Plantas Do Cerrado

Uma das mais belas vegetações brasileiras encontra-se no cerrado. A área, que abrange mais de dois milhões de quilômetros quadrados no país, está localizada em diversos estados brasileiros e em uma pequena parte do Paraguai, sendo admirada no mundo pelo complexo visual verde que forma. Toda a riqueza e singularidade da flora e da fauna desse local recebe também o nome de “Savana Brasileira”.

Plantas Do Cerrado

Plantas Do Cerrado

O território da Savana Brasileira possui três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, além de possuir cinco grandes ecossistemas de bioma: cerrado, cerradão, campestre, floresta de galeria e cerrado rupestre.

Toda essa variedade de climas, águas e ecossistemas se deve ao fato de o Cerrado ocupar uma área muito extensa que, naturalmente, têm características diferentes. Isso resulta em uma enorme diversidade de flores e plantas, tanto silvestres quanto domésticas. As plantas do cerrado formam um visual complexo e por isso sua admiração. Lembram campos abertos e podem ser usadas para pastos e outras finalidades.

As principais plantas que se apresentam no cerrado são: Açaí, Acerola, Amora, Aroeira, Ata, Baunilha, Baru, Buriti, Cagaita, Cajazinho, Cega Machado, Chicha, Coeté, Cupuaçu, Curriola, Figo, Guariroba, Ingá, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jaca, Jambo Roxo, Jatobá, Jenipapo, Lichia, Limão Chinês, Mangaba, Maracujá, Mangustã de Goiás, Oiti, Palmeira Seafortea, Pequi, Pitanga, Saputa, Tamarindo, Uca e Chuva de Ouro.

A vegetação do lugar apresenta diversos tipos de paisagens, como campos alagadiços, locais com aparência desértica, campos remanescentes da Mata Atlântica e até brejos. O que mais se destaca, porém, é a feição de deserto, que está presente na maior parte do território coberto de gramíneas e com algumas árvores e arbustos espaçados.

Todas essas espécies de plantas se adaptaram muito bem ao Cerrado com o passar do anos e, atualmente, são as que mais se destacam nessa região. Apesar de tantos nomes serem conhecidos, os números ainda não são absolutos, pois grande parte do Cerrado ainda não foi explorada pelo homem.

Savana Brasileira 

A Savana Brasileira ocupa cerca de 20% de todo o território nacional somente com vegetação. Nessa área, as árvores mais altas medem, em média, quinze metros de altura, sendo que em alguns lugares chegam a ter 25 metros. Não são plantas trepadeiras e se aparadas aumentam seu crescimento, pois o corte funciona como um estímulo.

Grande parte dessas plantas pode ser criada de forma doméstica, principalmente as flores. É claro que para que esse cultivo seja realizado com sucesso é preciso tomar alguns cuidados específicos de cada espécie. Para isso, deve-se procurar um profissional da área de floricultura. Assim, além de conhecer mais sobre a flora brasileira, a pessoa também poderá trazer um pouco mais da paisagem tupiniquim para dentro da sua casa, alegrando e singularizando o ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *