A planta popularmente conhecida como Laurotino tem como nome científico Viburnum tinus e pertence à família Adoxaceae. Uma planta que se encaixa na categoria de arbustos e cercas vivas. Os climas preferidos por essa planta são o subtropical, temperado e continental.
A origem do Laurotino é a Europa, pode atingir uma altura entre 2,4 a 3,0 metros e a luminosidade ideal é a meia sombra ou então a sol pleno. O seu ciclo de vida é perene e se mostra uma planta com potencial para paisagismo.
Descrição do Laurotino
O arbusto lenhoso conhecido no Brasil como Laurotino e em Portugal como Folhado é bastante utilizado no paisagismo. O caule é bastante ramificado e ereto, a sua copa tem um formato arredondado. As folhas dessa planta são perenes, brilhantes, opostas, coriáceas, suas margens são onduladas e pubescentes com pecíolos avermelhados.
As inflorescências dessa planta se formam na primavera e no verão e são do tipo cimeira com inúmeras flores cerosas, rosadas e brancas com um perfume bastante característico. Os frutos dessa planta aparecem durante o verão e são pequenas drupas, azul escuro e metálico, ovais e que não podem ser ingeridos pelo fato de serem tóxicos.
Existe uma grande variedade de Laurotinos aqueles que têm folhas abundantes, variegadas, anãs entre outros. Dentre as subespécies mais importantes estão a Viburnum tinus rigidum que tem sua origem nas Ilhas Canárias, a V. tinus tinus que tem sua origem na região mediterrânea e a V. tinus subcordatum que vem dos Açores.
A Utilização do Laurotino
Esse arbusto é bastante diversificado e pode ser utilizado isolado ou então em pequenos grupos para formar cercas-vivas formais ou informais. Também pode ser usado para delimitar canteiros, oferece grande elegância para esses espaços. Pode ser cultivado ainda como um tipo de arvoreta alcançando aproximadamente entre 2 e 3 metros de altura.
Uma planta que pode ser cultivada em vasos e jardineiras principalmente as variedades conhecidas como anãs. Tem um tipo de planta mais apropriada para cada função no jardim, algumas com folhagens mais densas e outras mais frutíferas entre outros, tudo depende da necessidade.
O Cultivo do Laurotino
O cultivo dessa planta deve ser feito a sol pleno ou então a meia-sombra. O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica além de drenável e com irrigação em intervalos regulares principalmente no primeiro ano depois do plantio. Uma planta que tem um visual bastante rústico e que tem boa tolerância ao frio e a estiagem.
Nos casos em que o Laurotino é queimado pelas geadas volta a brotar na primavera. A multiplicação desse arbusto deve ser feita através de sementes e estaquia dos ramos além das técnicas de enxertia e alporquia. Vale destacar que as sementes dessa planta possuem um longo período de dormência e precisam de períodos de frio e calor para que o embrião se desenvolva.
O mais indicado é que se faça o plantio das sementes durante o verão que possam germinar na primavera.
Dicas Práticas de Plantio do Laurotino
Para que a planta responda melhor e cresça de forma mais saudável a dica é contar com um solo rico em matéria orgânica e que esteja bem drenado para não correr o risco de afogar as raízes.
Em relação ao adubo é interessante adubar a planta duas vezes por ano, no período antes da floração na primavera e outra vez antes de a planta entrar em estado vegetativo. Cuide também da poda do Laurotino uma vez que ele aceita poda de formação, aproveite para fazer a estaquia dos ramos em areia úmida.
Pode ser usado como cerca viva embora nem sempre responda bem, a dica é deixar o arbusto livre para que o seu crescimento forme um grande maciço.
Uso Decorativo do Laurotino
Como já dissemos o Laurotino é uma planta bastante interessante para ser usada de forma decorativa. Pode ser cultivada isolada sobre gramados, renques de dimensões grandiosas e até mesmo em conjunto com outras plantas coloridas como os Crótons, por exemplo, e até mesmo com plantas variegadas que tem um belo resultado.
Dicas de Cultivo
Irrigação
Como toda planta o Laurotino precisa de água, porém, é importante observar a quantia de água que se está depositando na planta. No caso do cultivo em vasos e jardineiras é interessante observar o quão úmido está o substrato da planta. Se o substrato ainda está úmido é sinal de que a planta ainda tem água e que se você irrigá-la novamente pode acabar encharcando as raízes e assim provocando o seu apodrecimento.
Muita água acumulada na planta pode ser a abertura do caminho para o surgimento de fungos. Dessa forma fique sempre de olho e cuidando da quantidade de água que você está usando para irrigar o seu Laurotino. Quando o substrato está seco significa que a planta precisa de água então a regue.
Luz
A Laurotino é uma planta que deve ser cultivada a sol pleno ou então a meia-sombra dessa forma busque um local no seu jardim que tenha incidência do sol. Se você vai cultivar esse arbusto num vaso deve cuidar para que ele tome um pouco de sol durante o dia próximo a uma janela.
A luz é fundamental para que a planta faça fotossíntese e assim produza os seus nutrientes. Algumas plantas são mais intolerantes ao sol do que o Laurotino, porém, esse arbusto é relativamente fácil de cultivar e não tem tantas exigências nesse ponto. Além disso, se trata de uma planta bastante resistente que pode sobreviver a fortes geadas.
Mesmo que o Laurotino seja queimado durante as geadas do inverno volta a florescer na primavera. Sendo assim pode ser uma boa dica de planta para quem mora na região sul do Brasil em que os invernos costumam ser bastante rigorosos.
Uma Planta Bonita
O Laurotino além de ser fácil de cultivar também é uma planta que se destaca pela sua beleza e pelo visual que apresenta depois que floresce. Pode ser uma ótima alternativa para quem deseja colorir o seu jardim ou a sua casa. Você pode encontrar sementes de Laurotino para vender e assim cultivar na sua casa.