Pistacia Lentiscus L.: A Moita do Daro

Pistacia Lentiscus L. pode ser um nome que não te diz muita coisa, mesmo que a jardinagem seja uma das suas paixões, porém, esse se trata de um nome científico e normalmente é difícil conhecê-lo. Porém, se falarmos dos nomes chamados de populares ou comuns, você lembre qual a planta recebe o nome pistacia lentiscus, veja quais são: darmacho, moita do daro, daroeira, alfostigueiro, lentisco, aroeira, árvore do mástique e almecegueira. Provavelmente, o mais comum dos nomes é a aroeira e por isso, daqui para frente iremos chamá-la assim. Vamos apresentar as principais características dessa espécie de planta e muito mais.

A aroeira ou pistacia lentiscus pode se apresentar como uma árvore, isso porque ela pode chegar a ter de 4 a 5 metros de altura e a largura ainda varia entre 2 a 3 metros. Porém, essa espécie é classificada como arbusto e a sua principal característica, no que diz respeito ao crescimento, é além de poder chegar a grandes proporções é o fato de ser ereto e irregular, fazendo-a parecer uma pequena árvore.

A pistacia lentiscus ou aroeira é uma planta bem vistosa e “volumosa” além da altura que pode superar expectativas, ela se apresenta muito ramificada, criando moitas densas e muito altas. E por isso, elas acabam se tornando um bom lugar para abrigo de animais, como de coelhos e também um local perfeito para criação de ninhos por parte de outros bichos.

A aroeira é classificada como uma planta perene, isto é, ela pode se adaptar perfeitamente a qualquer tipo de solo. Porém, para que isso não seja um problema, a boa drenagem é requisito básico para que ela cresça forte e bonita. Se tivermos que destacar um solo preferido da pistacia lentiscus, podemos dizer que esse seria o calcário.

Regiões Preferidas da Pistacia Lentiscus e Muito Mais

Como qualquer espécie, a  pistacia lentiscus ou aroeira tem as suas regiões preferidas, isso porque tem preferência de temperatura. Para que ela cresça de forma espontânea, os melhores lugares são as regiões mediterrâneas e mais os territórios de Macaronésia, que seriam, Cabo Verde, Canárias, Açores e Madeira.

Outra particularidade é que a aroeira gosta de estar no meio de outras espécies, normalmente, cresce em meio a um matagal, junto com outros arbustos, todos claro, que gostam do clima da região mediterrânea.

A região mediterrânea para a aroeira representa ter um clima com um inverno com bastante chuva, enquanto os verões são secos. Além disso a  pistacia lentiscus suporta sem nenhum problema o vento marítimo.

Voltando um pouco a falar das características científicas da pistacia lentiscus, como qualquer planta ela pertence a uma família e a sua é anacardiaceae. Essa família na qual está incluída a aroeira é bem grande e tem pelo menos 600 espécies diferentes que fazem parte dela. Além disso, é dividida em 70 gêneros diferentes. Entre as plantas que fazem parte da família anacardiaceae você encontra árvores frutíferas, como o cajueiro e a mangueira.

Conhecendo Melhor as Características Científicas da Pistacia Lentiscus

A pistacia lentiscus além de pertencer a anacardiaceae, ela entra no grupo do gênero pistacia, no qual é composto de 10 espécies, incluindo a própria. E dela saem um dos frutos que é muito apreciado pelas pessoas e é comestível, estamos falando do pistachio ou pistache. Esse fruto pode ser consumido salgado, torrado, fresco, em saladas, em guisados ou até mesmo gelado. Sem falar na quantidade de receitas que são preparadas com o pistache.

Voltando um pouco as características “físicas” da  pistacia lentiscus ou aroeira, é uma planta com folhas que se apresentam alternadas espalhadas pelo caule, além disso, se apresentam com uma textura coriácea e possuem um verde escuro brilhante.

As folhas além de bonitas e vistosas possuem vários folículos na forma oval, que variam entre 2 a 10 como quantidade, porém, não existe um folíolo terminal. Cada folha termina fazendo a forma de uma letra “V”.

Já os pecíolos dos folíolos são alados e se apresenta na cor avermelhada. Sobre o termo alados, significa que esses folíolos não possuem expansão laminar e formam uma folha estreita e longa. Porém, é possível encontrar os folíolos em outras formas. A estrutura, neste caso, pode ser mais grossa e as folhas ainda mais avermelhadas. Neste caso, são chamados de bugalhos ou galhas. Isso acontece porque se trata de uma defesa natural dessa planta quanto ao ataque de parasitas. Quando isso acontece, os bugalhos aparecem na parte superior dos folíolos e sempre na forma arredondada.

O momento de floração da  pistacia lentiscus é durante a primavera e as suas flores são discretas, pequenas e se apresentam em cachos que são bem compactos.

Outras Características da Pistacia Lentiscus

Cada arbusto que pertence a essa espécie possui as flores somente de um único sexo, por isso, para que a semente seja formada, é necessário que existam flores masculinas que fiquem perto da espécie feminina.

Podemos dizer que é um caso raro, uma vez que a maioria das plantas de cor verde possuem flores com órgãos sexuais tanto feminino quanto masculino e por isso, são chamadas de monoicas. A  pistacia lentiscus entra na categoria contrária, chamada dioica porque o masculino e o feminino não estão na mesma flor e sim em “indivíduos diferentes”.

As flores masculinas da aroeira não possuem corola, porém o seu cálice é formado por 5 estames de filetes bem curtos e 5 sépalas e mais anteras vermelhas e grandes. O mesmo acontece com as flores femininas, que não possuem corola, mas de 3 a 4 sépalas e mais um ovário ovoide da cor esverdeada. Depois tem uma coroação feita de um estilete bem curto que é alargado no ápice, deste ponto aparecem e 3 estigmas que são oblongos, recurvados e avermelhados.

É graças ao vento que é feita a polinização e por isso, os seus frutos ficam aromáticos e se apresentam em forma de baga arredondada. Com o passar do tempo, no processo de amadurecimento de verde se tornam vermelho e em seguida, preto, tornando um excelente alimento para as aves. Os frutos aparecem no outono e no inverno.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *