Plantas Que Têm Poder Purificador

Isso mesmo, muitas espécies de planta possuem o poder purificador. Dentro de casa elas não só deixam o ambiente mais bonito como ajudam a purificar o ar.

A seguir, preparamos uma lista com algumas delas e onde colocá-las para obter o melhor resultado:

1- Cacto

O cacto tem o poder de deter as ondas eletromagnéticas que são emitidas pelos aparelhos eletrônicos. Então, o melhor lugar para colocá-lo dentro de casa é próximo a TV ou até mesmo na cozinha bem pertinho do forno micro-ondas.

O cacto ainda tem a vantagem de ser uma planta que exige poucos cuidados e se adapta facilmente aos ambientes. Para deixá-lo bonito e saudável basta não esquecer de colocar água uma vez por semana. Cuidado para não exagerar na quantidade. Muita água e as suas raízes apodrecem.

2- Azaleia

A azaleia é daquelas plantas que tem uma legião de fãs, mas o que poucas pessoas sabem é que ela não só doa beleza aos ambientes como têm poder purificador.

Uma das especialidades da azaleia em relação a purificação do ar é ser capaz de camuflar fortes cheiros, como por exemplo, da amônia.

Um dos lugares recomendados para se colocar uma azaleia é dentro do banheiro.

E na hora de cuidar dessa linda planta, regue somente uma vez por semana e todos os dias, na parte da manhã bem cedinho ou no fim de tarde, tire-a do banheiro e a exponha por duas horas ao sol.

3- Bromélia

É uma outra planta queridinha e que além de linda e de enfeitar os ambientes também tem poder purificador. Pode acreditar que por trás de toda aquela delicadeza está uma eficiente purificadora de ar.

O melhor lugar para deixar o vaso com a sua bromélia é na cozinha. Isso mesmo. Porque neste ambiente ela fará o que tem maior capacidade, que é de absorver todo o fumacê feito pelas panelas quando estão no fogo.

A bromélia não exige muitos cuidados, a atenção maior deve ser dada para a rega, que mais ou menos deve acontecer a cada 3 dias. Mas, para evitar de dar a ela água em excesso, antes de molhar, confira se a água está mesmo seca.

4- Crisântemo

É uma outra planta que pode entrar para a sua lista de plantas que têm poder purificador. Porém, diferente da bromélia, do cacto e da azaleia, o crisântemo exige um pouco mais de atenção aos seus cuidados.

É uma planta que exige muita ventilação e luz solar e por isso, deve ser colocada bem próxima a janela. Observe somente se a corrente de ar no lugar não é muito forte. O crisântemo precisa de vento na medida certa.

Ainda falando sobre os cuidados que são necessários, a planta precisa ser regada com frequência. O ideal é conferir a terra. Se estiver seca coloque água,caso o contrário, deixe para outro dia.

Falando sobre as suas características de poder purificador, o crisântemo consegue diminuir no ar a quantidade de benzemo. Esse gás se encontra nos produtos de limpeza desengordurantes e nos solventes.

5- Gérbera

É uma outra planta com um bom poder purificador. No caso da gérbera ela é uma ótima combatente do cheiro mais do que desagradável e que parece impossível se livrar dele, do cigarro. Para quem tem alguém em casa que tem o vício do cigarro, ter a gérbera pode ser um consolo pelo menos para se livrar do cheiro que a fumaça deixe nos ambientes.

A gérbera pode ficar na sala e também no quarto porque não exige grande manutenção.

Em relação a rega, essa deverá acontecer uma única vez na semana, cuidado para não encharcar e acabar matando as raízes da planta.

O único cuidado extra é que ela deverá ficar exposta ao sol todos os dias por 3 horas. Então, ou a deixe próximo a janela no quarto ou na sala ou retire, coloque na varanda para pegar sol e depois a recoloque no lugar. Vale lembrar que o sol deve ser o da manhã bem cedo e do fim de tarde.

Em outros horários o sol está expressamente proibido para gérbera ou para qualquer outra planta. Assim com os raios solares são nocivos para o ser humano nesses horários, eles fazem mal para as plantas.

6- Lírio Amarelo

É uma daquelas flores que parecem um poema, pela beleza e suavidade que emitem. O que poucas pessoas sabem é que por trás de toda aquela delicadeza se encontra um excelente purificador.

O lírio amarelo tem o poder purificador porque absorve o monóxido de carbono. Nada mal para uma planta tão delicada que “combate” um grande inimigo do homem. O monóxido de carbono é tão nocivo que pode provocar alterações na circulação do sangue e nos levar a sensação de sufocamento.

Os melhores lugares para deixa o seu lírio amarelo é na varanda, na sacada ou no quintal.

E falando das necessidades da planta, ela exige mais água que as outras que foram citadas anteriormente, mas sempre vale ressaltar que é necessário ter cuidado para não encharcá-la.

7- Lírio da Paz

É uma outra tipologia de lírios que também têm poder purificador. E claro, como todas as plantas é lindo e perfeito para dar mais vida e beleza a sua casa.

Uma vantagem do lírio da paz em relação ao lírio amarelo, que ao contrário desse primeiro que deve ficar em locais abertos, esse segundo, pode e deve ficar em lugares fechados. É uma planta que sobrevive bem a essa situação.

E mais, o lírio da paz pode sobreviver a lugares com pouca ventilação e claro, fazer a diferença purificando o ar. Porque ele absorve, os poluentes do ar, em geral.

Como toda a planta precisa de água, mas nada de muita água e o melhor a fazer é controlar se a terra está seca para molhar novamente. Além disso, apesar de ficar dentro de casa em um lugar com pouca ventilação, precisa sair todos os dias para pelo menos tomar 2 horas de sol. O horário ideal para o banho de sol do lírio da paz é entre 11 e 15 horas.

Agora é só você escolher qual a melhor planta para a sua casa e ganhar aquele reforço na purificação do ar. Você também pode ter uma de cada espécie já que todas elas exigem poucos cuidados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *