Algumas plantas são feitas para serem cultivadas em jardins, daqueles que mantemos em um cantinho externo das nossas casas apenas com o intuito de ajudar no exercício psicológico para o nosso bem estar. Já outras plantas são usadas para ajudar um determinado ecossistema a se desenvolver e consequentemente o nosso planeta continuar em harmonia.
Mas existem ainda, aquelas espécies de plantas que são extremamente decorativas. A planta Rabo de Dragão é um maravilhoso exemplo desse caso. Essa planta é muito usada em jardins, principalmente os desérticos, pois um exemplar em si já deixa o ambiente com um diferencial muito bonito. Se você gosta de plantas no estilo de cactos, com certeza vai amar o rabo de dragão, pois além de possuir todas as características dessa espécie de planta, elas ainda possuem um formato todo diferenciado.
Mais abaixo você vai conhecer mais sobre o rabo de dragão, sua forma de cultivo e quais as principais pragas que podem atacar a sua planta. Com certeza vale a pena manter essa espécie no seu jardim. Se você ainda não cultivou essa espécie, você vai adorar. Confira.
Ficha Técnica
A curiosa planta Rabo de Dragão é a espécie cientificamente nomeada de Dasylirion acrotrichum, uma das plantas pertencentes à família das Asparagaceae e que são originalmente nativas da América do Norte, com maior incidência no México. Além do nome científico principal usado pela biologia, o Rabo de Dragão também apresenta outras sinonímias como, por exemplo:
- – Yucca acrotricha
- – Dasylirion acrotriche
- – Dasylirion gracile
- – Bonapartea gracile
- – Roulinia gracile
- – Yucca gracile
- – Dasylirium acotriche
- – Roulinia acrotricha
- – Barbacenia gracilis
- – Dasylirion graminifolium
- – Dasylirion robustum
Além desses diversos nomes científicos, o rabo de dragão também vai receber outras denominações populares como Dasilírio ou Dasilirium. Esses nomes irão variar de acordo com o local onde a sua planta será cultivada.
Categorizada como um cacto e planta suculenta, o rabo de dragão é bastante escultural e muito utilizado em jardins ao redor do mundo. Como é uma planta originária do México, essa planta deve preferencialmente ser cultivada em regiões onde o clima possui características subtropicais, temperados, continentais, mediterrâneos, equatoriais, oceânicos, tropicais e semi-áridos.
Essa planta pode chegar ate 2 metros de altura quando cultivadas corretamente e também terá flores, folhas ou frutos brotando durante todo o ano, pois o rabo de dragão possui um ciclo de vida perene.
As folhas dessa planta são bem suculentas, lineares e com as margens todas cobertas com espinhos e em formato espigado. Elas crescem sempre em torno do núcleo do caule, que é exatamente o responsável pelo formato diferente e bem atraente dessa planta. O caule também é bem diferente e aparentemente parecem mais um corpo de uma minhoca. As flores são bem bonitas e aparecem sempre no verão e somente nas plantas que já se encontram na fase adulta. As inflorescências são eretas e aparecem sempre na ponta das folhas e estas sempre na cor bege, bem esbranquiçadas.
O rabo de dragão vem ganhando cada vez mais destaque entre os paisagistas que usam essa planta como uma espécie de ponto focal no jardim. As suas cerca de 300 folhas por ramo chamam muito a atenção de todos tanto pela sua formação quanto pela composição bem feita entre elas. Como é uma planta bem rústica, o rabo de dragão não vai exigir muito gasto com a sua manutenção, o que levará você a ter uma planta muito bonita e de baixíssimo custo em seu jardim. Elas podem ser plantadas em grupos, isoladas ou ainda em vasos e jardineiras que compõem um visual muito bonito.
Mais abaixo você vai encontrar alguns direcionamentos sobre a melhor forma de cultivo do rabo de dragão.
Como Cultivar
O rabo de dragão deve ser preferencialmente cultivado sob o sol pleno, com solo muito bem fertilizado, muito bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e regularmente irrigado. No caso desse último cuidado, ele deve ser feito apenas nas estações mais secas e logo nos primeiros meses depois que o seu rabo de dragão for cultivado. Essa planta não tolera solos encharcados e isso pode matar o seu rabo de dragão ou deixá-lo suscetível a doenças e pragas comuns para essa espécie.
Assim como o rabo de dragão não tolera solos encharcados, também não vai tolerar ser cultivado em regiões mais frias, com clima muito úmido e chuvoso, pois isso não ajudará em nada o crescimento da planta. Caso você more em regiões com essas características climáticas, o ideal é que você cultive o seu rabo de dragão dentro de vasos ou jardineiras, pois você poderá movê-las para uma área climatizada e também colocá-las em ambientes internos onde a planta ficará totalmente protegida contra temporais e chuvas.
A multiplicação é feita por sementes.
Pragas e Doenças
O rabo de dragão é até bem resistente à doença e raramente é atacado por pragas, mas mesmo assim ainda podem ser acometidas e você deve saber mais sobre esse aspecto. Os problemas mais comuns nesse caso são as cochonilhas, os ácaros e os nematoides. Os mais prejudiciais são as cochonilhas, pois se alimentam da seiva das plantas e as suas fezes ajudam no aparecimento de fungos e também acabam atraindo outros insetos.
O combate de pragas deve ser feito com inseticidas naturais como, por exemplo, calda de fumo ou água com sabão. Evite usar produtos químicos e muito fortes porque pode matar a sua planta. No caso de sua planta ser atacada por cochonilhas com carapaça, você deve usar óleo mineral porque os inseticidas não são capazes de matar essa espécie.
Caso seu rabo de dragão seja atacado por algum fungo, procure cuidar com pó secante como pó de canela, por exemplo, ou algum fungicida para suspender a ação desse problema o mais rapidamente possível. Os fungos, as bactérias e os vírus que podem aparecer na sua planta, se não forem identificados no começo, ou não tratados, podem causar o apodrecimento da sua planta por completo e matá-la rapidamente. Geralmente esses problemas causam manchas na sua planta então é indicado que você observe bem e atente-se para qualquer modificação na estrutura do seu rabo de dragão.
O Rabo de Dragão é uma planta conhecida pelos nomes de Dasilírio ou ainda de Dasilirium e são originárias da América do Norte e do México. Essas plantas podem atingir diferentes medidas, sendo que a maior delas varia entre 120 centímetros a 180 centímetros. São plantas arbustivas e suculentas, presentes em regiões desérticas do México. Apesar de serem encontradas nesse cenário, são utilizadas para fins ornamentais, visto que são muito bonitas.
Podem se adaptar a diferentes locais e solos, principalmente em locais com pouca água, onde poucas plantas sobrevivem. São plantas rústicas e não necessitam de muitos cuidados diários. Podem ser cultivadas em jardins e canteiros, mas também em vasos e jardineiras. Por serem originárias de locais secos, não toleram solos encharcados. Devem receber luminosidade solar diretamente e todos os dias. Durante sua floração apresentam flores na cor branca e creme na ponta de suas folhas. Confira algumas imagens dessas plantas tão lindas.