Por Que a Mamona É Venenosa? Qual O Risco?

Quando falamos de flores, na maioria dos casos pensamos naqueles buquês bonitos dados nos dias dos namorados, quando presenteamos nossa mãe com um lindo vaso, ou então ainda quando uma pessoa falece e é necessário as coroas de flores. Mas esse tipo de planta vai muito além de eventos específicos. Elas são essenciais para as plantas de modo geral, caracterizando uma etapa para reprodução das mesmas.

Há muitas árvores que enfeitam nossas ruas, jardins e a própria natureza que são lindas, mas que muitas pessoas não conseguem enxergar por não ser realmente fácil de encontrar e muito menos alcançáveis. Você já ouviu falar sobre aquele ditado “fulano não é flor que se cheire”? Essa expressão surgiu exatamente de algumas flores que além de não terem um cheiro muito bom, também podem ser venenosas e apresentar até mesmo espinhos e outras formas de aparência malparecidas, o que não facilita muito tanto para animais, quanto para nós.

Por isso muitas vezes quando pegamos alguma flor espalhada pelas ruas, ou até mesmo jardins é necessário ter atenção para não se machucar. Mas não se assuste, as flores ainda são encantadoras e podemos ver isso em grandes árvores como Ipê que pode ser amarela ou roxa, jacarandá, Extremosa, Magnolia e até mesmo a Mamona.

Não se assuste, se você conhece a mamona como uma praga, ela também tem flores bonitas, porém podem ser venenosas, vamos falar mais sobre isso logo abaixo.

Flores

Flores no Jardim

Flores no Jardim

Vamos entender um pouco mais sobre a biologia das flores?

Algo muito importante que na maioria das vezes não sabemos é que as flores são responsáveis pela reprodução das plantas angiospermas, representam o órgão reprodutor que pode ser tanto masculino, feminino ou então hermafrodita. Quando possui apenas um sexo são chamadas de dioica e quando são ambos são as monoicas.

Existem flores completas e aquelas que são incompletas. A primeira se refere àquelas que possuem cálice, corola, androceu e gineceu, todas partes importantes do verticilo florais. Porém há também algumas que faltam um ou dois componentes conhecidas como incompletas.

A flor produz sementes que levaram a produção de novas plantas da mesma espécie. Para que ela consiga realizar essa atividade de maneira facilitada possui algumas folhas modificadas, chamadas pétalas, que conseguem atrair os agentes polinizadores por conta de suas cores e formatos chamativas.

Toda flor possui uma proteção logo embaixo de suas pétalas para proteção do botão floral, antes da abertura. Sua aparência se assemelha bastante com a de uma folha, normalmente são verdes e se chamam sépalas. O conjunto delas formam o cálice, denominado assim pela sua aparência.

Não somente as Angiospermas possuem flores, as gimnospermas também e são bem parecidas e aspectos gerais como possuir raiz, caule e folhas, porém são diferentes em seus aspectos de fruto. As flores nas angiospermas, produzem uma semente que será envolvida pelo fruto, já a gimnosperma não possui uma proteção para a semente, elas ficam nuas, sem o fruto.

A polinização é um dos fatos mais interessantes da natureza, a capacidade de se reproduzir a partir da transferência do pólen masculina para a parte feminina. A polinização pode acontecer na mesma flor, ou então na mesma planta, porém em flores diferentes e por último entre plantas diferentes. Os agentes polinizadores podem ser abelhas, pássaros e outros insetos.

Mamona

Mamona

Mamona

Pode conhecida por outros nomes dependendo da região como bafureira, baga, rícino, carrapateira e outros. É originária da Ásia meridional, faz parte da família das Euphorbiaceae e seu nome científico é Ricinus communis L. É uma planta muito conhecida por ser praticamente uma praga, encontrada não somente em plantações, mas também em terreno baldios, o que as tornam famosas.

Pode apresentar diferentes colorações seja nas folhas, no caule ou nos cachos. Seus frutos normalmente são cercados por espinhos e dependendo da região pode ter uma semente maior do que outras e formatos diferenciados. Apesar de não ser muito comum, existem pessoas que se dedicam a produção de mamona devido a sua semente poderosa para extração de óleo. Porém essas plantações têm aumentado de acordo com a demanda e expansão da tecnologia principalmente depois de algumas descobertas que envolvem esse óleo com a produção de biocombustíveis.

O óleo conhecido como rícino, é inodoro, insolúvel em água, com uma coloração bem clara, puxada mais para o amarelo e é solúvel em solventes orgânicos. Ele tem sido usado para muitas funções, além de energia, também tem sido bem sucedido em testes relacionados a saúde. Devido a isso a exportação aumentou e o setor industrial conseguiu ver futuro promissor na comercialização da mamona por conta da ricinoquímica.

O que é mais curioso é que o restante da planta é totalmente tóxico, ou seja, o é possível utilizar somente a semente dela, pois o restante pode ser mortal devido algumas proteínas encontrada nela. Mas as sementes conseguem obter produtos variados como já dito, incluindo até mesmo lubrificantes de motores.

Além do próprio óleo é possível obter um adubo orgânico rico em nitrogênio e consequentemente de boa qualidade. Sendo uma técnica muito interessante para solos que já apresentam grandes devastações, ajudando também nas proteínas necessárias para pequenos animais que ajudam na melhoria da terra.

O óleo pode ser retirado com duas técnicas. A primeira é a prensagem na qual são utilizadas prensas como o próprio nome já sugere e assim é possível retirar o óleo da semente. Mas há uma segunda que é a extração com solvente vinda principalmente pelo restante que não é retirado na prensagem. Para que seja mais eficiente é utilizado um solvente derivado do petróleo, denominado hexano. Quando se tratar de semente seca, normalmente elas são colocadas no etanol e previamente trituradas por serem mais difíceis de se extrair.

Uso Medicinal Da Mamona

Apesar de tanto medo, a mamona possui propriedades laxante, analgésico, emoliente, anti-inflamatório, entre outras. Por isso é indicado para infecções, dores, inflamações, alergias e constipação. Sendo utilizado somente o extrato da planta já purificado, tenha muito cuidado pois ela é venenosa. Mas ainda sim é muito contraditória por já trazer alguns estudos relacionados até mesmo a tratamentos de câncer.

Planta da Mamona

Planta da Mamona

Mamona Venenosa

É uma espécie que pode ser tornar praga como já dito, mas que muitas pessoas não possuem noção de quanto é perigosa e pode causar sérias diarreias e pode chegar até a morte. Nós seres humanos ainda temos um certo cuidado maior, porém alguns animais, principalmente domésticos podem acabar consumindo por engano, por conta da boa aparência. Se não tratada a morte pode vir dentro de 36 horas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *