Quem nunca se surpreendeu com o nome de uma flor? Ela nem precisa ser exótica para receber nome estranho. Alguns fazem referência à aparência da flor ou da planta em si, outros podem estar relacionados com o nome de quem as divulgou primeiramente. O antúrio é uma espécie muito popular, cujo nome tem origem grega, dos termos anthos (flor) e oura (rabo). Em outras palavras, flor de rabo. Conhecendo a planta não é difícil imaginar o porquê desse nome. Na floração, ela possui um prolongamento em forma de bastão, que, supostamente, possui formato de rabo.
Planta herbácea que pode medir até um metro de altura, o antúrio é uma espécie originária da Colômbia e muito utilizada como planta ornamental, devido à praticidade de seu cultivo. Ela se adapta facilmente a diversas condições climáticas e dispensa grandes cuidados. A única ressalva é quanto à umidade, que deve ser elevada. No Brasil, o antúrio pode ser identificado por outro nome “Flor de Jorge Tadeu”, por causa de um personagem de uma novela exibida no início da década de 1990. Na trama, o espírito do personagem Jorge Tadeu aparecia toda vez que sua amada ingeria um pedaço da folha da planta.
Já na vida real, o antúrio possui certo grau de toxicidade e não deve ser ingerido. A boca-de-leão é uma espécie, talvez, injustiçada. Esta planta recebe este nome porque, supostamente, sua flor se assemelha com o focinho de um leão. Porém, trata-se de uma espécie de colorações e aspecto muito delicados, originária da Europa e que apresenta floração durante o ano inteiro. As flores podem ser amarelas, rosas e brancas e seus galhos formam lanças que ficam totalmente floridas. Outra espécie de nome peculiar, mas que certamente faz jus à planta é a copo-de-leite. Esta planta de origem africana aprecia ambientes úmidos e é muito utilizada como planta ornamental em festas sofisticadas e celebrações de casamento, devido ao formato e coloração branca.
Basta olhar para um copo-de-leite para entender que seu nome se deve ao formato da flor, que lembra um copo, que por sua vez é branco como leite. Quando se fala em plantas nocivas é normal que a maior parte das pessoas se lembre dela, a comigo-ninguém-pode. Seu nome diz tudo, a resina produzida por esta planta pode ser fatal se ingerida, porém, ainda assim ela é muito utilizada na decoração de bares, estabelecimentos comerciais e consultórios, devido à beleza das longas folhas da planta, que possuem dois tons de verde. Não faz muito tempo que médicos começaram a alertar a população sobre o perigo de utilizar esta planta em casas onde habitam crianças e animais. Os vários casos médicos de intoxicação ou complicações alérgicas devido ao contato da resina da comigo-ninguém-pode com mucosas em crianças gerou uma redução no uso desta espécie como planta ornamental.
Alguns dos nomes mais antigos e mais comuns que existem são derivados de flores. Fizemos a lista de alguns deles e seus significados.
Acácia – Um nome pouco usado hoje em dia, mas com belo significado: elegância. Também representa a imortalidade e a ressurreição.
Açucena – Imortalizada pelo papel de Carolina Dickman em “Tropicaliente”, e pela princesa interpretada por Bianca Bin em “Cordel Encantado”, o nome significa singela e branca flor.
Íris – Nome de uma antiga deusa grega, ele significa anunciação e boas novas. Iris era uma das mensageiras do Olimpo, embora eventualmente também apareça como aquela que provoca a discórdia.
Jasmin – O nome que batizou a princesa de “Alladin” significa, literalmente, flor de jasmin. A flor, por sua vez, significa amor, graça e delicadeza.
Narcisa – É a versão feminina de Narciso. A flor teria sido criada para representar um jovem que se apaixonou por sua própria imagem. Significa “vaidade”.
Verônica – Batizada pela personagem bíblica, o nome significa “martírio”.