Lambari – Tradescantia Zebrina

O Lambari é uma planta nativa da América do Norte, com origem no México. Ele possui o nome cientifico de Tradescantia Zebrina.

O Lambari é um dos nomes populares da Tradescantia Zebrina, contudo existem outros nomes populares como: Judeu Errante, Trapoeraba Roxa, Trapoeraba Zebra e Onda do Mar.

Lambari – Tradescantia Zebrina

Lambari – Tradescantia Zebrina

A Tradescantia Zebrina tem como sinônimos no reino vegetal a seguinte nomenclatura: Tradescantia Pendula, Tradescantia Tricolor, Commelina Zebrina, Zebrina Purpusi, Cyanotis Zebrina, Cyanottis Vittata e Zebrina Pendula.

O Lambari é uma espécie pertencente a família das Commelinaceae, que é composta de 40 (quarenta) gêneros e 652 (seiscentos e cinquenta e duas) espécies. No Brasil, existem 13 (treze) gêneros e em torno de 60 (sessenta) espécies desta família.

A família das Commelinaceae é composta por ervas (plantas herbáceas), com inflorescências cimosas, muitas vezes com uma única flor. As flores são vistosas e o fruto é do tipo baga ou capsula.

Esta planta foi introduzida em nosso país para fins ornamentais, e adaptou-se muito bem ao clima brasileiro e acabou se tornando uma planta invasora (devido se desenvolver com facilidade em ambientes de sombra impedindo que as plântulas se desenvolvam de maneira adequada).

http://www.youtube.com/watch?v=9_yhZfHc0aI

As Características Do Lambari – Tradescantia Zebrina

O Lambari é uma planta herbácea (espécies que possuem caule macio, normalmente rasteiras e não possuem lignina), reptante (cresce emitindo brotos rastejantes junto ao solo), perene (possuem longo ciclo de vida), com grande rusticidade (capacidade de desenvolvimento sem maiores cuidados), apresentando uma folhagem prostrada e suculenta (com capacidade de armazenar água).

O Lambari é uma planta de pequeno porte, que chega a atingir uma altura media de 60 (sessenta) centímetros.

O Caule do Lambari é bastante flexível, suculento e muito ramificado.

As Características Do Lambari – Tradescantia Zebrina

As Características Do Lambari – Tradescantia Zebrina

As folhas do Lambari possuem características decorativas e ornamentais, elas possuem um formato ovalado e são brilhantes. Possuem a coloração verde escura, com duas listras de zonas de coloração diferente (prateadas) na face superior e completamente arroxeada na parte inferior das folhas.

As flores do Lambari são de tamanho pequeno, possuem 03 (três) pétalas e são de coloração rósea. As flores do Lambari não possuem nenhuma importância ornamental, sendo as flores secundarias ornamentalmente perante as folhas.

Os frutos do Lambari são secos e são dispersos por fatores abióticos (influencias que o Lambari sofre do ecossistema – meio ambiente, luz, temperatura, vento e outros).

O Cultivo Do Lambari – Tradescantia Zebrina

O Lambari é uma planta apropriada para ser cultivada em locais quentes e umidos, sendo típica de ambientes que apresentam o clima tropical, no entanto o Lambari consegue se adaptar com facilidade para ser cultivado em regiões que possuam climas: equatorial, oceânico e subtropical.

O Lambari deve ser cultivado a meia sombra, luz difusa ou na sombra mesmo. O solo ideal para o cultivo do Lambari é o fértil, e este para melhorar as suas condições de fertilidade, pode sofrer adubações para enriquecimento com aplicação de material orgânico. É importante que o solo se mantenha úmido para o bom desenvolvimento e sobrevivência por parte do Lambari. No entanto, é necessário diferenciar o solo úmido do solo encharcado, o excesso de água pode sufocar as raízes dessa bela espécie vegetal.

A luminosidade é um fator importante para o desenvolvimento do Lambari, contudo é necessário bastante cuidado, pois quando exposta ao sol em demasia ou ao sol forte, as folhas dessa espécie vegetal podem ser queimadas.

Por ser uma planta tipicamente tropical, o Lambari é uma espécie vegetal que não tolera frio rigoroso e nem geadas, contudo consegue se adaptar ao cultivo em estufas nos países que possuem clima temperado.

Por ser uma planta de pequeno porte, apresentar um aspecto compacto e a sua fácil adaptação ao cultivo na sombra, o Lambari é uma excelente planta para a composição de forrações para locais de sombra. Nesse tipo de situação, raramente os gramados conseguem se desenvolver e vingar na composição dessas forrações.

O Lambari pode ser plantado em vasos, jardineiras e cestas suspensas. Esse tipo de cultivo é bastante apreciado pelas pessoas, pois acaba realçando a bela folhagem desta espécie que fica com a folhagem pendente. Nessas situações de cultivo, a realização de adubações deve ser leve e as regas devem ser constantes e frequentes, que irão ajudar a estimular o crescimento vistoso do Lambari.

É necessário tomar cuidado com o crescimento do Lambari, pois esta planta exótica tem um grande potencial invasor, por isso é interessante que se controle o crescimento excessivo, impedindo que o Lambari se torne uma planta invasora e inconveniente.

Não é necessária a realização de podas para o desenvolvimento pleno do Lambari.

A Multiplicação Do Lambari – Tradescantia Zebrina

O Lambari é uma espécie vegetal que se multiplica de duas formas: por estacas e pela divisão da ramagem enraizada.

A multiplicação por estacas consiste na separação de ramos com raízes em formatos de pequenas estacas para a geração de mudas para o cultivo em local apropriado. Essas estacas precisam ter folhas e raízes para que possam ter condições de quando plantadas em outro local, tenham condições de se desenvolver e gerar uma nova planta.

A multiplicação por divisão da ramagem enraizada consiste na divisão dos ramos enraizados do Lambari, com o intuito de formarem pequenas mudas par serem plantadas em locais apropriados. É ideal que os ramos possuam raízes para que a planta consiga se desenvolver.

Os Usos Do Lambari – Tradescantia Zebrina

O Lambari pode ser usado tanto para fins ornamentais como para fins medicinais.

O uso do Lambari com fins ornamentais ocorre devido ao fato dele ser uma espécie vegetal exótica, devido a sua bela folhagem. O Lambari é encontrado em parques públicos, condomínios, jardins diversos e extensos canteiros onde é plantada para a formação de grandes tapetes em jardins sustentáveis que exigem baixa manutenção. Devido ao fato do Lambari apreciar a umidade, o cultivo desta exótica planta terá melhor desempenho e desenvolvimento se cultivada em áreas úmidas como as próximas a baixadas e logos.

O Lambari é bastante utilizado pela medicina popular, que usa os efeitos medicinais desta planta para aliviar dor na bexiga, cistite, amenorreia e tratar problemas vasculares, infecção urinária, problemas no útero, tuberculose e pressão arterial.

No México, existe uma bebida feita a base do Lambari com limão, que é utilizada como tônico e consumida fria. Na medicina popular mexicana (onde a planta é nativa), o Lambari é usado para tratar males ginecológicos, disenteria, indigestão de alimentos, dor de dente e defecar pouco e com a presença de muco e sangue. No caso de usar o Lambari juntamente com limão, serve para o tratamento de erisipela, gastrite, micção escassa, infecção urinaria, inflamação da bexiga, dor de cabeça e etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola, estou escrevendo um projeto sobre essa planta. Onde vocee achou essas informações sobre ela? Desde ja, grata

    Ana 7 de dezembro de 2018 22:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *