Losna ou Absinto: Planta Medicinal Usada Para Curar Dores no Estômago

O Uso das Ervas

A medicina floral é muito utilizada em todo o planeta, é normal indicarmos este ou aquele tipo de chá para satisfazer e resolver muitos males que nos incomodam. Desde sempre o Homem indica para a cura e a solução de problemas de saúde o uso de ervas medicinal, e chás quase que milagrosos.

A Crendice Vs Realidade

Saber diferenciar o mito da realidade e a verdade cientifica de se tratar desta ou daquela maneira é um assunto a ser discutido e necessário.

Existe uma crendice popular que garante que os males do fígado são curados com plantas de gosto e aroma amargo. E dependendo do mal, pode ser real. Se for uma mal estar, por exemplo, iniciado por um excesso na hora da alimentação ou mesmo por um excessivo consumo de álcool, pode ser bem salutar e ajudá-la a resolver, mas se for um problema crônico, como uma cirrose, ou uma gastrite, por exemplo, que as pessoas confundem facilmente como mal estar e ou indisposição no fígado podem na realidade prejudicar.

A Losna o Absinto e suas Aplicações

Dependendo de sua aplicação a Losna ou Absinto pode ser bom para a saúde ou mesmo alucinógeno se for envolvido num preparo voltado para o licor. Com um sabor marcante, agressivo e amargo esta planta se destaca em relação a outras por sua diversidade de aplicações e suas disfunções com relação ao preparo.

O Surgimento do Absinto

No começo do século passado, uma bebida de nome e a base de Absinto, fora proibida, devido a sua capacidade alcoólica e alucinógena. Acreditavam a este uma atitude até mesmo sobrenatural, e diabólica, levando a proibição do consumo e da venda, bem como outras atividades relacionadas a este tipo de planta e alquimia.

A Atividade Medicinal

A atividade medicinal neste caso vai de encontro ao alivio que a amargura da planta consegue fazer em uma indisposição estomacal, e ânsia de vômitos serem tratadas e sentir um alivio maravilhoso com relação a esta aplicação.

Sua atividade digestiva tem angariado ao longo dos tempos muitos elogios e defensores, que vêem nesta eficiente qualidade a solução para momentos terríveis de serem encarados.

A Corrente Contrária

A corrente contrária que diz se tratar de um alucinógeno e toxicante tem embasamento nas investigações científicas e pesquisas universitárias que descobriram propriedades nesta planta capaz de causar convulsões, alucinações e em alguns casos até mesmo surtos de ordens psicóticas.

O Uso do Absinto

Os defensores das propriedades maléficas ainda nestes estudos, afirmam que o uso contínuo e desenfreado destas substâncias, podem causar danos neurológicos agudos e permanentes.

Até mesmo seus defensores recomendam uma dosagem mínima diária, e só na condição de infusão, e nunca aliada ao álcool ou por este e com este ser preparado, pois dependendo da dosagem causa males e dependência.

O Cultivo e a Colheita

A questão do cultivo e da colheita não leva grandes problemas nem dificuldades, uma vez que a semeadura não depende de grandes cuidados e a manutenção da planta é de fácil manejo.

Por ser uma planta muito amarga, talvez seja o motivo de não ter pragas que a ataquem constantemente, ou mesmo a incomodem, já que a sua resistência é bem peculiar, como outras de sua espécie e princípios.

O Consumo

Fazer o uso da losna ou absinto, é cercado de cuidados e necessidades de conhecimentos medicinais e científicos, já que sua concepção forte e marcante, podem causar males em portadores de ulceras e gastrites, mas é um excelente digestivo, ajudando na salivação e estimulando os sucos gástricos.

Outra coisa a ser lembrada é a quantidade, que sabemos desde pequenos, que os excessos, causam mal a saúde, seja ele de qual substancia for. A isso até chamamos de gula, ou disfunção regular das atividades.

As Propriedades

As propriedades que lhe favorecem, são além da digestiva, a capacidade de auxiliar o funcionamento do fígado e do aumento da secreção biliar, importantíssimos para nossas atividades diárias, e ainda dependendo do momento do uso, auxilia na digestão ou ajuda a abrir o apetite.

Contra Indicações

Como quase tudo que não é cientificamente recomendado ou proibido, é determinante que crianças e mulheres grávidas, devido a sua fraqueza e limitação não façam uso desta substancia, sobre hipótese e forma alguma.
Esta planta milenar e que povoa muitas casas e plantios, está longe de ser uma unanimidade, seja para o lado do bem, seja para o lado do mal. Tanto os defensores como os acusadores, tem centenas de casos e histórias para fundamentar suas convicções e mais são envolvidos em muitos testemunhos e afirmações sobre os bens e os males por ele definidos e feitos.

É Importante Lembrar

O certo é que nada deve ser ingerido sem o devido conhecimento e a certeza de sua eficácia, às vezes pode nos fazer bem, as vezes não, seja lá qual for o resultado, este não deve ser difundido, nem divulgado como se fosse uma realidade acima de qualquer suspeição.

Afirmar o lado bom ou o lado mal de uma determinada planta, e neste caso sendo ainda uma incógnita que é esta losna ou absinto, tanto faz o nome que lhe dão, é mais perigoso ainda, uma vez que os organismos reagem de forma diferente em situações e condições diferentes, seja em quantidade, seja em qualidade do preparo.

Dicas Interessantes

Conhecer bem as funções medicinais das plantas, ainda é uma novidade na botânica e poder afirmar a maledicência desta ou daquela espécie é apenas especulação. O certo mesmo é nunca seguir orientações de não profissionais ou estudiosos do assunto, saber exatamente a sua capacidade de reação do organismo em cada caso e tentar ao máximo evitar soluções caseiras para problemas novos ou conhecidos.

A Bebida Alcoólica

Se sua vontade for conhecer um aperitivo potente e capaz de te derrubar com poucas doses, muito prazer seu nome é absinto. A cultura de se fazer bebida alcoólica a partir deste elemento não é novo, na verdade é mesmo milenar, e muitas vezes eram oferecidas estas bebidas para os “culpados” na hora de fazer cumpria a lei e a punição, já que seus efeitos alucinógenos faziam com que o carrasco continuasse batendo nos réus e estes uma vez dopados, suportavam mais as dores e o castigo.

Losna ou absinto, medicinal ou tóxica/alucinante, não podemos afirmar nem defender, o que sabemos é que a descoberta e o uso desta planta e sua ingestão é algo que nunca mais se esquecerá, seja por sua força alucinante, seja por seu gosto amargo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *