Palmeira Real: Archontophoenix Cunninghamiana

Existem algumas plantas que são tão comuns que adotamos como se fossem nossa e quando vamos conhecer um pouco mais sobre a sua origem, são de lugares totalmente diferentes. A banana, por exemplo, é uma fruta trazida pelos negros africanos na época da escravidão, mas para nós e o resto do mundo, a banana é uma fruta típica brasileira. Por isso é tão importante saber exatamente as principais características de cada planta, tanto para conhecermos mais sobre ela, como para ajudar em caso de cultivo.

Aqui, vamos conversar um pouco mais sobre a palmeira real, uma planta que não tem origem brasileira, mas é tão comum é nossas praias e regiões serranas que já adotamos como uma filha natural. A palmeira real é uma planta rústica, sendo considerada dessa forma devido a sua facilidade de adaptação em qualquer solo e em qualquer clima, podendo crescer bem em regiões onde o clima é muito quente e desenvolvendo-se bem da mesma forma, em regiões onde o clima é muito frio.

A palmeira real é também muito popular quando o assunto é cultivo de palmito, alimento muito comum nas nossas saladas do dia a dia. Quer saber então como os palmitos são extraídos e gerados a partir do caule das palmeiras reais? Não deixe então de conferir cada detalhe e também ajudar a diferenciar o palmito da palmeira real e de outra palmeira quando você estiver escolhendo esse alimento no supermercado.

Ficha Técnica

A Palmeira real e tecnicamente chamada de Archontophoenix cunninghamiana, sendo uma planta da família das Arecaceae sendo popularmente conhecida por diversos outros nomes como Palmeira australiana, Palmeira real da Austrália, Palmeira real australiana, Seafórtia e Palmeira seafórtia. Todos esses nomes e outros possíveis nomes para a palmeira real vão variando de acordo com a região onde ela é cultivada.

Essa planta tem origem na Oceania e na Autrália, fato que leva a planta receber a referência australiana como você pode observar mais acima. Devido a sua localização de origem, podemos então destacar que a palmeira real se adapta melhor aos climas equatoriais, subtropicais e tropicais, climas predominantes nessas regiões de origem. A palmeira real é uma planta perene de porte médio e alto podendo chegar até 12 metros de altura, dependendo das condições a qual é cultivada.

Como Cultivar

Mesmo não sendo uma planta de origem brasileira, a palmeira real caiu como uma luva em nossos terrenos. Aqui essa planta é tão cultivada que já faz parte de decorações de muitas casas, condomínios, prédios empresarial, ou qualquer outro tipo de construção, principalmente as que ficam na região mais litorânea. Elas possuem uma facilidade de propagação incrível, então se você não atentar para a sua plantação, rapidamente terá diversos pés de palmeira real no seu terreno.

A palmeira real deve ser cultivada de preferência sob a meia sombra principalmente quando a sua planta for mais jovem. Na sua fase adulta, você pode liberar mais a planta e deixá-la em sol pleno que ela responderá perfeitamente bem aos raios do sol direto. Quanto a sua irrigação, as palmeiras reais devem ser irrigadas regulamente, principalmente quando alcançam a fase adulta. O solo deve ser bem fértil, drenável e rico em matéria orgânica. A irrigação deve ser regular, pois isso vai ajudar e muito a sua planta crescer bem mais rápido e também mais saudável.

Ela não exige muito do solo onde é plantada então você deixando o solo rico em matéria orgânica, você plantar em qualquer tipo de areia que a sua palmeira real vai se desenvolver bem. Por não exigir muito do solo e também suportar a exposição direta ao sol, mesmo em regiões onde o clima é mais elevado, a palmeira real é tão cultivada em regiões litorâneas e tropicais. Da mesma forma que a palmeira real resiste às altas temperaturas, essa planta também vai resistir as temperaturas mais frias, geadas e, portanto também são muito cultivadas em regiões serranas.

A melhor forma de multiplicar as suas palmeiras reais é através das sementes que são encontradas nos frutos dessa planta. Basta você inserir as sementes no terreno através de pequenas covas e manter as regas bem regulares até que elas comecem a germinar e aparecer. Depois de adultas, não é indicado fazer a transposição de local, pois raramente a palmeira real vai responder de forma satisfatória.

De Onde Vem o Palmito Afinal?

O palmito é um alimento muito consumido no nosso dia a dia, mas muitas pessoas não fazem ideia de onde ele vem e o que exatamente ele é.  Então se você tinha dúvidas sobre a origem do palmito que você habitualmente come na sua salada, não tenha mais. Eles são extraídos do interior do caule de algumas espécies diferentes de palmeiras, entre elas a palmeira real. Desde os anos 90, a palmeira real foi considerada a maior produtora de palmitos. Tanto a quantidade como a qualidade do palmito produzido por essa espécie de palmeira é bem popular entre esses alimentos.

http://www.youtube.com/watch?v=sgXq9g08r7g

Essa popularidade se dá devido a palmeira real se predominantemente uma planta de clima tropical e o clima favorece muito para a planta gerar um bom palmito. O palmito da palmeira real apresenta uma textura mais macia, o sabor mais delicado que passeia entre o doce e o amargo e a cor é bem mais branca do que a dos palmitos produzidas por outras espécies.

A quantidade de palmito gerada por cada palmeira real que é cortada é de 300 gramas de palmito em forma de toletes ou picados. Para entender melhor, podemos fazer uma leve comparação, entre a palmeira real e a palmeira juaçaba, também conhecida na produção do palmito. Como citamos mais acima, a palmeira real produz um vidro de 300 gramas de palmito a cada árvore cortad, já a palmeira juaçaba produz 1,3 vidros da mesma quantidade de palmito (300 gramas). A diferença é que enquanto a palmeira real cresce durante  ano inteiro, a palmeira juaçaba leva 12 anos para chegar a fase adulta, onde é produzido o palmito, o que leva quase três vezes a mais do tempo da produção da palmeira real.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber quanto cm por ano em média cresce a palmeira real.
    Grato.
    Alcides.

    Alcides 22 de setembro de 2014 22:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *