Nerium Oleander: Detalhes Dessa Bela Espécie

  • Nome científico: Nerium oleander L.
  • Nomes populares: Espirradeira, oleandro.
  • Família: Angiospermae

Características De Desenvolvimento Da Espécie:

Essa é uma planta de porte arbustivo, a qual pode tomar a forma de uma árvore pequena, chegando numa altura máxima de cinco metros. Quando adulta, a Espirradeira forma diversos ramos, os quais se entrelaçam de modo arredondado. A folhagem dessa espécie é oval e de coloração verde escura, sendo a face inferior em tonalidade mais clara que a face superior. Todo o corpo dessa planta é lactescente e tóxico. Ou seja, essa é uma espécie venenosa.

Desenvolve flores pequenas e aglomeradas em racemos em um pedúnculo floral ao final de cada ramo, podendo a coloração das flores variar nas cores branca, rosada e avermelhada. Essa é uma planta que desenvolve muitas flores por toda a extensão da folhagem, em especial durante a primavera perdurando até o verão.

Qual é o Melhor Modo De Cultivo Dessa Espécie?

Essa é uma planta que gosta de espaços ensolarados, com terra bem drenada e tratada com adubos orgânicos. Para cultivá-la vale conhecer mais sobre a técnica da compostagem, pois assim você terá o solo ideal para o bom desenvolvimento da Espirradeira. Outra característica interessante é que essa espécie consegue resistir bem a solos pouco úmidos e com alto índice de sal.

apesar da incidência solar direta ser um fator importante, essa espécie pode também ser cultivada e regiões frias, como por exemplo o sul do Brasil. Caso pretenda fazer uma poda de moldagem, a dica é seguir pelos ramos inferiores. Essa técnica fará com que haja o engrossamento do caule.

Para colocar a muda na terra, abra uma cova de plantio num tamanho do que o torrão, acrescente em torno de um litro de água para uma cova de adubo animal de curral totalmente curtido juntamente com composto orgânico, e misture bem. Coloque o torrão na cova, preencha o buraco com composto orgânico e pressione a muda a fim de fixá-la bem ao solo. Tome cuidado para não pressionar muito e acabar sufocando  raiz da muda, em outras palavras, pressione o suficiente para que a muda fique em pé mesmo que receba alguma corrente de vento.

A dica para ajudar no crescimento da muda é amarrá-la a uma estaca com uma corda da algodão, pois essa não machuca o caule da muda. Depois de fixada a muda ao solo, regue a muito bem. Nos dias que se seguirem logo após feito o plantio da muda, você deve regá-la todos os dias, a fim de que a muda consiga sobreviver e crescer forte.

Como Propagar a Espécie e Ou Produzir Mudas Da Espirradeira?

A propagação da espécie pode ser feita por meio de sementes, as quais podem ser semeadas em caixotes ou sementeiras próprias para a atividade, agregando substrato misto de casca de arroz carbonizada e terra comum ou, somente terra com um pouco de areia. Faca com que esse substrato fique úmido e protegido por uma cobertura até o momento de fato da semeadura. Quando a planta atingir quinze centímetros de altura, é chegada a hora de transplantar a muda para vasos separados, ainda tomando os cuidados que uma planta nova requer. O substrato utilizado no vaso é o mesmo que foi indicado na semeadura da espécie.

Outro modo de propagação é através da técnica de estaquia. Essa técnica consiste em remover alguns ramos da matriz e fixá-los com a ajuda de estacas cinco centímetros mais altas que o ramos cortado, sendo que se deve retirar parcialmente as folhas da base desses ramos antes proceder com a técnica. Em seguida, mergulhe a ponta em um enraizador e plante-a em vasilhas coletivas ou em sacos plásticos individuais, misturando substrato de areia e terra comum para formar o solo ideal dessas futuras mudas. Regue bem. Proteja os ramos da incidência direta da luz solar.

Uso Da Espirradeira No Paisagismo:

Pelo fato dessa planta ser tóxica, deve se pensá-la em função de haver ou não a circulação de crianças pelo local a ser planejado. Deixe a planta longe do alcance de crianças. Locais de trabalho e áreas altas podem receber essa planta como elemento decorativo.

Como Agir Com Plantas Tóxicas Na Arborização, Como a Espirradeira?

Vale atentar para o fato de que nem todas as plantas belas e perfumadas são comestíveis, a exemplo do caso da Espirradeira que é venenosa. Algumas plantas são tão nocivas que até mesmo o perfume emitido por elas pode ser tóxico, não sendo esse o caso da Espirradeira. Há relatos de pessoas que foram acampar e usaram galhos da Espirradeira para assar marshmallows e acabaram se envenenando. Entenda melhor, logo abaixo, o porquê essa espécie é tão venenosa.

Apesar do perfume adocicado, a Espirradeira é uma espécie que causa males a quem ingere qualquer parte dessa planta. A Espirradeira tem porte elegante e facilmente pode ser encontrada nos jardins de quem se interessa por paisagismo. Contudo, a ingestão de uma única folha dessa espécie pode levar uma pessoa à morte. Até mesmo a fumaça dessa planta é igualmente tóxica, em outras palavras, jamais queime essa espécie pois você pode morrer ou matar qualquer um que inalar a fumaça dela. Se uma abelha usa o néctar dessa planta para fazer mel, esse deve ser descartado porque também é tóxico. O envenenamento provoca, entre uma série de sintomas, irregularidade no ritmo cardíaco, até que o coração pare de trabalhar, provocando o óbito da vítima. Um acidente famoso aconteceu com pessoas no município de Lages, no estado de Santa Catarina. Nesse episodio, também ingeriram partes da planta e foram a óbito.

Essa espécie nativa da Ásia contém altos índices de princípios ativos como por exemplo a oleandrina e neriantina, os quais são verdadeiros venenos para o corpo humano. Por essa razão, jamais cultive essa planta em restaurantes, escolas, divisas de muros entre vizinhos e parques públicos. Procure cultivá-la somente em locas de trabalho que não haja a circulação de crianças e, de preferência, fixe uma placa avisando sobre os perigos da ingestão dessa planta.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *