Plantas Nativas Do Cerrado

Você sabe quais são as plantas nativas do cerrado, quais as suas principais características ou o que é cerrado? Não? Então conheça agora todas as curiosidades sobre o cerrado e as plantas nativas desse tipo de solo.

O Que é Cerrado?

Quando pensamos em cultivar qualquer tipo de planta devemos ter atenção a diversos fatores para que elas realmente se desenvolvam da melhor maneira possível. Entre esses pontos a serem observados, o principal deles é o solo. É fundamental que ele seja de acordo com o que precisa a planta para o seu desenvolvimento. E fica claro entender o porque de tamanha importância entre outras coisas, uma vez que as plantas têm sua fonte de nutrientes no solo. Para que elas cresçam belas e fortes elas precisam encontrar um solo que tenha absorção suficiente dos minerais disponíveis para elas.

O Que é Cerrado?

O Que é Cerrado?

O Que é Eficiência Nutricional?

Se você se interessa pelo cultivo de plantas provavelmente já ouviu falar em eficiência nutricional, que significa o quanto é capaz uma planta de retirar do solo todos os nutrientes que ela precisa e que estão disponíveis para ela. Porém, para que o processo seja realizado da melhor formar possível a planta precisa estar em solo adequado a ela e claro, não se resume somente ao solo, mas a outros fatores que devem ser observados.

Dito tudo isso, e compreendo a necessidade que uma planta tem de estar em um solo adequado para ela, vamos falar sobre o cerrado, que é “dito” um mosaico de biomas. Esse tipo de solo é classificado como ácido, distrófico e latossolo. Resumindo, essas características, o cerrado tem uma pequena concentração de nutrientes e mais uma grande saturação de alumínio.

O Que é Eficiência Nutricional?

O Que é Eficiência Nutricional?

Essas características fazem do cerrado um solo considerado com deficiência nutricional . Porque faltam muitos nutrientes e existe uma considerável concentração de alumínio no solo. As duas coisas somadas fazem com que as plantas apresentem uma baixa produção de biomassa. Na prática, significa o “esclero morfismo” das vegetação.

Em linhas menos científicas e mais práticas, as plantas para crescerem no cerrado precisam ser 100% adequadas a esse tipo de ambiente. Não é possível plantar qualquer outra espécie que não possui as características de cerrado. Elas não suportariam nem mesmo a primeira semana. Aliás, isso não serve somente para o cerrado, serve para qualquer tipo de ambiente. Antes de pensar em cultivar qualquer planta é necessário avaliar se ela é adequada para aquele espaço.

O Cerrado No Brasil

Podemos dizer que o cerrado brasileiro é bem extenso, uma vez que podemos encontrá-lo partindo de Piauí, passando por Goiás, Mato Grosso do Sul e chegando em Minas Gerais e na Bahia.

No Brasil é possível ter sucesso fazendo o cultivo de jardins em climas áridos, o importante é observar quais são as espécies adequadas para cada determinado ambiente. Quem não conhece as plantas acaba se limitando muito para criar um jardim ou projeto paisagístico.

Uma das principais características do cerrado é a vegetação naturalmente baixa, além disso, as plantas se apresentam inclinadas, muitas com o tronco retorcido. Essa segunda característica se dá pela falta de água que a planta sofreu durante toda fase de crescimento. Por um lado, falta água e pelo outro, durante o verão, a água é abundante. Esse seca e água demais provoca determinadas características nas plantas do cerrado.

Como é o Solo No Cerrado

O solo no cerrado em muitos casos é limitante e se mostra deficiente de nutrientes para as plantas, essa é a principal característica natural desse tipo de ambiente. O problema é que como sabemos bem, as plantas precisam dos nutrientes do solo para ficarem bonitas e crescerem fortes. Assim, como a água é fundamental. No caso de um jardim, é mais do que necessário adubar com substratos ricos em material orgânico e ficar de olho nas regas principalmente durante o período de falta de chuvas.

Com todos esses detalhes pode parecer que não é fácil encontra uma planta que sobreviva o cerrado, mas não é bem assim, pelo contrário, existem várias espécies que podem viver bem se cultivadas nessa situação. Essa particularidade se dá ao fato do clima, que nessa região varia entre subtropical e tropical chegando até temperaturas mais amenas em algumas partes mais altas, favorecendo o cultivo de várias espécies de plantas.

O Que Fazer Em Um Projeto Paisagístico No Cerrado

Se você quer uma boa ideia para um projeto paisagístico no cerrado, siga a seguinte dica: adicione planas nativas da região. Usando essas espécies, de preferência as com características de ornamentação, você poderá acrescentar as demais de olho no tipo de clima, evitando assim, qualquer tipo de problema de adaptação. Lógico, não perca de vista a incrementação do solo e a atenção a irrigação.

Se você tem dúvidas sobre quais plantas são melhores para iniciar o seu projeto de paisagismo no cerrado, não tem problema, veja o nome de algumas espécies com um grande potencial para jardins de áreas urbanas.

http://www.youtube.com/watch?v=sss0MfdD-Fg

Veja Árvores Floríferas Que São Nativas Do Cerrado e Se Adaptam Perfeitamente Ao Clima

  • Ipê amarelo cujo nome científico é tibouchina granulosa: possui folhas decíduas e durante a primavera apresenta lindas flores amarelas.
  • Mulungu cujo nome científico é erythrina: possui folhas decíduas e na primavera aparecem flores na cor vermelha.
  • Pau ferro cujo nome científico é caessalpinea ferrea: é uma das plantas mais bonitas para um projeto paisagístico, possui lindas flores amarelas.
  • Jacarandá de Minas cujo nome científico é jacaranda cuspidifolia: é perfeita para ornamentação graças as suas flores azuis.
  • Aleluia cujo nome científico é senna macranthera: apresenta lindas flores amarelas que aparecem no verão.
  • Quaresmeira cujo nome científico é tibouchina granulosa: suas flores aparecem no outono.
  • Palmeiras nativas do Brasil: babaçu cujo nome científico é orbignya phalerata; buriti cujo nome científico é maurita flexuosa; palmeira-juçara cujo nome científico é euterpe edulis; macaúba cujo nome científico é acrocomia aculeata.
  • Inclua no projeto árvores com frutos que atraiam a fauna local: essas plantas servirão para alimentar passarinhos e deixar ainda mais bonito o projeto paisagístico: ingá, goiabeira, araticum do mato e araçá amarelo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *