Papoila

Papoila mais conhecida como papoulas são consideradas plantas muito versáteis. A grande variedade dão um charme a mais para essas lindas plantas, que pode ser desde uma espécie chamada papoila orientalque chega a 122 centímetros até a papaver alpinum, que não passa de 24 centímetros.

Características Das Papoilas

As papoilas ou papoulas são muitos resistentes e por isso, elas crescem facilmente em qualquer tipod e solo, desde que tenha ótima drenagem. Não é difícil cultivar a papoila e deixar canteiros bem floridos. A partir do momento em que surgem as flores, não demora muito para se ter muita sementes para fazer mais cultivos. Isso acontece todos os anos.

Como Cultivar A Papoila

A papoila deve ser cultivada durante o início da primavera ou durante o outono. Entre uma ou outra estação o que vai influenciar na hora da escolha é o tipo de clima da sua região.

O que não pode ser negligenciado é a temperatura que as sementes da papoila devem ser submetidas. Elas gostam do frio e devem ficar assim até que brotem.  Por isso, o ideal é esperar o momento frio para fazer o plantio. No caso de lugares muito frio é melhor esperar a primavera.

No outono a temperatura ideal deve ser superior a 17 graus e na primavera não pode superar 29 graus.

O Plantio Em Etapas

O ideal é fazer o plantio da papoila em etapas. Dividindo-as em grupos e cada grupo deve ser plantado em uma semana, se dá um intervalo de duas semanas, e planta o outro grupo, assim, até terminar todos os grupos.

É um modo de garantir flores o ano inteiro no seu jardim.

Algumas pessoas preferem fazer o plantio dividido em estações, cultivando metade na primavera e a outra no outono. É uma forma de entender em qual dos dois climas, a papoila na sua região, se adpta melhor.

Iluminação Natural: Sol Forte Ou Sombra Parcial

Assim como qualquer planta, a papoila precisa de iluminação natural, que pode ser sol intenso ou sombra parcial. O ideal é que ela receba ao dia pelo menos seis horas de sol. Mas, caso o calor na região seja muito forte é melhor escolher um lugar que ela tenha o abrigo da sombra.

As papoilas roxas ficam com uma tonalidade mais clara e ficam mais bonitas quando são protegidas por sombra parcial.

Sobre O Solo Para Papoila

1- É muito importante que a drenagem do solo seja bem feita, pois caso o contrário, ela pode acabar apodrecendo por causa do alagamento. A atenção, neste caso, deve ser redobrada durante o inverno. Pois neste época, dependendo do tipo de clima, o solo pode ficar congelado ou muito úmido.

O teste pode ser feito cavando um buraco cuja profundidade é de 10 centímetros, enchendo-o de água e esperando que todo o líquido escorra, faça isso pela segunda vez, e marque o tempo para ver quando demora para drenagem. O ideal é que esse tempo não supere quatro horas.

2- Depois do teste pode ser necessário melhorar a qualidade da drenagem, do solo. Caso não ache no quintal um lugar que tenha a drenagem ideal, faça uma mistura com composto e aplique nos primeiros 5 centímetros do solo, faça uma jardineira.

A papoila é perene e chega a viver mais de um ano, mas precisará de substrato e adubo, mesmo quando a drenagem não funciona.

3- Uma solução também é arear o solo e isso o forçará a soltá-lo. Para tal, poderá ser usada uma pá e deve ser trabalhado com pelo menos até 20 centímetros de profundidade.

Das sementes da papoila crescerão raízes axial bem longas e vão se afundando em linha reta, dessa maneira recolhem água. Porém, em alguns casos, as raízes não tem força o suficiente para continuar  empurrando para baixo do solo que está duro demais e compacto. Por isso, é importante arear.

4- Uma outra dica é misturar as sementes da papoila com areia. Faça isso em um pequeno recipiente, como por exemplo, um saleiro. Coloque uma quantidade de areia que seja o dobro da quantidade de sementes e depois é só misturar. Por serem pequenas, as sementes podem se juntar em grupos e a areia vai ajudar a deixá-las separadas quando for feito o plantio, garantindo que ele fique mais uniforme.

5- Feita a mistura, ela deverá ser espalhado sob o solo, bem perto da superfície. Depois use uma camada fina de terra para fazer a cobertura das sementes. Não se deve enterrá-las para evitar que bloqueie a luz do sol, o que tornaria impossível a germinação da semente.

Outra dica é não aglomerar sementes, isso atrapalha no crescimento.

A Importância Da Rega No Cultivo Da Papoila

As sementes que acabaram de ser plantadas devem ser regadas. Isso pode ser feito com um spray ou com um regador, mas jamais, uma mangueira, que pode acabar fazendo com que as sementes se percam.

Depois o solo deve permanecer úmido, principalmente durante  o período da primavera. O tempo de germinação da papoila pode variar entre 10 a 30 dias.

Seguido da primeira rega é necessário continuar dando água as plantas, porém, não muita, para evitar que o solo fique encharcado. A terra deverá ser molhada somente quando o solo estiver seco.

Em geral, as regas devem ser a cada 3 ou 4 dias. Nos dias mais quentes pode ser necessário fazer um intervalo menor entre as regas ou quanto as papoilas ficam marrons.

No início da tarde não devemos regar as plantas, principalmente, quando os dias são de sol muito quente. Cuidado com a água quente, pois podem queimar as folhas.

Evite As Ervas Daninhas

É necessário retirar as ervas daninhas, pois elas competem com as folhas das papoila, principalmente quando as plantas são pequenas e jovens. Tem que ter cuidado ao retirar as ervas daninhas para que as plantas jovens não acabem saindo junto.

Para evitar as ervas daninhas é indicado colocar húmus orgânico uma camada entre 6 e 8 centímetros em volta das planas. Uma opção, que ainda deixa mais bonita a planta, é aquele de cascas, que retira toda a umidade do solo.

As Papoulas

A papoila ou papoula é uma planta que faz parte de um grupo de plantas floríferas pertencentes à família de papoula, muito cultivadas em jardins por causa de suas flores coloridas.Todas as espécies de papoulas são muito bonitas, e por isso são cultivadas como plantas ornamentais.

Algumas espécies têm outros usos, principalmente como fontes de drogas e alimentos. A papoila do ópio (Papaver somniferum) é amplamente utilizada, tanto para medicamentos quanto alimentos. É cultivada para ópio e opiáceos obtidos a partir de sementes de papoula para uso na culinária e panificação.Papoilas tem sido muito utilizado como um símbolo do sono e da morte: o sono por causa do ópio extraído a partir deles, e a morte por causa de sua cor geralmente vermelho-sangue.

Na mitologia greco-romana, as papoilas eram usadas como oferendas aos mortos, elas são usadas como símbolos de sepulturas para simbolizar o sono eterno que é a morte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu esperava que vcs fossem falar sobre cada especie e colocar fotos

    marcia 19 de abril de 2012 11:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *