As plantas são responsáveis por retirada do dióxido de carbono do meio ambiente e nutrientes da terra que são importantes para seu crescimento e desenvolvimento ao longo de sua vida.
Manter uma planta bonita e saudável está condicionada a muitos fatores como poda, irrigação e adubação.
Mas, se o ambiente estiver contaminado poralgum tipo de doença que atacar as plantas, e estas acabam por sofrer sintomas que levam a secar ou atémesmo a sua morte.
Logo, a prevenção e conhecimento destas doenças que costumam agredir as plantas se torna interessante, pois pode ser diagnosticado no começo e procurar a cura.
As Doenças Características Das Plantas
Existem microorganismos patógenos, também chamados de fitopatógenos que influenciam negativamente no processo de desenvolvimento natural da planta causando doenças.
Estes microorganismos são mais conhecidos como: vírus, bactérias, fungos e nematóides.
O ambiente em que a planta se encontra é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento e completo ciclo de vida destes seres que atacam as plantas.
Se a planta estiver em um local que contenha muita umidade e pouca luz, ou até mesmo perto de outro indivíduo contaminado, esta corre o risco de se tornar uma vítima do hospedeiro indesejável que se instala nas células vegetais e começa a se multiplicar causando danos diversificados às plantas chamados de doenças.
As Principais Causas De Doenças Em Plantas
- Doenças causadas por fungos: estes seres não produzem seu alimento e utilizam a planta hospedeira como fonte para manter sua vida e desenvolvimento de seus esporos.
Entre as doenças que mais atacam as plantas se destacam: a ferrugem do cafeeiro que é acarretada por um fungo denominado Hemileia vastatrix, e o carvão da cana-de-açúcar que vem do fungo Ustilago scitaminea.
- Doenças causadas por bactérias: esses indivíduos que atacam a planta buscam também refúgio e alimento para sobreviver e se reproduzir. As bactérias Xanthomonas campestris e Xylella fastidiosa que atacam laranjas causando as doenças conhecidas como cancro e o amarelinho.
- Doenças causadas por vírus: por depender de células que estejam em reações constantes estes seres causam doenças no feijoeiro e mamoeiro, formando mosaicos, ou seja, desenhos que ficam no interior das folhas, eles se alimentam destas células foliares, tornando-se um destruidor do local onde se encontra.
- Doenças causadas por nematóides: estes seres são vermes que se alimentam das partes da plantas frágeis e se multiplicam. O Heterodera glycines e Meloidogyne spp, que se alimentam da soja, costumam atacar esta oleoginosa e causar danos a agricultura.
As Formas De Prevenção De Doenças Em Plantas
Adubar com a dose eficaz e necessária a planta, pois em excesso certos sais podem retirara água da planta e matá-la. E geralmente os agentes causadores de doenças gostam de local úmido. Lembra-se!
- ü Deixar as plantas que estejam na fase de muda pelo menos meio metro longe do chão (acima).
- ü Destruir as plantas doentes;
- ü Escolher mudas de planta que apresentam mais resistência às pragas;
- ü Evitar estresse da planta. Mudando toda semana de local por exemplo.
- ü Fazer as podas e rotação do local de plantio da cultura para ela não acostumar e ficar vulnerável às doenças;
- ü Manter as ferramentas e materiais utensílios utilizados sempre limpos;
- ü Manter o ambiente sempre arejado e limpo;
- ü Plantar utilizando bandejas, latas e demais utensílios com boa limpeza e desinfetados;
- ü Procurar sempre eliminar os insetos, pois são vetores de doenças e viroses que contaminam as plantas;
- ü Se não conseguir evitar que a doença prolifere, procure pulverizar com cuidado produtos químicos preventivos e autorizados pelo Ministério da Agricultura seguindo as dicas do fabricante quando às normas de uso com luvas, máscaras sempre;
- ü Sempre lavar as mãos quando cuidar de uma planta e for para outra;
- ü Utilizar água limpa para lavar as ferramentas de manuseio das plantas.
As Medidas Adotadas Para Curar Doenças Em Plantas
Para evitar a propagação de praga sem sua planta é sempre bom notar que:
- ü É bom manter certo espaçamento da planta com as outras que deve atender as suas necessidades conforme sua espécie (grande ou pequena);
- ü Necessitam de cultivo manual;
- ü As plantas precisam de certa proteção durante a vida, principalmente no período de reprodução;
- ü Deve ser plantada em local onde pegue sol adequado;
- ü O conhecimento sobre o desenvolvimento da planta, local adequado e tipo de reprodução é fundamental para seu cuidado.
Logo, o controle é eficaz quando o diagnóstico dos problemas é realizado em fase inicial.
Há estratégias que podem ser aplicadas no controle de doenças nas plantas, como por exemplo:
Se as folhas apresentarem-se murchas, pode ser causado por falta de irrigação adequada, deve-se jogar água para que retorne a sua forma saudável. Ao contrário, pode estar doente.
Este é um possível indício, que pode confirmar o check-up e o problema da planta que está doente.
Para evitar a proliferação de fungos e bactéria é bom retirar as partes danificadas e recuperar os danos causados pela doença, isso faz com que esta renove seus brotos e recupere-se.
Se caso tenha muitas plantas e uma apresentar o diagnóstico de alguma doença indesejável para que não passe para as outras é bom:
- ü Realizar observação direta dos sinais e aparência da planta;
- ü Realizar pesquisas sobre quais os tipos de pragas que costumam atacar as plantas e o clima da sua região;
- ü Procurar aumentar a quantidade de sol e ventilação do ambiente;
- ü Não confundir as doenças com os casos de falta de nutrientes, que também podem causar sintomas como o escurecimento das folhas e apodrecimento, ou secagem do caule.
Importante: Se a proliferação e sintomas da doença numa planta já tomaram grandes proporções há a necessidade de se queimar totalmente esta, pois pode passar para outras e tomar conta de plantações inteiras.
A água utilizada também é importante, pois, deve ser limpa e não vir da lavagem de outras plantas como, por exemplo, de retirada de terra de verduras ou legumes.
Cada planta tem suas características próprias e deve ser mantida no momento da plantação e desenvolvimento para que tenha vida e mantenha-se saudável.