Ao redor do mundo vamos encontrar uma diversidade de plantas e com infinitas propriedades. As plantas medicinais acabam recebendo um destaque maior porque a curiosidade popular anda cada vez mais frequente quanto ao uso de plantas no tratamento de problemas de saúde, afinal elas são naturais e não oferecem risco nenhum… ou não deveriam! Isso porque dependendo da forma como você toma, essas plantas podem se tornar extremamente tóxicas.
A planta vassoura é um bom exemplo desse tipo de planta. Extremamente funcional, não só apenas para a medicina natural, mas ao mesmo tempo apresenta algumas propriedades tóxicas que devem ser atentadas. Mais abaixo você vai conhecer as principais características sobre essa planta e aprender o básico de como cultivá-la no seu jardim.
Ficha Técnica
A planta vassoura ou Sida sp como é cientificamente chamada essa planta, tem origem no continente americano, incluindo toda a sua extensão. Estando entre as espécies de plantas da família das Malvaceae, a planta vassoura está categorizada como uma planta medicinal e ao mesmo tempo, como uma planta daninha e dependendo da região onde é cultivada, pode receber diversos outros nomes populares como Vassoura de relógio, Vassourinha, Guaxima, Vassoura, Chá da Índia, Malva Preta, Vassoura do campo, relógio, malva brava, malva, guanxuma branca e guanxuma.
Sendo cultivada sob as condições ideais de solo, iluminação, regas e clima, ela pode chegar até 1 metro de altura e vai florescer sempre, já que possui um ciclo de vida perene, o que significa que você terá a planta vassoura brotando durante todo o ano em seu jardim. Já que citamos o clima mais acima, é importante salientar que os ideais para cultivar a planta vassoura é o continental, equatorial, mediterrâneo, subtropical e tropical.
As folhas dessa planta são simples, o formato é de um losango ou então oval e as bordas bem serrilhadas. As flores são muito bonitas e na cor amarela, por vezes mais viva ou mais clara quase chegando a branco. Apresentam-se sempre em cinco pétalas e algumas flores dessa planta possuem o centro avermelhado.
Na natureza você vai encontra muitas espécies diferentes da planta vassoura, principalmente as que nascem em pastagens, pois como servem como forração para gado, muitas vezes elas multiplicam-se de forma diferente. Essa mesclagem da planta vassoura com outras espécies de plantas e até mesmo com as próprias plantas vassouras, fez com que diversas funcionalidades surgissem com o tempo, entre elas as condições medicinais dessa planta. Ela também é muito usada na produção de cordas e sacos de aniagem, principalmente em locais onde não existe a juta. O nome “planta vassoura” veio porque as fibras dessas espécies são muito usadas na confecção de vassouras artesanais.
As propriedades medicinais dessa planta vieram a tona na década de 30 e bem longe da América, região de origem da planta vassoura. Nessa época, lá na Índia, o governo estimulou a produção dessa espécie devido a eficiência de seus poderes medicinais e nessa mesma época, ela ficou conhecida como “bala”, mas o nome não ganhou tanta popularidade nos anos seguintes.
Assim como é uma planta medicinal, quando tomada de forma errada ela se torna uma planta muito tóxica, então atente-se sempre em caso de fazer o tratamento usando a planta vassoura.
Mais abaixo você vai aprender algumas dicas sobre a melhor forma de cultivo da planta vassoura, para ter lindos ramos em seu jardim.
Como Cultivar
A planta vassoura é considerada uma planta muito rústica, o que nos leva a concluir que você não precisará de cuidados muito especiais com a sua plantação, pois com as condições mínimas ideais, ela vai se desenvolver muito bem. Para manter a sua planta vassoura sempre bonita, ela deve ser cultivada sob o sol pleno ou meia sombra, o solo pode ser pobre ou fértil que ela se desenvolve bem. Como é uma planta de regiões onde o clima tropical e subtropical predominam, a planta vassoura não vai tolerar ser cultivada em regiões onde o clima é bem frio.
A multiplicação da planta é feita através de sementes.
Propriedades Medicinais
Como citamos mais acima, a planta vassoura possui algumas poucas e eficientes propriedades medicinais. Ela pode ser utilizada no tratamento de febres, diarreias, cólicas, hemorroidas, problemas com o colesterol alto, problemas de respiração, pressão alta, irritações na pele e diversas alergias.
As principais propriedades dessa planta são, portanto a de anti-inflamatória, emoliente, diurético, hepatoprotetora e tônica, sendo utilizada toda a planta para o preparo de medicamentos ideais no tratamento dos problemas de saúde que citamos mais acima.
Para fazer o chá da planta vassoura, você vai precisar de algumas poucas colheres da planta seca ou fresca, dependendo do seu gosto, alguns gomos de maçã e água apenas. Para fazer a dosagem ideal, você deve misturar seis colheres da planta ainda com as bagas da roseira, uma maçã seca cortada em gomos, em 1 litro de água fervendo. Deixe por 10 minutos em fogo baixo e para tomar coe o chá. Você pode beber ainda quente ou reservar na geladeira.
Caso não seja daquelas pessoas fãs de chás e prefere o medicamento e cápsulas ou comprimidos, você encontrará facilmente estes, sendo vendidos em qualquer farmácia de medicamento natural ou de produtos naturais em todo o Brasil.
Toxicologia
Como citamos mais acima, a planta vassoura também apresenta algumas características toxicas e você deve atentar-se bem antes de sair tomando sem controle o chá ou qualquer medicamento. Não são todas as espécies dessa planta que apresenta componentes tóxicos, portanto é bom verificar na embalagem quando você adquirir as sementes, se a mesma apresenta alguma característica do tipo. Caso a semente ou a muda seja doada de algum conhecido, também se certificar de qual espécie de planta vassoura você está prestes a cultivar.
Em caso de você ter essa planta no jardim, procure deixar fora do alcance de crianças e animais e mesmo assim, se existir caso de infecção através de planta vassoura, procure uma emergência o mais rápido possível para que seja dado o atendimento correto para esse caso. Indicamos também que você leve um ramo da mesma planta consumida para que seja feita a analise. Se não tiver mais o exemplar do mesmo ramo ingerido, leve da mesma planta que ainda assim será eficiente.