O Que É O Própolis
O própolis é um extrato obtido a partir de uma resina produzida pelas abelhas que, para elas, serve para proteger a colmeia, vedar o favo de mel, fechar rachaduras e também para manter a colmeia em uma temperatura agradável para as abelhas. Essa resina é obtida de pólen, resinas vegetais e cera.
As abelhas polinizam uma infinidade de tipos de plantas. O própolis produzido por elas está diretamente ligado ao tipo de planta ao qual elas estão polinizando. Por isso, o extrato de própolis possui compostos, cores, aromas e texturas variadas, conforme a espécie de planta do qual foi produzido. Temos própolis amarelado, esverdeado, avermelhado, por exemplo. Além disso, o extrato produzido artificialmente pode ser uma diluição em água ou álcool da substância.
Como o extrato de própolis age no organismo? Quais são os seus benefícios?
Que o própolis é um remédio natural e milagroso para a imunidade, isso não é novidade, mas vamos entender melhor sobre isso. E também, já adianto que é muito mais do que isso, o própolis está associado com diversos outros benefícios para a saúde, como efeitos antimicrobianos e cicatrizantes.
A sua principal função para os humanos é ser um imunomodulador, ou seja, um fortalecedor de hormônios que aumentam a resposta imunológica geral do corpo. Ele possui vários agentes que fazem com que o organismo fique mais resistente a agentes externos e nocivos aos tecidos. A principal substância associada ao aumento da imunidade é o ácido cafeico, presente no extrato de própolis puro ou no extrato.
Antibactericida
O própolis possui substâncias chamadas de flavonoides, além de outros ácidos além do caféico, que destroem diretamente a parede celular de bactérias patogênicas. Por isso ele é um antibactericida/antibiótico natural, agindo diretamente sobre esses microrganismos patogênicos indesejáveis. Importante ressaltar que ele não destrói todos os tipos de bactérias, mas age na maioria das bactérias causadoras de dores de garganta, gripes, resfriados, e também bactérias associadas à cáries e mau hálito.
Antiviral
Substâncias conhecidas como Crisina e Canferol são muito ágeis contra a repllicação de alguns vírus que causam problemas em humanos, como o vírus da herpes. Alem disso, outra substância conhecida como ácido cinâmico atua diretamente na destruição do vírus da gripe A. Porém não para por aí, o própolis está se mostrando um ótimo aliado na destruição de diversos outros tipos de vírus, incluindo o vírus causador da AIDS humana, o HIV.
Antiprotozoário
Esse extrato poderoso tem se mostrado muito eficiente também na eliminação de alguns protozoários causadores de doenças em humanos. Um exemplo é o Thichomonas vaginalis, um protozoário causador de uma doença sexualmente transmissível chamada de Tricomoníase. Outro protozoário que sofre os efeitos do própolis é a famosa Giárdia lamblia, também o Toxoplasma gondii e o Trypanossoma cruzi.
Antifúngico
Sim, o própolis também age sobre algumas espécies de fungos. Alguns fungos causadores de manchas e micoses na pele, como o Tricophyton e o Microsporum são sensíveis aos efeitos do própolis. O ideal é combinar o uso do extrato com medicamentos específicos contra o fungo, para isso consulte um dermatologista.
Antiinflamatório
A inflamação é uma resposta imunológica muito importante nos humanos, por isso o ideal é não interferir, normalmente. Entretanto, muitas vezes a inflamação é maior do que o necessário, como em casos de alergia ou febre. Nesses casos, o própolis pode ser muito eficaz para diminuir os sintomas que tanto incomodam. Uma substância chamada galangina inativa algumas enzimas do nosso corpo que seriam as responsáveis por causar sintomas inflamatórios, como as dores musculares.
Antioxidante
A oxidação é um processo onde ocorre morte celular programada, ou apoptose, em células do nosso corpo. Muitas vezes é um efeito maior do que o necessário e acaba causando efeitos como envelhecimento de tecidos. O própolis é um grande aliado para desacelerar este efeito, isso porque seus flavonoides são capazes de eliminar radicais livres em excesso no nosso corpo, evitando a oxidação e o envelhecimento celular.
Cicatrizante
O extrato de própolis é um potente cicatrizante natural, podendo ser usado para curar machucados, feridas, espinhas, inflamações de pele, curativos, etc. Os responsáveis por este efeito também são os flavonoides e alguns ácidos presentes no própolis.
O Própolis Possui Contraindicação?
Muita gente acha que por ser um extrato natural o própolis não possui contraindicação. Isso é um grande erro, aliás é importante ressaltar aqui que nem tudo que é natural pode ser usado sem consultar um médico ou sem controlar a quantidade. O própolis ou o seu extrato podem sim ser usados pela maioria das pessoas, entretanto eles podem causar problemas para um grupo de pessoas específicas, ou também causar efeitos colaterais leves a todos.
O uso do própolis pode, com o tempo, causar um escurecimento da cor dos dentes, por isso é muito importante escovar muito bem os dentes logo após a ingestão do própolis.
O própolis pode causar alergias em algumas pessoas. Para saber, é importante realizar o teste de prova antes de usar o própolis em grande quantidade. Aplique uma pequena quantidade em um pedaço de pele e deixe por 24h, se não surgir efeitos indesejáveis como coceira ou ardência, então pode usar.
A contraindicação do própolis é principalmente para os diabéticos, isso porque ele tem um teor de açúcares que pode aumentar a glicemia, por isso é importante consultar um médico antes do uso.
Como Usar O Própolis?
Para curar feridas ou outros problemas na pele, use um cotonete ou algodão limpo e aplique o extrato no local onde deseja curar. Para o uso tópico não há muito segredo, basta limpar bem a pele e secar antes da aplicação.
Para o uso tópico, você pode diluir o própolis na água e tomar ou tomar diretamente. A quantidade a ser usada de própolis só pode ser determinada por um médico, por isso sempre consulte um antes de se automedicar.
Nutrientes presentes no extrato de própolis:
- Vitamina B1
- Vitamina B2
- Vitamina B3
- Vitamina E
- Vitamina C
- Vitamina A
- Selênio
- Zinco
- Cálcio
- Magnésio
- Ferro
- Sílica
- Potássio
- Fósforo
- Cobre
- Cobalto
- 16 aminoácidos