Parque Burle Marx

Conheça a Herança Deixada Por Um Dos Maiores Paisagistas Brasileiros

Quarto filho de Cecília Burle e Wilhelm Marx, o paisagista Roberto Burle Marx nasceu em agosto de 1909 na cidade de São Paulo. Muito intelectuais e cultos, os pais do Roberto tinham como hobbie literatura e música. Mas tratando de negócios, o de Wilhelm era um curtume em São Paulo. Os negócios da família duraram pouco após o nascimento do quarto filho. Não demorou muito e em 1913, a família resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro.

Burle Marx

Burle Marx

Morando em um casarão no Leme, com oito anos, Roberto Burle Marx começou a colecionar plantas e cultivar plantas do jardim da própria casa. Aos 19, foi para a Alemanha onde estudou pintura. De volta a cidade maravilhosa, foi incentivado pelo amigo e vizinho Lúcio Costa, a ingressas na Escola Nacional de Belas Artes, hoje da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para estudar arquitetura. Além de Lúcio, Roberto Burle Marx estudou e conheceu outro gênio, Oscar Niemeyer.

Com aproximadamente 24 anos, Burle Marx idealizou seu primeiro jardim público, na Praça de Casa Forte, em Recife. Logo assumiu o cargo de Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco e projetou cerca de 10 praças. Em 1937 criou o primeiro Parque Ecológico do Recife.

Parque

Parque

Anos depois, em 1949, Roberto Burle Marx adquiriu um sítio com aproximadamente 365 mil metros quadrados na Barra de Guaratiba localizada na cidade do Rio de Janeiro. O paisagista, um dos mais importantes do último século, organizou coleções de plantas em todo o sítio, uma tarefa prazerosa para o mesmo.

No ano de 1985, Roberto decidiu doar o seu sítio para a Fundação Nacional Pró-Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Com plantas originárias de diversas regiões do Brasil e de vários países do mundo, o Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro abriga também, a coleção de plantas tropicais e semi-tropicais mais importante do mundo, sendo considerado patrimônio cultural brasileiro desde 1985.

Além de pinturas, desenhos, tapeçarias e vitrais de autoria de Brule Marx, estão expostas no sítio obras de outros artistas como Miguel dos Santos, ceramista de João Pessoa, o famoso Leão do Mestre Nuca e ainda trabalhos de artesãos do Vale do Jequitinhonha (MG).

Parque Burle

Parque Burle

Ótimo para apreciar a natureza, obras de arte e também para relaxar, o Parque Burle Marx conta ainda com uma belíssima capela do século XVII para os mais religiosos realizarem suas orações e até mesmo apreciarem a antiguidade que, com muitos cuidados permaneceu intacta há séculos. Ficou com vontade de conhecer o Parque Burle Marx? Não são permitidas visitas livres no interior do sítio, mas você pode agendar sua visita por telefone ou via email.
Sítio Roberto Burle Marx
Endereço: Estrada Burle Marx 2019 (antiga estrada da Barra de Guaratiba) – Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro.
Tel para agendar visitas: 21 2410-1412.
Email: divadm.srbm@iphan.gov.br
Site: http://sitioburlemarx.blogspot.com

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *