O Que São Árvores

Já parou para pensar como se define uma árvore? Uma árvore qualquer ou todas as árvores independentemente da sua espécie ou classificação. Em botânica se diz que se trata de um vegetal de tronco lenhoso que tem ramos e não estão por toda parte, mas se iniciam de um determinada altura distante do solo.

Ainda, se define como uma planta lenhosa cujas raízes são pivotantes, é grande, cujo caule é do tipo lenhosa e os ramos se formam em uma boa distância do chão e vão crescendo até chegar no ápice da copa.

Dessas duas definições generalizadas de árvore podemos destacar um ponto que com certeza pode ser “contestado”, o fato de ser de grande porte. Nem sempre uma árvore é tão grande, pois quando se fala em grande porte, se entende que a altura mínima é de 4 metros, nem sempre é o que se observa. Já falando de tamanho máximo que uma árvore pode alcançar, podemos dizer que estudos revelaram que a altura pode variar entre 122 e 130 metros.

Outro detalhe sobre as definições de árvore, que foram ditas anteriormente, é que não foram consideradas as palmeiras, pois elas não têm o crescimento do diâmetro do caule para se tornar o tronco. Outra diferença está na falta dos ramos. Assim, como na definição podemos não incluir as plantas perenes lenhosas. Elas até parecem pequenas árvores, mas não são, como por exemplo, o salgueiro-anão.

Uma curiosidade sobre árvore, Brasil, e pau-brasil. Jânio Quadros, quando era presidente do nosso país decretou que o pau-brasil era a “Árvore Nacional” e deu ao ipê-amarelo, o título de “Flor Nacional”. O fato ocorreu no ano de 1961.

A Árvore E Sua Importância

As árvores nos dão muito mais que a sua beleza, elas são fundamentais na produção de oxigênio e quando mais jovens elas são, mais contribuem com um ar mais puro para a humanidade.

As árvores ainda absorvem a água da chuva, através das suas raízes e isso ajuda a combater a erosão. Imagine que uma árvore na fase adulta pode tirar da terra cerca de 250 litros de água, criando um efeito “anti erosão”, que serve também para manter o solo rico em nutrientes.

A Origem Das Árvores

Elas estão tão presentes na nossa vida que fica difícil imaginar que um dia elas podem não ter existido. Pois bem, pesquisadores acreditam que os fósseis que foram encontrados no condado de Schoharie, nos Estados Unidos, em New York, são da árvore mais antiga do mundo. A planta conhecida como Wattieza ou Gilboa, segundo os estudiosos, pode ter a idade de 380 milhões de anos, o que daria indícios que foi formada naquele local a primeira floresta do mundo ou pelo menos a mais antiga.

Os fósseis encontrados indicam que a árvore tinha raízes todas do mesmo tamanho e que ramos folhas seguiam até uma grande rama, partindo desse ponto novos ramos e que a altura máxima dela era de 10 metros.

Essa espécie encontrada e considerada a mais velha do mundo é muito parecida com a palmeira gigante e que ela teria crescido bem antes mesmo da existência dos dinossauros. Estamos falando de 140 milhões de anos atrás.

Classificação Das Árvores

Ao longo do tempo, os pesquisadores foram descobrindo e classificando as árvores. Colocando-as em famílias e ordens botânicas, observando a variedade que cada uma delas oferecia, como flores, folhas, fruto e copa. Além disso, se percebeu a variação a madeira, o tipo de estrutura para reprodução, todos detalhes que foram usados para classificar as árvores e dividi-las em famílias.

As árvores por sua vez não estão separadas, elas crescem juntas, próximas uma das outras, por isso, um pequeno grupo também recebeu a sua classificação e deve ser chamado de bosque. Cuja formação é não feita somente de árvores, mas com outros vegetais também. Existem também os biotipos que se classificam pelo tipo de árvore que os formam, como por exemplo, a Mata dos Pinhais, que fica no sul do Brasil.

O Quanto Pode Crescer Uma Árvore

A grande maioria das árvores nos impressionam pelo seu tamanho. E entre tantas espécies existem aquelas que são mais altas do que a média. Aliás, a maior parte das árvores com essa característica fazem parte da espécie Asequoia ou Sequoia Sempervirens. Uma boa parte delas pode ser vista na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo estudos, algumas árvores podem chegar a determinada altura impulsionadas pela necessidade de encontrar luz. Dentro de uma floresta, quanto mais alta, mas elas conseguem “entrar em contato” com a luz natural. Porém, quanto mais alta, mais complicado pode ficar para a árvore fazer a distribuição dos nutrientes e da água que ela precisa para viver, o famoso processo da fotossíntese.

Vale ressaltar que muitas vezes surgiram números exagerados da altura de uma determinada árvore. Tais que são frutos de controvérsias na hora da medição ou simplesmente da colheita de informações equivocada. Por exemplo, se questiona a altura das árvores que foram determinadas com 130 e 150 metros de altura. Segundo novas pesquisas, os números não são confiáveis. Na verdade, se confia mesmo na altura determinada em uma árvore encontrada caída, cuja medição não tem erro.

As árvores mais altas registradas nos dias atuais são:

1- No Parque Nacional de Redwood é possível ver a árvore mais alta do mundo, pelo menos que se tenha registro, a Sequoia que mede 115.56 metros de altura. O parque fica nos Estados Unidos, no estado da Califórnia.

2- Na Austrália, mais precisamente em Tasmânia, Hobart, com 99,6 metros de altura é possível admirar um Eucalipto, que entra para lista como a segunda maior árvore do mundo.

3- Com quase a mesma altura, medindo 99,4 metros e ficando com o terceiro lugar por bem pouco, temos a Pseudotsuga Menziesii, que fica nos Estados Unidos no estado de Oregon, na cidade de Coos County.

4- Também na Califórnia, nos Estados Unidos, no mesmo parque, Redwood, podemos ver com 96,7 metros de altura a Picea Sitchensis.

5- Sempre na Califórnia, nos Estados Unidos, mas no Parque Nacional de Kings Canyon, podemos ver uma outra sequoia chamada Sequoia Gigante, medindo 94,9 metros de altura.

6- Mais dois eucaliptos estão na lista das árvores mais altas do mundo, o primeiro, na Austrália, com 90,9 metros de altura chamado de Eucalipto da Tasmânia.

7- O segundo, Eucalyptus Viminalis, que pode ser visto na Reserva Florestal Evercreech, na Austrália, mede 89 metros de altura.

8- Com um pouco menos, no Parque Nacional Tawau Hills, em Bornéu, fica a árvore de 88,3 metros de altura, a Shorea Faguetiana.

9- Fechando a lista de árvores mais altas do mundo, o Eucalyptus Delegatensis, medindo 87,9 metros que fica na Austrália.

Árvore é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte. Para ser de grande porte é preciso ter uma altura mínima de quatro metros na maturidade (a maturidade depende de cada espécie de árvore, porém é um padrão. Logo, se alguma planta não tiver 4 metros de altura ela não pode ser considerada árvore). Não há um consenso entre os cientistas e estudiosos sobre a altura da árvore, porém é aceito pela comunidade científica o valor mínimo de 4 metros de altura.

O caule lenhoso deve ser em forma de tronco que forma ramos acima do nível do solo e se estende até a copa da árvore, pelo menos na maturidade. A altura máxima para as árvores não é definida, mas entende-se que uma árvore pode alcançar de 122 a 130 metros na maturidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *