Reflorestamento com Eucalipto

Uma das tendências atuais para combater o desmatamento causado pelas indústrias de produção de papel e móveis é o reflorestamento com eucalipto. Sendo de fácil adaptação ao solo e podendo ser utilizadas no lugar de outras madeiras mais raras para a produção industrial, este tipo de reflorestamento continua a ganhar defensores a cada dia.

Além de servir como fonte de produção de lenha, compensados e celulose, o Eucalipto costuma se misturar bem com a flora local, evitando, assim, o desequilíbrio. Sua altura garante que o solo será protegido, e também permite a permanência da fauna no trecho reflorestado.

Outro ponto interessante é a produção de eucaliptos clonados, que diminuem a perda na hora da produção industrial, diminuindo assim a quantidade de árvores necessárias. Este tipo de reflorestamento funciona, basicamente, como uma plantação em massa para produção, garantindo a sobrevivência das demais árvores e fazendo a manutenção do solo ao mesmo tempo que fornece o material para a produção de bens para a sociedade.

Aprovado por alguns e contestado por outros, o reflorestamento com eucalipto no Brasil vem cumprindo sua tarefa de amenizar a destruição das florestas naturais que sem essas plantações de eucalipto e pinus estariam muitas vezes mais ameaçadas do que estão atualmente.

Reflorestamento com Eucalipto

Reflorestamento com Eucalipto

O Brasil protege suas matas naturais com mais de 6 milhões de hectares de área plantada com eucaliptos que se destinam a fabricação de carvão vegetal para suprir as indústrias siderúrgicas, de celulose, papel, fabricação de painéis de madeira para a construção, e outros subprodutos como material de limpeza, cápsulas de remédios, produtos alimentícios, medicamentos e perfumes.

A cada dia, aumenta o uso de madeira que provém destas plantações numa proteção bastante racional as florestas nativas e como são de rápido crescimento e rotatividade, os eucaliptos também se tornam cada vez mais importantes comercialmente já que o campo de aplicações e utilidades não para de crescer o que exige um incentivo maior a este tipo de reflorestamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *