Cultivar plantas em casa é uma atividade considerada por muitas pessoas muito prazerosa, até mesmo uma terapia. No entanto, para mantermos as plantas bonitas, vigorosas, fortes e saudáveis, é necessária a tomada de uma série de cuidados. Entre os cuidados de manutenção.
A poda é um processo de manutenção normal, necessário e corriqueiro para as pessoas que cultivam espécies vegetais, sejam em jardins, hortas e etc.
A poda é um processo necessário para a manutenção e conservação das plantas, independente do objetivo e forma que ela seja cultivada – plantas ornamentais, plantas usadas para criação de sombra, árvores frutíferas e etc.
De uma forma geral, a realização de podas serve para corrigir o desenvolvimento das espécies vegetais, de maneira que se corrijam a aplicação de materiais e condições necessárias para o bom desenvolvimento das plantas: iluminação, adubação, irrigação e etc., de forma que as plantas se desenvolvam saudáveis de acordo com as suas próprias características.
Os Objetivos Da Poda
As podas podem ser realizadas com uma diversidade de objetivos (limpeza, formação, produção – são os principais), contudo ela é realizada com o intuito de melhorar o desempenho da planta cultivada.
A poda auxilia as plantas a apresentarem uma melhoria na sua produtividade, e para as espécies vegetais frutíferas acaba sendo um processo muito importante, por isso a poda acaba sendo uma técnica importante em termos econômicos, pois ajuda aos produtores a possuírem maiores lucros em sua atividade.
Segue Abaixo Informações Sobre Os Principais Tipos De Poda:
- Poda de Produção – tipo de poda que tem o objetivo de aumentar a produtividade das espécies vegetais. Esse tipo de poda é bastante usada nas espécies vegetais frutíferas. Para este tipo de poda ter efeito, é necessário que a pessoa conheça o processo vegetativo da planta cultivada para que a poda seja feita no momento correto;
- Poda de Limpeza – é o tipo de poda mais conhecida, sendo usada nas plantações, assim como nas plantas cultivadas nas residências. Este tipo de poda tem o objetivo de remover as partes da planta que se encontrem secos, com má formação e ate mesmo mortos. Com a retirada destas partes da planta, ela não desperdiça nutrientes e assim consegue ficar mais forte e se desenvolver melhor.
- Poda de Formação – esse tipo de poda é feita no começo da vida da espécie vegetal para corrigir o seu crescimento e desenvolvimento. O objetivo deste tipo de poda é fazer com que as espécies vegetais se desenvolvam mais fortes e vigorosas, sendo uma planta extremamente saudável;
O Uso De Ferramentas e Produtos Na Poda
Além de se preocupar com a época da poda, a pessoa precisa verificar as ferramentas apropriadas e adequadas para cortar cada espécie vegetal para a realização da poda.
De uma maneira geral, as ferramentas de corte (exemplo: tesouras) precisam estar bem afiados e serem cortantes, para que desta maneira, não sejam feitos cortes irregulares na poda.
Como existem vários tipos de poda, e são feitas nas mais diversas espécies vegetais, dos mais variados tamanhos, é necessário que as ferramentas sejam apropriadas para cada situação: pequenos alicates, tesouras e até mesmo motosserra.
No mercado especializado, existem produtos que ajudam as plantas a cicatrizarem com mais rapidez e eficiência dos cortes que foram feitos na realização da poda.
Qual a Melhor Época De Realizar a Poda?
De uma maneira geral, cada espécie será podada de acordo com a sua necessidade (limpeza, doença, formação e etc.) e o seu crescimento. No entanto, o momento mais adequado para realizar a poda, o controle de pragas, a adubação são nos períodos de temperatura mais amena e fria (como acontece no inverno), para que a planta conquiste a saúde, a força e o vigor, necessários para o bom desenvolvimento e ter uma vida saudável nos demais períodos do ano.
De uma maneira geral, nas demais estações que são antes do inverno, as espécies vegetais apresentam um metabolismo mais rápido e acelerado, e nos momentos mais frios a plantas passam por um momento de recuperação de forças e acumulo de nutrientes para florescerem e frutificarem novamente, com beleza e vigor.
Apesar de nas épocas frias, as espécies vegetais estarem em repouso vegetativo, elas exigem diversos cuidados, pois nessa época devido a umidade, existe uma possibilidade maior de ocorrer doenças, e alem disso a perda de seiva continua a existir. Os períodos mais frios do ano são ideais para a realização das podas pelo fato de permitirem uma maior aeração (processo de melhoria do solo) e maior entrada de luz entre galhos e ramos da planta.
Na poda realizada no inverno, pode ser feita a limpeza da planta, retirando os galhos que se encontram secos e com algum tipo de má formação sem nenhum prejuízo para a planta. Além disso, não esqueça de providenciar tesouras e ferramentas bem afiadas para executar o trabalho, pois desta maneira não corre risco de prejudicar a espécie vegetal, deixando os galhos mascados por serem cortados com tesouras e ferramentas cegas.
No caso das plantas ornamentais, é indicado que elas sejam podadas após o período de sua floração, de forma que a planta se retraia, obtenha nutrientes, se fortaleça e floresça novamente forte, bonita e vigorosa. É fundamental que a pessoa conheça a época da floração, de forma que em caso de erro na hora de podar a planta, pode se haver perca de gemas florais e a planta nunca florescer e você não compreender o motivo, pois está podando a espécie vegetal, antes do momento oportuno e indicado.
Caso a planta cresça demais, esteja com folhas secas e amarelas, também será necessário podar. Portanto, é necessário que a pessoa olhe com carinho para definir o momento correto de poda da planta para evitar maiores dores de cabeça.
Como Fazer a Poda e Cuidados a Serem Tomados
Na hora de cortar os galhos e ramos, é indicado que o corte deve ser feitos em diagonal, de forma que seja evitado o excesso de umidade. quando podadas, as plantas acabam sofrendo uma mutilação e na parte onde foram cortadas elas ficam mais frágeis e suscetíveis a ação dos fungos e das bactérias, por isso é recomendado que os locais da espécie vegetal onde foram cortados sejam aplicados uma espécie de selante, que pode ser encontrado nas lojas comercializados.
A irrigação e a luminosidade recebida pela espécie vegetal acabam influenciando na poda. O ideal é que a planta seja regada pela manhã e bem cedo, pois quando a rega ocorre a tarde, a planta apresenta a tendência de reter água, o que facilita o apodrecimento das raízes. Acompanhando a rega, deve se ter o cuidado com o controle da umidade do solo, pois a rega só irá ser realizada quando o solo não estiver úmido, para evitar problemas como o apodrecimento e o sufocamento das raízes pelo excesso de água.
Com relação a luminosidade é necessário cuidado para que não ocorra a queimadura das folhas e das flores, de forma que a planta irá exigir a realização de uma poda de limpeza.
Está totalmente equivocado apontar ou sugerir que o inverno é a melhor época para adubação. Via de regra não devemos adubar as plantas no inverno, ja que elas entram em dormencia.