para diabetes – tome 2 xícaras por dia
Para distúrbios renais – tome 3 xícaras por dia
Para diurese – tome 3 xícaras por dia
É importante ressaltar que ao consumir o chá, mantenha uma linha de horário diário para evitar tomar muito do líquido em um espaço curto de tempo. Se o seu problema de saúde se fizer a necessidade de tomar o chá de quebra pedra por mais de 21 dias, quando atingir esse período, faça uma pausa de 7 dias para desintoxicação do seu organismo.
é muito bom sabe, e ter oconhecimento desta planta quebra pedra valeu .