A moda das sementes para tratar o corpo ainda continua, mas nem tudo o que sai na mídia podemos tomar como verdade. As sementes por serem natural são bem estimuladas para curar doenças, fazer chá para emagrecer, mas será que não causam nenhum mau ao corpo? Segundo pesquisas, algumas podem não ser tão boas ao organismo, como a semente de sucupira, com estudos informando que há riscos para o corpo humano quando de seu consumo em excesso. Por isso é importante antes e aderir a qualquer modismo, fazer uma visita a seu médico para saber se é verdade ou não passa de mais uma lenda da Internet.
A semente de sucupira tem fama há muitos anos ajudar no tratamento de alguns males ao corpo. É uma tradição bem interiorana fazer chá de semente de sucupira para curar artrite, inflamações, diabetes e até câncer de próstata. Muitos são os relatos de pessoas com câncer de próstata, curado apenas com a ingestão de chá de semente de sucupira todos os dias. A receita é tomar apenas duas xícaras por dia e a promessa: a cura de todas as doenças descritas anteriormente. Em cidades tradicionais é certeza da cura da artrite com a semente da tal planta sucupira.
Infelizmente o que as informações e estudos informam: é uma cura nada provável pela ingestão de semente de sucupira pelo homem. Nada comprova ao certo uma cura e não está se medindo a questão fé para os estudos, apenas informações de estudiosos da área que comprovam não haver indícios da semente de sucupira como fonte de cura para o corpo humano. O pior ainda estar para ser noticiado: ela pode até fazer mal ao corpo, quando ingerida em grandes quantidades. Será verdade mesmo?
Poucas pessoas sabem, mas a semente de sucupira não se dissolve na água, mesmo em alta temperatura. Ou seja, quem toma seu chá a está bebendo inteira. O mal está justamente em beber a semente de sucupira inteira. Quando ingerida em alta quantidade, o seu efeito pode ser reverso e causar mal ao organismo. O motivo? Intoxicação. Tudo demais no organismo pode fazer mal. Até vitamina C em excesso, mesmo sendo ótima no combate à doenças pode fazer mal para a bexiga e o fígado. Se não sabiam, cuidado com o excesso de agora em diante.
Antes de partir para um alarde pessoal, calma que a semente de sucupira não irá te matar por tomar o chá. Se a sua dose for de uma xícara por dia, não há qualquer problema.
Mais que isso, porém, pode causar sobrecarga do fígado, e por intoxicação, você poderá passar muito mal e ter que fazer uma visita ao hospital. Melhor diminuir a dosagem por enquanto.