Sementes Soja

A semeadura deve ser feita dentro do período recomendado, isso serve para qualquer planta. Isso porque é necessário esperar que a fase vegetativa da mesma esteja completa e o período varia de uma espécie para outra, não é diferente com as sementes de soja.

As sementes não devem ser usadas nem antes e nem depois do tempo, pois isso influencia diretamente na perpetuação da espécie, mas não somente esse é problema.

A maturação e como as sementes de soja foram desenvolvidas são fatores que influenciam diretamente na produção. Elas precisam ser de qualidade para ajudar o produtor na definição de melhor momento de cultivo para uma boa colheita.

Vários fatores ambientais e sanitários também podem modificar a qualidade das sementes de soja, podemos citar como exemplo, alterações da umidade do ambiente, a maturação, quando chove demais, quando se passa por um longo período de seca, a presença de insetos, entre outros.

Podem ainda alterar a qualidade das sementes de soja, os agentes que causam a chamada mancha púrpura, que adoram atacar esse tipo de cultivo.

Fatores Que Alteram As Sementes De Soja

Para boa colheita é necessário ter boas sementes e para tal é importante saber exatamente o que pode influenciar de forma negativa.

1- A deterioração no campo das sementes de soja

Pode ser no campo ou pode ser por conta da umidade. É um processo que acontece depois das sementes passarem pela maturação natural e antes que elas sejam colhidas pelo produtor. Sem dúvidas, esse é o fator que mais pode influenciar de forma negativa a qualidade das sementes de soja, principalmente, nas regiões cujo clima que prevalece é o tropical ou também o subtropical.

Isso acontece porque sementes de soja são mais vulneráveis no momento da maturação.

O intervalo que existe entre a maturação das sementes de soja e a colheita é justamente aquele momento menos favorável para conseguir manter a qualidade e se torna mais difícil ainda se estivermos numa região com clima tropical.

Outro problema que o produtor encontra é o fato da semente se submeter, antes da colheita, a alterações bruscas entre alta e baixa umidade. Isso pode acontecer quando as chuvas são frequentes.

Vale ressaltar que a deterioração das sementes por conta da umidade é um dos maiores problemas que os produtores de sementes de soja enfrentam. Eles se tornam vulneráveis e podem ser perdidas completamente se fungos infectaram algumas sementes, fazendo com que a germinação diminua.

2- Sementes de soja: hora da colheita

Como foi dito no início, as sementes são boas quando colhidas na hora certa, nem antes e nem depois. Normalmente, na primeira vez é necessário observar que a umidade esteja abaixo de 18%, e isso acontece durante o processo natural de secagem das mesmas.

Para executar essa função é de extrema importância que o produtor possua conhecimentos para regular o sistema. Além disso, a estrutura para secagem deve ser montada de acordo com a necessidade para atender a demanda das sementes de soja que serão colhidas.

3- A escolha certa de região e época para produzir sementes de soja

Não basta querer implantar a produção de sementes de soja e pronto. O primeiro passo é investigar a área e verificar se ela é mesmo adequado, caso o contrário, pode ser um trabalho fracassado já do início. Ressaltando que esse cuidado é mais importante ainda quando se trata de região tropical.

Para se produzir sementes de alta qualidade é necessário respeitar as suas fases de maturação,e claro, o momento certo da colheita, sempre associando a temperatura e a condição do clima.

Tanto na região tropical quanto na subtropical existem algumas épocas diferentes que pode ser feita a semeadura para produção de sementes de soja. O ajuste deve ser feito visando sempre produzir o máximo de sementes possíveis. Porém, se perder de vista o fator qualidade. As sementes de soja devem ser de grande qualidade e para isso, a época de semeadura deve ser feita de acordo com a temperatura, o clima.

4- Aplicação de fungicidas foliares

Esse tipo de fungicida serve para controlar as doenças que costumam atacar as sementes de soja no fim do ciclo. Além disso, incrementam e fazem com que as sementes de soja tenha melhor qualidade e também rendimento.

5- Atenção ao estresse provocado pelas temperaturas altas e seca.

Quando as sementes de soja são submetidas a temperaturas muito altas e isso provoca estresse, elas podem acabar ficando menos densas e menores, deformadas ou até mesmo enrugadas. O que faz com que reprodutividade seja muito menor. Se o sintoma será negativo mais ou menos intensamente isso dependerá do tipo de cultivo que foi usado.

Altas temperaturas mais seca, mesmo que não dure muito tempo, mas que seja na fase de enchimento das sementes de soja, fará com que o tamanho das mesmas seja reduzido. Mesmo que ela ainda tenha um bom poder de germinação.

Acima de 30 graus, as sementes de soja podem sofrer um estresse severo e neste caso, elas podem ficar enrugadas ou leves demais. As enrugadas não devem ser utilizadas.

6- Danos que os insetos podem causar as sementes de soja

O percevejo de soja é a espécie mais comum que vai atacar as sementes, além dele, temos as moscas brancas e as lagartas. Os três podem comprometer uma produção inteira, pois danificam as sementes, as vagens e os grãos.

O cultivo de soja ainda pode enfrentar problemas com os insetos sugadores e com fungos, que provocam necroses e neste caso, o vigor da germinação pode acabar sendo perdido.

As sementes quando são picadas por esses fungos, apresentam forma irregular ou podem ficar enrugadas.

Vale ressaltar, que o controle em busca dos insetos no cultivo de sementes de soja deve ser feito com total atenção, além de que, a monitoração deve ser feita de forma constante. Os danos que são causados pelos insetos, normalmente, são irreversíveis.

É considerado que a partir de uma incidência que vá acima de 0,5%, o controle se faz necessário. A prevenção é extremamente importante, principalmente, nas regiões tropicais.

O Brasil é um dos lideres em produção de soja no mundo. Mas para isso ele trata todos os processos com qualidade, desde a escolha das sementes de soja até a colheita. Você é agricultor e está se preparando para a próxima plantação? Então precisa pensar bem onde vai comprar as suas sementes.

As sementes devem ser compradas em lugares que tem credibilidade, já que muitos lugares vendem sementes que não são saudáveis e que quando são plantadas dificilmente vão brotar e conseguir se torna plantas bem fortes. É muito importante que  não somente a semente de soja, mas todas as sementes que vão chegar no mercado, sejam tratadas com qualidade. Se você é agricultor e está se preparando para a plantação de soja desse ano, deve tomar cuidado com as empresas que vendem sementes, compre apenas de empresas recohecidas. Porque qualidade é uma das características que são necessárias para manter o Brasil no ranking das sementes de soja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *