O Que as Tulipas Representam? Qual a Sua Origem?

Os seres humanos sempre desejaram ter a natureza um pouco mais perto de si. É provado que um contato mais íntimo com plantas ou animais só tem a melhorar a nossa saúde mental, sem contar também que ajuda e muito a fortalecer o nosso sistema imunológico.

Porém, é necessário que as pessoas que desejam cuidar de plantas e animais que há todo um protocolo a se seguir, desde os cuidados básicos a até como trata-los da melhor maneira para que eles possam ser o mais feliz possível com a sua companhia. E, apesar de isso poder ser direcionado só aos animais, faz também parte do protocolo do cuidado às plantas.

Muitas pessoas preferem as plantas por conta da questão de espaço e também de paciência. Nós sabemos que os animais são seres bastante complexos, que precisam de atenção constante do dono. As plantas, nesse sentido, não precisam de uma atenção a todo momento, necessitando de uns cuidados que podem ser reservados a horários específicos do dia.

E, aqui nesse artigo, iremos falar um pouco sobre uma das flores mais belas que existem em nosso planeta: a tulipa. Aqui, você vai conhecer alguns detalhes sobre ela, bem como, também, algumas informações bastante interessantes sobre uma das mais preferidas pelos amantes das plantas.

A Tulipa – Detalhes

Tulipas

Tulipas

O nome “tulipa” vêm do turco otomano, nos quais remente ao tulbend, que nada mais é que os famosos turbantes que os homens turcos utilizam no dia a dia. E isso se explica bastante ao fato de a tulipa se assemelhar e muito a um turbante em seu formato. Sendo considerada uma flor ornamental, a tulipa é uma lilácea, o que permite descrever que a tulipa possui um caule no qual se desenvolve apenas uma flor, sendo esta caracterizada por suas longas folhas. Geralmente, ela apresenta seis pétalas (ou, o que é mais comum, apresentar pétalas dobradas), podendo a planta ter um comprimento entre trinta a sessenta centímetros.

Tamanha é a importância da tulipa para a cultura do Oriente Médio, o Irã e a Turquia a adotaram como a flor oficial do país, nos quais pode contar com mais de 109 espécimes dela. Mas o que será que as tulipas têm que as pessoas ficam completamente apaixonadas por ela? Muitos arriscam a dizer que o principal motivo é por suas formas, que são bastante suaves, além da ideia de recomeço que ela transmite com o seu ciclo de vida: ela começa a florescer bem no começo da primavera, estação pelo qual muitas pessoas anseiam, principalmente aquelas que vivenciam temperaturas baixíssimas durante o inverno.

Embora ela floresça, é em um clima frio que a tulipa se desenvolve para valer. A sua floração é única a cada ano, nos quais ela é produzia a partir de um bulbo. E, como a natureza não nos decepciona, elas possuem uma grande variedade de cores naturais, sendo que isso só foi possível com o sucessivo cruzamento entre as espécies de tulipas durante os séculos.

Um cuidado recomendado a quem for manusear o bulbo de tulipa é o manuseio correto desta, já que ela pode liberar facilmente uma substância que pode causar conjuntivite.

As Tulipas no Brasil

Tulipas no Vaso

Tulipas no Vaso

Sabendo que essas são plantas que não gostam muito de um clima mais quente, parece que a tarefa de cultivar tulipas no Brasil é uma coisa sem pé nem cabeça, não é mesmo? Porém, por incrível que pareça, a planta é bastante cultivada por aqui. O município de Holambra, no interior de São Paulo, é o polo nacional de produção da planta. Não é à toa que a pequena cidade formada por integrantes holandeses é a escolhida para o plantio: o seu clima remete os existentes na Holanda, o que permite o seu cultivo. Tanto é que os bulbos são importados de lá, nos quais quando ela se desenvolve por aqui ela é destinada tanto a floriculturas brasileiras como internacionais, sendo um dos principais mercados os Estados Unidos.

Quais São os Significados das Cores das Tulipas?

Como já dito anteriormente, as tulipas apresentam diversas cores, o que permite que as pessoas tenham uma grande variedade ao fazer escolhas para a sua casa ou ambiente. As tulipas vermelhas, por exemplo, significam o amor, nos quais, quando ela é dada a uma pessoa, a intenção é a de que renove os laços de amor verdadeiro sentido de uma pessoa para outra.

Já as tulipas de coloração branca indicam inocência, pureza e também humildade. Fora que o branco, em sua essência, também significa a remissão e o perdão, nos quais essa forma de sentimento é expressada com um buquê repleto de tulipas na cor branca. Elas podem ser perfeitamente empregadas em celebrações fúnebres, pois elas também transmitem respeito de uma pessoa para com a outra.

No caso das tulipas roxas, a realeza é lembrada com elas, nos quais a referência à nobreza data da época de Willian Shakespeare, um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Tulipas que sejam dessa cor são frequentemente encontradas em buquês de noiva e, também, em obras de arte ucranianas, já que o seu significado maior é o de renascimento.

As tulipas rosas são as que, talvez, tenham um maior número de significados. É que elas podem transmitir diferentes tipos de mensagens. A principal delas é a da felicidade perfeita. Por conta disso, elas são geralmente utilizadas em momentos nos quais as pessoas desejam o bem uma à outra, de forma que as tulipas rosas também demonstram o cuidado e afeto que uma pessoa pode sentir pela outra (além de carinho, claro).

As tulipas amarelas, por fim, tem um significado ainda mais interessante: estão relacionadas à amizade. Dessa forma, quando uma pessoa quer demonstrar que a amizade da outra é de suma importância para ela, basta que ela dê para a outra uma tulipa amarela ou um buquê delas. Porém, um outro significado não muito levado a sério é o das pessoas que transmitem alegria por meio da tulipa amarela mas, no íntimo, escondem um amor rejeitado.

Cuidados com a Tulipa

Cuidados com a Tulipa

Cuidados com a Tulipa

Como ela é uma planta bastante delicada, é necessário ter cuidados com ela que muitas vezes algumas pessoas parecem não ter muita paciência para tal. Dessa forma, se você não tiver condições de cuidar de um exemplar da tulipa, é indicado que ela não seja escolhida. Como já dito anteriormente, elas são plantas que nascem a partir de bulbos, sendo que ali estão os seus principais nutrientes. Dessa maneira, é bastante importante que os bulbos sejam regados com certa frequência, para evitar que elas fiquem secas – mas, cuidado! É importante que elas também não fiquem ensopadas, pois isso pode fazer com que a planta seja danificada, pois ela pode apodrecer, acabando com seus nutrientes.

A terra no qual ela for cultivada necessita e muito que seja adubada e, principalmente, leve, de modo que ela não sufoque a planta. Esse tipo de terra especial pode ser encontrada em floriculturas, por exemplo.

Vale a pena salientar que o modo de cultivo da tulipa é bastante parecida com a do lírio, já que, em uma determinada parte do processo de desenvolvimento, tanto o lírio quanto a tulipa precisam ter o seu bulbo envolto em plástico para poder ser colocados dentro da geladeira, de modo a fazer com que as baixas temperaturas que são naturais de sua espécie sejam evocadas e, dessa maneira, possam conseguir se desenvolver. Depois desse processo, é importante que elas sejam levadas para um local arejado e fresco, de modo que possam começar os seus períodos de floração.

Uma dica de uso com a tulipa é que, como ela possuí muitas cores, não há um padrão a ser seguido em relação a tons combinantes. Por exemplo: se a sua ideia é ornamentar um presente, escolher várias tulipas de cores diferentes é uma ótima pedida, pois dá uma vivacidade (e cor) ao presente escolhido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *