O Que é Desbaste?

Em um processo de cultivo plantas, nem sempre conseguimos obter plantas fortes e saudáveis, muitas vezes surgem pragas e doenças que fragilizam as espécies vegetais, que acabam se desenvolvendo com tamanhos menores ou mesmo fracas e raquíticas.

O desbaste é considerado o processo de seleção das melhores plantas que estão sendo cultivadas no canteiro. Para selecionar as melhores plantas, nós tiramos as plantas mais fracas, arrancando-as, permitindo que fique um espaço próximo do indicado.

O desbaste está intimamente ligado a questão da densidade de espécies vegetais em uma determinada área e a sua produtividade.

De uma maneira resumida, o desbaste é a retirada do excesso de espécies vegetais existentes nas covas e canteiros, permitindo que sobreviva um menor numero de plantas por covas ou canteiros, com o intuito de deixarem as plantas mais fortes e mais saudáveis, pois com um numero reduzido de espécies vegetais sendo cultivadas, irá existir uma competição menor pelos nutrientes disponibilizados.

A Importância Do Desbaste

O desbaste além de propiciar a limpeza do canteiro e permitir a seleção das melhores espécies vegetais para o cultivo, também é muito importante para a produção das plantas, pois ela ajuda ao canteiro a se tornar mais produtivo.

Para algumas pessoas isso pode parecer paradoxal, pois com a realização do desbaste ocorre a diminuição do número de espécies vegetais existentes no canteiro.

No entanto, com a diminuição do numero de espécies vegetais no canteiro, haverá melhores condições de luminosidade, água e nutrientes para as espécies vegetais que permaneceram no canteiro. Com menor competição para obter luz, água e nutrientes, as plantas irão conseguir se desenvolver melhor e assim terão uma capacidade maior de produzirem mais frutos, legumes e hortaliças.

Os especialistas indicam que o desbaste deve ser realizado com o solo ligeiramente úmido, pois desta maneira se torna mais fácil de fazer a retirada das espécies vegetais sem danificar as raízes das plantas que irão permanecer no canteiro.

Os Tipos De Desbaste

O processo de desbaste pode ser realizado de 03 maneiras: o desbaste seletivo, o desbaste sistemático e o desbaste combinado.

O Desbaste Seletivo

O desbaste é considerado seletivo quando a espécie vegetal é selecionada como as que serão cultivadas e as que serão eliminadas ou arrancadas, pela pessoa responsável pelo canteiro ou produção.

Os critérios adotados para a retirada das plantas serão definidos pela pessoa, de forma que seja adotado de maneira uniforme sobre todo o canteiro ou área de produção.

O Desbaste Sistemático

No processo de desbaste sistemático a seleção não parte da espécie vegetal e sim pela linha de plantação, sendo eliminadas todas as espécies vegetais contidas em dada linha de plantação.

O nome de desbaste sistemático se dá pelo fato do processo ser repetitivo.

O Desbaste Combinado

Nesse processo de desbaste, como o próprio nome diz, existe a combinação dos métodos desenvolvidos no processo de desbaste seletivo, com os métodos aplicados no processo de desbaste sistêmico.

A realização dos processos de desbaste irá variar de acordo com a necessidade da pessoa. Para aquele que possuem pequenos canteiros de hortaliças e leguminosas, o desbaste seletivo é mais interessante, pois devido ao fato da área controlada não ser grande, é fácil aplicar a seleção das espécies vegetais de maneira adequada.

Já no caso das grandes áreas de plantio, é economicamente mais viável a realização do desbaste sistêmico, sendo feito de forma mecânica e repetida, pois desta forma a produtividade e o resultado podem ser alcançados de maneira mais rápida, que é o real interesse do produtor.

As Vantagens De Realizar o Desbaste

Segue abaixo algumas vantagens obtidas pelas pessoas que realizam o processo de desbaste em seus canteiros:

  1. A diminuição da incidência de doenças e pragas nas plantas;
  2. Diminuição na destruição de espécies vegetais por insetos e intempéries como fogo, chuva e vento;
  3. Realização de colheitas com espécies vegetais selecionadas;
  4. Aumento de qualidade nos frutos, legumes e hortaliças colhidas no canteiro;
  5. Outras vantagens;

A Eliminação Das Espécies Vegetais Corretas

No processo de desbaste é importante que a pessoa tenha o conhecimento necessário para eliminar as espécies vegetais corretas, isto é, a pessoa consiga identificar as espécies vegetais mais fracas, doentes e menos desenvolvidas.

As plantas a serem eliminadas, devem ser arrancadas sendo puxadas de forma lenta pela sua base.

Outro ponto importante a ser observado no processo de desbaste, é que as plantas fiquem bem espaçadas uma da outra, respeitando a distância indicada.

Nessa fase de eliminar as plantas tidas como mais fracas, é levado em consideração o bom senso por parte da pessoa, pois é nesse momento em que haverá a escolha das plantas a serem arrancadas, e principalmente em optar pela escolha das plantas que se encontram mais saudáveis e fortes para continuarem sendo cultivadas nas covas e nos canteiros.

A Importância Da Irrigação Depois Do Desbaste

Devido ao fato do desbaste ser um processo que pode causar danos as raízes das espécies vegetais que continuaram a ser cultivadas na horta, é importante e interessante, que as plantas sejam regadas após a realização do desbaste, para que a água ajude as plantas e estas consigam se fortalecer e recuperar com maior rapidez em caso de algum dano em suas raízes.

Além disso, a irrigação ajuda a umedecer o solo, o que permite o melhor desenvolvimento da planta.

Dependendo do tamanho do canteiro, você pode fazer a opção por um sistema mecanizado de irrigação, que irá receber a água. Esse tipo de sistema é interessante para os locais que apresentem grandes canteiros.

A Eliminação Das Ervas Daninhas

É de grande importância eliminar todas as ervas daninhas que crescem no mesmo canteiro que suas espécies vegetais estão sendo cultivadas.

As ervas daninhas que crescem no canteiro acabam competindo nutrientes e espaço com as demais espécies cultivadas. Por isso, é importante arrancar e eliminar estas pragas infestantes do seu canteiro, e ter certeza que todas as raízes das ervas daninhas serão eliminadas por completo.

Considerações Finais

Com a realização de desbastes você irá conseguir cultivar plantas mais fortes e saudáveis, pois com a limpeza feita de forma correta (eliminação de ervas daninhas e pragas e de plantas fracas e doentes) do canteiro, e no caso de cultivo de espécies vegetais frutíferas e hortaliças, estas terão uma maior disponibilidade de nutrientes e irão tender a serem plantas mais produtivas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *