O Maracujá é uma espécie vegetal típica de cultivo em clima tropical, e é uma fruta nativa do Brasil. Nosso país é considerado o maior produtor e o maior consumidor dessa fruta que gera sucos deliciosos.
Além do suco de Maracujá ser muito saboroso, a fruta se destaca por possuir poder relaxante, contudo, para sentir com força este poder de relaxar e acalmar do Maracujá, seria necessário consumir uma grande quantidade do fruto ou do suco.
O Maracujá é uma fruta com inúmeras utilidades podendo ser usada na culinária para a produção de sorvetes, molhos, mousses, geleias e etc… Além disso, a fruta possui outras propriedades medicinais, além de ser calmante e tranquilizante. O Maracujá é rico em fósforo, ferro, cálcio, vitamina A, complexo vitamínico B e vitamina C. Da casca do Maracujá pode ser produzida uma farinha que pode ser útil no controle do diabetes e auxiliar na redução do colesterol.
Devido aos inúmeros benefícios trazidos pelo consumo do Maracujá, veremos como é feito o plantio do Maracujá.
As Características do Maracujá
O Maracujá é uma planta que possui o nome cientifico de Passiflora Edulis. Ela é uma espécie vegetal trepadeira e herbácea (caule flexível sem presença de lignina), isto é, precisa de um suporte para conseguir crescer e se desenvolver bem, que apresenta um crescimento forte e vigoroso.
O solo ideal para o cultivo do Maracujá é o arenoso, leve e profundo, que apresente uma boa capacidade de drenagem, isto é, consegue absorver com facilidade a água utilizada na rega. O Maracujá não tolera ser cultivado em solos encharcados, por isso é necessário tomar muito cuidado com a umidade do solo e a quantidade de água aplicada na rega.
O Maracujá é uma planta que possui a necessidade de ser cultivado a pleno sol, pois precisa receber diariamente 11 (onze) horas de incidência da luz do sol para que possa se desenvolver saudável e vigorosa. A planta de desenvolve bem quando cultivada em locais que possuem temperatura próxima dos 25 (vinte e cinco) graus Celsius. O Maracujá tende a crescer durante todo o ano, com exceção do período em que o frio é maior durante o inverno.
Por ser uma planta que aprecia o calor, o Maracujá não suporta as geadas e ventos gelados ou frios. Os locais onde ocorre chuva com grande frequência também não são aptos ao cultivo do Maracujá, pois a chuva não permitirá que a polinização seja realizada corretamente, além do que o excesso de água favorece o surgimento de pragas e doenças, o que acaba prejudicando a frutificação do Maracujá.
O Maracujá pode ser usado para fins ornamentais (dependendo da variedade), sendo uma excelente opção para fazer a cobertura de muros, caramanchões, cercas e pérgulas.
A pessoa interessada em cultivar o Maracujá pode optar entre os diversos tipos existentes: Maracujá Azedo, Maracujá Doce, Maracujá Ornamental e Maracujá Medicinal, entre outros. Existem mais de 400 (quatrocentas) diferentes espécies de Maracujá, sendo indicadas 02 (duas) espécies para produzir frutos: o Passifora Edulis e o Passifora Alata.
O plantio pode ser feito através de sementes ou mudas adquiridas em lojas especializadas. Para que você tenha uma boa qualidade no Maracujá cultivado, é interessante que as sementes e mudas sejam obtidas em lojas registradas e certificadas.
Como Realizar o Plantio do Maracujá
O plantio do Maracujá pode ser feito em qualquer período do ano, pois é uma planta que cresce com muita facilidade e vigor, bastando que aconteça uma irrigação bem distribuída e feita de maneira eficaz. É necessário cuidado com o excesso de água, até mesmo da chuva, pois essa condição prejudica o surgimento de frutos e facilita o surgimento de pragas e doenças em seus pés de Maracujá.
a) A Realização da Semeadura
Para criar as mudas de Maracujá é interessante que se faça a semeadura na época que varia entre os meses de julho e agosto. Devem ser feitas mudas individuais (sacos plásticos), colocando em torno de 04 (quatro) sementes para germinação.
Depois de 20 (vinte) dias deve ser realizado o desbaste (seleção da muda a ser cultivada), permitindo que uma muda seja mantida para o cultivo. Depois de 60 dias após o plantio, quando a muda estiver com uma altura aproximada de 25 (vinte e cinco) centímetros, ela deve ser transportada para o lugar definitivo.
Após o transplante, a muda precisa ser irrigada com regularidade e abundância para que consiga se desenvolver bem.
b) O Espaçamento
Caso você queira fazer o plantio de várias unidades de Maracujá é ideal que você deixe um espaço de 4,0 (quatro) x 2,0 (dois) metros ou 3,0 (três) x 2,0 (dois) metros, desta maneira, as plantas terão espaço suficiente para crescerem e se desenvolverem bem. As covas para o plantio da muda de Maracujá devem ter aproximadamente 30 (trinta) centímetros.
c) Preparação do Solo Para o Plantio do Maracujá
Antes de preparar a cova, é interessante que seja feita a correção da acidez do solo. Para que este fique apto a receber o Maracujá, você pode aplicar o seguinte material cerca de 20 (vinte) dias antes de realizar o plantio:
- 04 (quatro) litros de esterco (preferencialmente de galinha) curtido;
- 500 (quinhentos) gramas de calcário;
- 200 (duzentos) gramas de superfosfato;
- 100 (cem) gramas de cloreto de potássio;
No início, as mudas necessitam ser protegidas da incidência direta do sol.
d) Estrutura de Apoio e Sustentação do Pé de Maracujá
O Maracujá, como todas as espécies vegetais trepadeiras, precisa de alguma estrutura para se apoiar e conseguir crescer e se desenvolver de maneira adequada.
O pé de Maracujá pode utilizar como estrutura de apoio: mourões com arames, muros, árvores, cercas e pérgulas.
e) A Poda
À medida que o pé de Maracujá se desenvolver, você precisa optar pelo ramo mais forte como o principal. Depois que a planta frutificar, os demais ramos que não estão seguindo a estrutura de apoio devem ser podados a uma altura de 60 (sessenta) centímetros. Os ramos que estiverem muito finos e doentes também devem ser podados.
Para realizar a poda utilize uma tesoura bem afiada e que seja desinfetada (use álcool), para evitar que os ramos sejam esmagados.
f) O Controle de Doenças e Pragas
Como todas as espécies vegetais, com o Maracujá não é diferente, é preciso tomar os cuidados de prevenção e verificar a existência de pragas, como por exemplo: lagartas, besouros, mosca das frutas, fungos, bactérias e percevejos. É necessário cuidado na aplicação de inseticidas para que não sejam eliminados os insetos que agem na polinização do Maracujá (exemplo: a mamangava).
Com todas essas dicas, agora você pode plantar um maracujá e fazer doces, sucos e afins com um maracujá próprio.
O maracujá é o fruto do maracujazeiro, que tem mais de 150 espécies, porém, o mais cultivado no Brasil e no mundo é o maracujá amarelo, utilizado especialmente para o consumo humano no preparo de sucos.
O plantio do fruto deve ser feito em pequenas covas e de preferência no início da estação chuvosa. O primeiro passo é retirar o envoltório de plástico e colocar o torrão no centro da cova, de maneira que sua superfície fique nivelada à superfície da cova.
Em seguida, é necessário irrigar com bastante água e colocar uma vara fina de bambu fixada para conduzir o ramo principal.
Após o plantio é preciso aguardar um período que varia de 6 a 9 meses para então realizar a colheita, a qual caracteriza-se pela coleta dos frutos no chão. No entanto, é fundamental derrubar os frutos maduros que não caírem, ou seja, que ficarem entre os ramos da planta.
Acredita-se que o maracujá possua propriedades calmantes, por isso mesmo é que muitas pessoas acabam sentindo sono após tomar o suco dessa fruta.